Entenda como funciona as oitavas de final da Sul-americana 2021
Fase de grupos da competição classifica apenas os líderes de cada chave à próxima fase, enquanto demais classificados são oriundos da Libertadores; confira.
A Copa Sul-americana está na reta final de sua fase de grupos e algumas equipes já garantiram sua vaga às oitavas de final. Diferentemente da Libertadores, apenas o líder de cada chave avança à próxima fase, que ainda conta com as equipes que ficarem em terceiro lugar no principal torneio entre clubes do continente. Confira então quem está com a vaga garantida e como funciona as oitavas de final da Copa Sul-americana 2021.
Veja como funciona as oitavas da Sul-americana 2021
As oitavas de final da Copa Sul-americana 2021 tem um sistema diferente do adotado na Libertadores. Ao invés dos dois primeiros de cada grupo avançarem à próxima fase, apenas o líder continua na competição. Então, oito equipes avançam à fase do mata-mata, enquanto as oito vagas restantes ficam com os terceiros colocados da Liberta.
Até o momento, dois brasileiros já estão classificados às oitavas de final: Grêmio e RB Bragantino. Enquanto o Tricolor Gaúcho ainda joga na rodada, mas não pode ser ultrapassado, o Massa Bruta fechou a fase de grupos na liderança ao vencer o Tolima por 2 a 1 e o Emelec perder para o Talleres por 4 a 1.
Por outro lado, Atlético Goianiense e Corinthians já não chegam às oitavas de final. O Dragão encerrou sua participação na fase de grupos com a segunda posição de seu grupo, enquanto o Timão ainda joga na rodada, mas não chega à pontuação do líder Peñarol e, por isso, apenas cumpre tabela na rodada.
Athletico e Ceará ainda sonham com a vaga e dependem apenas de si. Para o Furacão, um empate basta para conquistar a classificação, já o Vozão precisa da vitória, mas para não depender de ninguém e se garantir na próxima fase.
A situação do Bahia é a mais complicada até então. Para conquistar a vaga, precisa vencer o Montivideo City Torque e torcer então por uma derrota do Independiente para o lanterna da chave, Guabirá.
Brasileiros da Libertadores na Sul-americana
Dos sete clubes brasileiros na Libertadores, apenas Internacional e Santos podem jogar a Sul-americana, visto que os outros cinco já estão classificados às oitavas de final do torneio. No entanto, o Colorado está próximo de avançar na competição e precisa apenas de um empate em casa.
Por outro lado, o Peixe não terá vida fácil e precisa vencer o Barcelona-EQU, além de torcer por um tropeço do Boca Juniors para avançar às oitavas da Libertadores. Caso fique em terceiro lugar, sua posição atual, o clube garante a vaga na Copa Sul-americana.
Sorteio das oitavas de final da Sul-americana
O sorteio das oitavas de final da Sul-americana 2021 ocorre possivelmente no mesmo dia da Libertadores, dia 1º de junho. Nele, equipes que terminarem na liderança de seus grupos ficarão no pote 1 e decidirão o confronto em casa, enquanto os clubes oriundos da Libertadores pertencerão ao pote 2.
As equipes do Libertad, Bragantino e Grêmio estão com a primeira posição de seus grupos garantidos na Sul-americana e com a vaga às oitavas de final.
Já pela Libertadores, Junior Barranquilla, Sporting Cristal e América de Cali estão na terceira posição, com a vaga assegurada então na Sula.
Pote 1 (classificados):
- Bragantino (BRA)
- Grêmio (BRA)
- Libertad (PAR)
Disputam classificação:
- Rosario Central (ARG) ou Huachipato (CHI)
- Ceará (BRA), Arsenal (ARG) ou Bolívar (BOL)
- Athletico/PR (BRA) ou Melgar (PER)
- Peñarol (URU) ou River Plate (PAR)
- Independiente (ARG) Montevideo (URU) e Bahia (BRA)
Pote 2 (terceiros colocados da Libertadores):
- América de Cali (COL)
- Sporting Cristal (PER)
- Junior Barranquilla (COL)
Podem chegar em 3º:
- Independiente Del Valle (EQU) ou Universitario (PER)
- Olimpia (PAR) ou Always Ready (BOL)
- Boca Juniors (ARG), Santos (BRA) ou The Strongest (BOL)
- LDU (EQU) ou La Calera (CHI)
+ Oitavas de final da Libertadores 2021: como funciona e data do sorteio