Copa do Mundo Feminina: quem é a goleira do Brasil em 2023?
Arqueira defendeu a Seleção Brasileira nos últimos embates antes do Mundial
A seleção brasileira entra em campo em busca do primeiro título na Copa do Mundo Feminina de Futebol e traz nomes já conhecidos dos torcedores, como a estrela Marta. Mas quem é a goleira do Brasil em 2023? Conheça as atletas.
Quem é Letícia Izodoro, goleira do Brasil?
A goleira titular do Brasil é Letícia Izodoro, 28 anos, e 1,75 de altura. A arqueira defende o Corinthians desde 2016, quando estreou pelo Campeonato Brasileiro contra o Iranduba.
Lelê nasceu no Rio de Janeiro e jogava futebol com as crianças da sua rua e também na escolha. Em entrevista para a CBF a atleta disse que queria ser atacante, mas decidiu se tornar goleira após ter uma experiência positiva. Ela passou a trilhar o seu caminho no futebol profissional no Vitória das Tabocas em 2012, clube de Pernambuco.
Ela também passou pelo Avaí, Centro Olímpico, São José e, em 2016, chegou ao Corinthians e ficou até 2020. Ela se transferiu para o Benfica, de Portugal, onde ficou por um ano. Em 2022, a goleira do Brasil voltou para o Timão e assegurou a sua titularidade.
Na Seleção, Letícia começou no Sub-17 e, hoje, vai disputar a sua terceira Copa do Mundo, a primeira como goleira do Brasil titular. Ela também jogou as Olimpíadas de Tóquio em 2021 e a Copa América em 2022.
Todos os títulos conquistados por Lelê foram pelo Corinthians entre as duas passagens pelo time, em 2016 e depois em 2022 incluindo Campeonato Paulista, Brasileirão e Libertadores.
Durante a sua primeira passagem pelo Corinthians, a goleira do Brasil ganhou o título da Copa do Brasil em 2016, a Libertadores em 2017 e 2019, o Brasileirão em 2018 e 2020 e o Paulistão em 2019 e 2020.
Já em 2022, pela segunda passagem da jogadora, ela faturou os títulos da Copa Paulista, Brasileirão e da Supercopa Feminina do Brasil, todas com o Corinthians.
Letícia também participou da conquista da Copa América em 2022, além de perder a Finalíssima para a Inglaterra nos pênaltis.
GUIA DA COPA DO MUNDO FEMININA:
- Quem vai comentar os jogos do Brasil na Copa Feminina pela TV Globo?
- Quem fica com a taça da Copa do Mundo?
- Quantos gols a Marta tem em Copa do Mundo de futebol?
- Que dia o Brasil vai jogar na Copa do Mundo Feminina 2023
Quem são as outras goleiras convocadas?
Além de Letícia, a treinadora Pia Sundhage chamou para a convocação da Seleção Brasileira outras duas goleiras: Camila, do Santos, e Bárbara, do Flamengo.
Luciana, da Ferroviária, e Lorena, do Grêmio, não foram convocadas por Pia. Por outro lado, a nomeação de Bárbara gerou polêmica nas redes sociais e muitas críticas para a treinadora sueca. Isso porque Bárbara, preparada para disputar o seu quinto Mundial, não está em seu melhor momento no Flamengo.
Com 34 anos, ela é uma das mais experientes da lista de Pia. Em julho de 2021, Bárbara viu o seu nome aparecer nos portais de notícias quando brigou com Andrea Pontes, atleta paralímpica da paracanoagem, após a mesma criticar o trabalho da arqueira.
Camila, por outro lado, tem 22 anos e vai para a sua primeira Copa do Mundo. Ela passou pelo Internacional, Iranduba, Chapecoense e hoje é titular do Santos.
Tabela de jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina
A Seleção Brasileira está no grupo F da Copa do Mundo Feminina na Austrália e Nova Zelândia. O time vai enfrentar o Panamá, França e Jamaica em três rodadas de pontos corridos, onde os dois melhores de cada grupo vão para as oitavas de final.
Na edição passada, o Brasil perdeu para a França nas oitavas de final por 2 a 1.
Brasil x Panamá – 1ª rodada
Segunda-feira, 24/07 às 08h
Estádio Hindmarsh, na Austrália
Onde assistir: Globo, Sportv, CazéTV, Globoplay, GE e FIFA+
Brasil x França – 2ª rodada
Sábado, 29/07 às 07h
Estádio Brisbane, na Austrália
Onde assistir: Globo, Sportv, CazéTV, Globoplay, GE e FIFA+
Brasil x Jamaica – 3ª rodada
Quarta-feira, 02/08 às 07h
Estádio Melbourne Rectangular, na Austrália
Onde assistir: Globo, Sportv, CazéTV, Globoplay, GE e FIFA+
Acompanhe a Copa do Mundo Feminina no DCI
O Jornal DCI realiza a cobertura completa da Copa do Mundo de futebol feminino da FIFA, o principal torneio da modalidade profissional realizado na Austrália e Nova Zelândia. Em 2023, a competição terá 32 seleções pela primeira vez.
O portal vai disponibilizar ao torcedor as principais informações sobre a Seleção Brasileira, todas as partidas na fase de grupos até a final como onde assistir, escalações e quem são as adversárias. O leitor vai ficar por dentro de todos os detalhes do Brasil até o último compromisso.
Basta acessar o site do DCI, ir até o caderno de Esportes e ficar ligado em todos os textos para não perder nenhum lance da Copa do Mundo.