Copa do Mundo Feminina: quem é a goleira do Brasil em 2023?

Arqueira defendeu a Seleção Brasileira nos últimos embates antes do Mundial

A seleção brasileira entra em campo em busca do primeiro título na Copa do Mundo Feminina de Futebol e traz nomes já conhecidos dos torcedores, como a estrela Marta. Mas quem é a goleira do Brasil em 2023? Conheça as atletas.

Quem é Letícia Izodoro, goleira do Brasil?

A goleira titular do Brasil é Letícia Izodoro, 28 anos, e 1,75 de altura. A arqueira defende o Corinthians desde 2016, quando estreou pelo Campeonato Brasileiro contra o Iranduba.

Lelê nasceu no Rio de Janeiro e jogava futebol com as crianças da sua rua e também na escolha. Em entrevista para a CBF a atleta disse que queria ser atacante, mas decidiu se tornar goleira após ter uma experiência positiva. Ela passou a trilhar o seu caminho no futebol profissional no Vitória das Tabocas em 2012, clube de Pernambuco.

Ela também passou pelo Avaí, Centro Olímpico, São José e, em 2016, chegou ao Corinthians e ficou até 2020. Ela se transferiu para o Benfica, de Portugal, onde ficou por um ano. Em 2022, a goleira do Brasil voltou para o Timão e assegurou a sua titularidade.

Na Seleção, Letícia começou no Sub-17 e, hoje, vai disputar a sua terceira Copa do Mundo, a primeira como goleira do Brasil titular. Ela também jogou as Olimpíadas de Tóquio em 2021 e a Copa América em 2022.

Todos os títulos conquistados por Lelê foram pelo Corinthians entre as duas passagens pelo time, em 2016 e depois em 2022 incluindo Campeonato Paulista, Brasileirão e Libertadores.

Durante a sua primeira passagem pelo Corinthians, a goleira do Brasil ganhou o título da Copa do Brasil em 2016, a Libertadores em 2017 e 2019, o Brasileirão em 2018 e 2020 e o Paulistão em 2019 e 2020.

Já em 2022, pela segunda passagem da jogadora, ela faturou os títulos da Copa Paulista, Brasileirão e da Supercopa Feminina do Brasil, todas com o Corinthians.

Letícia também participou da conquista da Copa América em 2022, além de perder a Finalíssima para a Inglaterra nos pênaltis.

GUIA DA COPA DO MUNDO FEMININA:

Quem são as outras goleiras convocadas?

Além de Letícia, a treinadora Pia Sundhage chamou para a convocação da Seleção Brasileira outras duas goleiras: Camila, do Santos, e Bárbara, do Flamengo.

Luciana, da Ferroviária, e Lorena, do Grêmio, não foram convocadas por Pia. Por outro lado, a nomeação de Bárbara gerou polêmica nas redes sociais e muitas críticas para a treinadora sueca. Isso porque Bárbara, preparada para disputar o seu quinto Mundial, não está em seu melhor momento no Flamengo.

Com 34 anos, ela é uma das mais experientes da lista de Pia. Em julho de 2021, Bárbara viu o seu nome aparecer nos portais de notícias quando brigou com Andrea Pontes, atleta paralímpica da paracanoagem, após a mesma criticar o trabalho da arqueira.

Camila, por outro lado, tem 22 anos e vai para a sua primeira Copa do Mundo. Ela passou pelo Internacional, Iranduba, Chapecoense e hoje é titular do Santos.

Goleira barbara
Bárbara foi convocada para a copa do mundo 2023. Foto: reprodução sam robles/cbf

Tabela de jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina

A Seleção Brasileira está no grupo F da Copa do Mundo Feminina na Austrália e Nova Zelândia. O time vai enfrentar o Panamá, França e Jamaica em três rodadas de pontos corridos, onde os dois melhores de cada grupo vão para as oitavas de final.

Na edição passada, o Brasil perdeu para a França nas oitavas de final por 2 a 1.

Brasil x Panamá – 1ª rodada
Segunda-feira, 24/07 às 08h
Estádio Hindmarsh, na Austrália
Onde assistir: Globo, Sportv, CazéTV, Globoplay, GE e FIFA+

Brasil x França – 2ª rodada
Sábado, 29/07 às 07h
Estádio Brisbane, na Austrália
Onde assistir: Globo, Sportv, CazéTV, Globoplay, GE e FIFA+

Brasil x Jamaica – 3ª rodada
Quarta-feira, 02/08 às 07h
Estádio Melbourne Rectangular, na Austrália
Onde assistir: Globo, Sportv, CazéTV, Globoplay, GE e FIFA+

Acompanhe a Copa do Mundo Feminina no DCI

O Jornal DCI realiza a cobertura completa da Copa do Mundo de futebol feminino da FIFA, o principal torneio da modalidade profissional realizado na Austrália e Nova Zelândia. Em 2023, a competição terá 32 seleções pela primeira vez.

O portal vai disponibilizar ao torcedor as principais informações sobre a Seleção Brasileira, todas as partidas na fase de grupos até a final como onde assistir, escalações e quem são as adversárias. O leitor vai ficar por dentro de todos os detalhes do Brasil até o último compromisso.

Basta acessar o site do DCI, ir até o caderno de Esportes e ficar ligado em todos os textos para não perder nenhum lance da Copa do Mundo.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes