Conmebol recebe doação de 50 mil doses de vacina para imunizar atletas
Feita pela Sinovac, farmacêuta, as 50 mil doses serão para imunizar jogadores, árbitros, técnicos e suas famílias

A Conmebol, entidade que trata do futebol sul-americano, anunciou em site oficial na tarde desta terça-feira (13) que conseguiu fechar acordo com a Sinovac Biotech Ltd, farmacêutica, para a doação de 50 mil doses de sua vacina para COVID-19. A medida tomada pensa exclusivamente na realização da Copa América, com início em junho de 2021. Então, veja o que consta na nota oficial publicada pela confederação.
Conmebol anuncia doação da Sinovac de 50 mil doses de vacina
O comunicado divulgado por Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, anuncia a doação de 50 mil doses da vacina pela Sinovac para a entidade que trata do futebol nos países da América Latina. Além disso, o boletim garante que times do futebol sul-americano da primeira categoria serão o foco inicial, com torneios masculinos e femininos, além de comissão técnica como árbitros, bandeirinhas e muitos outros.
A Conmebol informou também foi a primeira confederação no esporte a conseguir os imunizantes para iniciar o processo de vacinação em massa. Por fim, detalhes logísticos para a vacinação não foram divulgados, mas a nota garante que tudo será muito bem organizado.
¡Excelentes noticias para la familia del fútbol sudamericano! La @CONMEBOL llegó a un acuerdo con la farmacéutica china Sinovac para la provisión de vacunas.
— Alejandro Domínguez (@agdws) April 13, 2021
Ao site oficial da Conmebol, Alejandro Domínguez agradeceu todo o esforço envolvido para a realização do acordo com a empresa farmacêutica, pensando no bem-estar de todos.
“É a melhor notícia que a família do futebol sul-americano pode receber, à qual devemos nossos melhores esforços na CONMEBOL. Este é um grande passo para derrotar a pandemia COVID-19, mas de forma alguma significa que estamos baixando a guarda. Vamos manter o nosso trabalho responsável, que nos permitiu concluir os nossos torneios com tranquilidade e sem alterar os formatos. Agradeço este grande gesto de solidariedade e apoio da empresa Sinovac, que entendeu que o futebol é uma atividade fundamental para a economia, cultura e saúde física e mental dos sul-americanos”.
Internet reage a doações de vacina para a Conmebol
A notícia gerou bastante repercussão na internet. Muitos concordaram com as doações para a confederação de futebol sul-americano, enquanto outros criticaram o feito.
A @CONMEBOL comemora a compra de vacinas pra imunizar a comunidade do … futebol. É isso. O show tem que continuar. Parabéns. Vcs realmente são geniais.
Sim. Eu acho isso um ESCARNIO. ABSURDO. Pior é ver gente da imprensa esportiva aplaudindo.— Eric Faria (@ericfaria74) April 13, 2021
Jogador de futebol que já é pouco privilegiado nessa vida, agora vai furar a fila da vacina também.
A vida pode parar, a bola não.
Nojo, Conmebol.
— Gabriel Amorim (@gabrilamorim) April 13, 2021
A doação de 50 mil vacinas para Conmebol é um escárnio. Jogadores beneficiados por um mercado perverso em detrimento da saúde de 25 mil famílias na América do Sul que contam com idosos ou pessoas com comorbidades.
— Pedro Nascimento (@pnascimento_fut) April 13, 2021
O Léo Natel vai tomar vacina para jogar contra o Sport Huancayo enquanto sua mãe não vai tomar porque tá faltando vacina pro povo.
É isso que a @CONMEBOL quer.
— Luan Araujo (@luanaraujo90) April 13, 2021
Absurdo pq? Pq quer vacinar jogadores? Eles são pessoas também, e quanto mais gente vacinada melhor, não importa de onde venha a vacina. Parabéns a CONMEBOL.
— Lucas (@Lucascrf____) April 13, 2021
Quando é a Copa América?
Inicialmente marcada para acontecer em 2020, a Copa América teve de ser atrasada em um ano devido à pandemia do coronavírus. Agora, com a tabela já definida, a fase de grupos tem início em 13 de junho de 2021.
A Seleção Brasileira estreia no dia 14 de junho contra a Venezuela no grupo B, jogando no Estádio Atanasio Girardot, às 20h (horário de Brasília).