Conheça todos os campeões da Copa Sul-Americana
Apenas quatro times brasileiros aparecem na lista de campeões
A Sul-Americana, competição secundária da Conmebol, pode não ter o mesmo peso que a Libertadores, mas reúne também grandes histórias e belíssimos confrontos. Até o momento, somente quatro times brasileiros levantaram a taça. Confira todos os campeões da Copa Sul-Americana e saiba quem lidera o ranking.
A competição surgiu em 2002 a fim de suceder a Copa Mercosul e a Copa Merconorte, deixadas de lado por suas federações. Os brasileiros entraram no ano seguinte, enquanto de 2005 até 2008 times da Concacaf passaram a integrar o quadro de participantes também, sendo o Pachuca o primeiro e único elenco da América do Norte, Central e o Caribe a conquistar um título.
Hoje, são 56 clubes do continente sul-americano que garantem a vaga através de seu desempenho nos campeonatos, onde o campeão tem a oportunidade de disputar a Libertadores no próximo ano e também a Recopa.
Quem são os campeões da Copa Sul-Americana
As equipes Boca Juniors e Independiente, da Argentina, são os maiores campeões da Sul-Americana com dois títulos cada. O grupo de La Bombonera ganhou em 2004 e 2005, enquanto o clube de Avellaneda, província de Buenos Aires, levou em 2010 e 2017.
Confira a seguir todo os campeões da Copa Sul-Americana na história.
- Independiente del Valle, Athletico PR, Boca Juniors e Independiente – 2 títulos
- Defensa y Justicia, River Plate, Lanús, LDU Quito, Arsenal de Sarandí e San Lorenzo – 1 título
- Cienciano – 1 título
- Pachuca – 1 título
- Internacional, São Paulo e Chapecoense – 1 título
- Universidad de Chile – 1 título
- Santa Fé – 1 título
Quais times brasileiros já ganharam a Sul-Americana?
Somente quatro clubes brasileiros conquistaram a segunda taça mais importante do futebol na América do Sul, sendo Internacional, São Paulo, Athletico-PR e Chapecoense.
O primeiro a conquistar o honorário de campeão foi o Internacional em 2008 após superar o Estudiantes. O confronto de ida teve a vitória dos gaúchos enquanto na volta o empate em 1 a 1 garatniu o título para os brasileiros por conta do placar agregado.
Em 2012, chegou a vez do São Paulo ganhar o seu primeiro troféu da Sul-Americana. No primeiro jogo, o empate sem gols na Argentina. Na volta, o tricolor venceu por 2 a 0 com astros no elenco como Lucas, Paulo Henrique Ganso, Luís Fabiano, Paulo Miranda e Rogério Ceni sob o comando de Ney Franco.
Com o acidente aéreo com o avião da Chapecoense em 2016, que resultou na morte de 71 pessoas, a Conmebol definidiu a equipe de Chapecó como a grande campeã da Sul-Americana daquele ano.
Por fim, em 2018, o Athletico-PR consagrou-se pela primeira vez ao derrotar o Junior Barranquilla. Em ambos os jogos, o placar de 1 a 1. Com isso, os pênaltis deram o prêmio para o elenco do Paraná que tinha Pablo, Thiago Heleno, Bruno Guimarães, Renan Lodi e Rony, com o trabalho de Tiago Nunes.
Além disso, Fluminense, Goiás, Ponte Preta e Flamengo já disputaram a final, mas perderam para LDU Quito, Independiente, Lanús e Independiente respectivamente.
+ Quanto custa uma viagem para a final da Sul-Americana em 2021?