Chaveamento da Copa América 2021: saiba como funciona
Competição terá a última rodada da fase de grupos realizada neste domingo (27) e segunda (28), e na sexta (2/7) inicia os confrontos das quartas de final.
A Copa América inicia neste domingo (27) sua 5ª e última rodada da fase de grupos. Dos oito classificados à próxima fase, seis já estão garantidos, incluindo o Brasil que avança com o primeiro lugar do Grupo B. Com apenas mais duas vagas restantes para as quartas de final, confira como funciona o chaveamento da competição e veja os possíveis confrontos.
Chaveamento da Copa América
Para a primeira fase, a Conmebol dividiu as seleções em dois grupos, de acordo com suas posições geográficas. O grupo A da Argentina, conhecido como Zona Sul, tem também a Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. Por outro lado no B, Zona Norte, tem o Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.
As quatro primeiras equipes de cada grupo avançam às quartas de final. Na fase eliminatória, o primeiro colocado do Grupo A enfrenta o quarto do B e assim sucessivamente. Os confrontos ficam da seguinte maneira: 1A x 4B, 2A x 3B, 1B x 4A e 2B x 3A.
Na Chave A, os quatro classificados já estão definidos, com a Bolívia sem chance de avançar. No entanto, suas posições não estão garantidas e as partidas da última rodada estabelecerão os confrontos das quartas de final. Já no B, Brasil e Colômbia passam de fase, enquanto as outras três seleções brigam pelas duas últimas vagas.
Quem o Brasil enfrenta nas quartas de final?
A única equipe garantida nas quartas de final com sua posição já definida é o Brasil. A seleção tem nove pontos e não pode ser alcançada por nenhuma outra equipe da chave. Com isso, o time de Tite já sabe que enfrentará na próxima fase, o quarto colocado do Grupo A.
Dentre as quatro seleções classificadas da primeira chave, a líder Argentina e o vice Paraguai, com sete e seis pontos respectivamente, não possuem chances de caírem para o quarto lugar. Diante deste cenário, Chile e Uruguai são os possíveis adversário da seleção brasileira para próxima fase. Entretanto, como o Chile não joga nesta última rodada, o rival do Brasil será conhecido após o jogo entre Uruguai x Paraguai.
Se os paraguaios vencerem, os uruguaios, atuais quarto colocados, continuam na posição e encaram os anfitriões nas quartas de final. Entretanto, se a Celeste conseguir pontuar no confronto, quem cai para o quarto lugar são os chilenos.
Quartas de final
1: 2º Grupo B x 3º Grupo A
2: Brasil (1º B) x 4º Grupo A
3: 2º Grupo A x 3º Grupo B
4: 1º Grupo A x 4º Grupo B
Semifinais
S1: vencedor Jogo 1 x vencedor Jogo 2
S2: vencedor Jogo 3 x vencedor Jogo 4
Final
Vencedor S1 x Vencedor S2
Em jogo único, o empate leva a disputa para os pênaltis e os vencedores de cada duelo avançam à semifinal e, por fim, à grande final no dia 10 de julho.
Classificação da Copa América
Grupo A
Argentina 7 pts
Paraguai 6 pts
Chile 5 pts
Uruguai 4 pts
Bolívia 0 pt
Grupo B
Brasil 9 pts
Colômbia 4 pts
Peru 4 pts
Equador 2 pt
Venezuela 2 pt
*Em negrito, seleções já classificadas às quartas de final da Copa América 2021
Próximo jogo do Brasil
A Seleção Brasileira entra em campo neste domingo (27) em partida válida pela 5ª rodada da fase de grupos da Copa América. O time de Tite enfrenta o Equador, no Estádio Olímpico, às 18h. Cinco dias depois, faz seu confronto de quartas de final, com o adversário ainda a ser definido.
Leia também: Brasil é campeão da Liga das Nações de Vôlei masculino 2021