Campeonato Carioca 2023: veja quem foi rebaixado para a segunda divisão
Uma equipe é rebaixada para a Série A2 do Campeonato Carioca na temporada
Com o fim da primeira fase no Campeonato Carioca, uma equipe é rebaixada para a segunda divisão. O último colocado da classificação tem a infelicidade de jogar a divisão inferior na temporada, tendo que disputar o acesso para retornar à elite do futebol carioca. Confira os detalhes do rebaixamento e saiba quem pode subir.
Resende é rebaixado no Campeonato Carioca 2023
Ao perder para o Audax na última rodada da Taça Guanabara, o Resende está rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Carioca. O time não conseguiu a pontuação necessária para escapar da última posição da temporada, com 4 pontos somados em um vitória, um empate e nove derrotas.
O time do Resende cai para a segunda divisão do Campeonato Carioca depois de ficar 15 anos na elite carioca.
Nas duas últimas rodadas, Boavista e Resende disputaram ponto por ponto na briga contra o rebaixamento. O time de Saquarema era cotado como o último colocado desde o início da temporada, mas surpreendeu na reta final ao reagir em campo e empatar com o Volta Redonda.
Já o Resende decepcionou e foi parar na parte de baixo da tabela com uma vitória.
1 Fluminense – 25 pontos
2 Flamengo – 23 pontos
3 Volta Redonda – 20 pontos
4 Vasco – 20 pontos
5 Botafogo – 19 pontos
6 Audax – 16 pontos
7 Portuguesa – 13 pontos
8 Bangu – 12 pontos
9 Nova Iguaçu – 10 pontos
10 Madureira – 9 pontos
11 Boavista – 6 pontos
12 Resende – 4 pontos
Onde assistir aos jogos da primeira fase da Sul-Americana 2023
Quem subiu para a elite do Carioca?
Como o Campeonato Carioca Série A2 só começa no meio do ano, ainda não dá para saber quem sobe para a primeira divisão do futebol do Rio de Janeiro. A novidade é que o rebaixado tem a chance de disputar e retornar para a elite no mesmo ano em que caiu.
No ano passado, o Volta Redonda foi rebaixado na primeira divisão. No meio da ano, venceu o Olaria na final e conquistou o passaporte para voltar à elite do futebol carioca.
Como funciona a segunda divisão?
A FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) ainda não divulgou o regulamento da segunda divisão do campeonato, mas é provável que o sistema de disputa seja o mesmo do ano passado.
Se o regulamento permanecer, doze equipes deverão disputar a segunda divisão em três fases: a Taça Santos Dumont, Taça Corcovado e o Turno final respectivamente.
Na etapa Santos Dumon, doze equipes são divididas em dois grupos de seis. Os dois melhores de cada grupo avançam para a semifinal e depois a final. Daí, vem a Taça Corcovado, onde novamente os times são separados em duas chaves com seis cada. Novamente os dois melhores de cada grupo vão para a semifinal e depois a final.
No Turno final, os vencedores das duas Taças brigam na final que dá o acesso para a elite do futebol carioca.
Leia também