Campeonato Australiano 2022: como assistir, times e como funciona
Primeira divisão reúne doze equipes do país em 26 rodadas pelo título
O futebol australiano ganha cada vez mais espaço no gosto dos apaixonados pelo esporte. Com doze equipes disputando o título da temporada, as partidas trazem grandes duelos, muita qualidade e bom futebol. A seguir, conheça mais sobre os times do Campeonato Australiano de 2022, como assistir e qual é o sistema utilizado.
Como assistir o Campeonato Australiano 2022?
O torcedor pode acompanhar o futebol australiano ao vivo direto do canal Keep Up, no Youtube, disponível de graça para todos os estados do Brasil.
A plataforma possui vínculo direto com liga australiana de futebol e por isso é a grande responsável por transmitir os jogos das rodadas para outros países, incluindo o Brasil. Para assistir ao vivo, basta procurar pelo nome do jogo que deseja acompanhar ou então buscar pelo nome do canal, clicar no link e assistir. Além do masculino, o canal também exibe o futebol feminino.
O Youtube funciona pelo computador no site oficial (www.youtube.com), no aplicativo oficial para Android e iOS, tablets e SmarTV.
Por conta da diferença de 14 horas entre os dois países, onde a Austrália está à frente das terras brasileiras, os horários dos jogos aqui são exibidos sempre de madrugada, a partir das 3 ou 5 horas da manhã.
Como funciona o Campeonato Australiano?
Em 2022, o Campeonato Australiano passou por uma total reformulação. Isso porque, de acordo com a emissora australiana ABC, a Football Australian renunciou ao controle total da liga, onde estava desde 2005. Agora, o grupo de clubes chamado Australian Professional Leagues, ou APL, é quem tomará as rédeas da competição do país, prometendo mais controle operacional, independência e questões financeiras.
O torneio passou a se chamar A-League, além de alterações desde o formato na disputa até as cores e símbolos.
Disputa por 26 rodadas em pontos corridos por três turnos, cada equipe se enfrenta uma vez onde cada vitória vale três pontos, o empate somente um e a derrota nenhum para os dois times. Ao fim das rodadas, o primeiro colocado será proclamado o campeão da primeira fase, enquanto avança junto ao segundo lugar para a semifinal.
Do 3º ao 6º lugar, as equipes disputam uma espécie de playoffs, onde apenas dois times avançam. Depois, as semifinais são jogadas em ida e volta, enquanto a final será em partida única.
Quais times jogam o Campeonato Australiano em 2022?
Doze times disputam a primeira divisão do Campeonato Australiano na temporada, sendo 11 deles da Austrália e apenas um da Nova Zelândia. São eles:
- Melbourne City
- Western United
- Adelaide United
- Melbourne Victory
- Macarthur
- Wellingont Phoenix (Nova Zelândia)
- Sydney
- Central Coast
- Newcastle Jets
- Wanderers
- Perth Glory
- Brisbane Roar
Adelaide United tem primeiro jogador assumidamente gay
Campeão em 2015/16, o Adelaide United representa a cidade de Adelaide, a capital costeira da Austrália Meridional, fundado em 2003 e integrando a liga profissional desde 2017.
Curiosamente, o clube conta com um jogador brasileiro naturalizado australiano, o meia Bernardo, de 17 anos. O garoto começou nas categorias de base do Melbourne City e, no mesmo ano, dirigiu-se para vestir as cores do seu novo time. Romário, ídolo do Brasil, defendeu o clube em 2006 em breve passagem.
Entretanto, o clube chamou a atenção ao redor do mundo por outra razão. Josh Cavallo, lateral de 22 anos, tornou-se o primeiro jogador de futebol masculino assumidamente gay. Em vídeo gravado pelo Adelaide United, publicado na página oficial, o atleta conta divide a experiência de sua vida com os torcedores e pede o apoio para continuar fazendo aquilo que ama.
A história rodou o mundo e, hoje, Josh continua chamando a atenção para a causa tanto dentro quanto fora de campo.
Confira o anúncio de Josh.
Melbourne City é do mesmo grupo de Manchester City
Campeão em 2021, o Melbourne City vem surpreendendo cada vez na liga australiana de futebol. Em seu plantel de jogadores, também há um brasileiro naturalizado australiano.
Trata-se de Raphael Borges, de apenas 18 anos. O jovem deu os primeiros passos nas categorias de base do clube e, desde então, ganhou a oportunidade de disputar a liga profissional da Austrália.
Inicialmente, o clube se chamava Melbourne Heart FC, fundado em 2009. Entretanto, tratou de mudar o seu nome para Melbourne City FC em 2014, após ser adquirido pelo grupo City Football Group, ou seja, do mesmo dono do Manchester City, da Inglaterra.
A sua casa é o Estádio AAMI Park, com capacidade para 30.000, em Melbourne.
Sydney FC já teve Alessandro Del Piero
O maior campeão do Campeonato Australiano é o Sydney FC, da cidade de Sydney, uma das maiores cidades da Austrália, fundado em 2004.
Em toda a sua história, são 25 troféus, incluindo a liga principal, Copa da Austrália, Liga dos Campeões da OFC e até mesmo com participação Campeonato Mundial de Clubes da FIFA em 2005.
O Sydney é, sem dúvidas, um dos times australianos que mais contabiliza passagens de grandes estrelas do futebol na história. Na lista estão Dwight Yorke, do Manchester United, o meio brasileiro Juninho, o japonês Kazuyoshi Miura, o atacante italiano Benito Carbone e o australiano Brett Emerton.
Mas com certeza o grande destaque fica com Alessandro Del Piero, a lenda do futebol italiano. O atleta assinou por dois anos com o time em setembro de 2012, tornando-se o artilheiro do clube em ambas as temporadas que vestiu a camisa. Ao todo, foram 48 partidas e 24 gols, de acordo com dados do portal Transfermarkt.
Quem são os campeões do Campeonato Australiano?
Apenas sete times levantaram o caneco de campeão em toda a história do torneio. O Sydney FC é o maio vencedor de todos, com 5 títulos conquistados em diferentes edições do campeonato no país.
Logo atrás vem o Melbourne Victory com 4 conquistas, seguido do Brisbane Roar com 3 troféus em sua história. O último campeão é o Melbourne City, do grupo Manchester City, muito conhecido na Inglaterra, em 2021.
De acordo com dados do portal oGol, confira a seguir todos os campeões do Campeonato Australiano.
- Sydney FC – 5 títulos (2006, 2010, 2017, 2019 e 2020)
- Melbourne Victory – 4 títulos (2007, 2009, 2015 e 2018)
- Brisbane Roar – 3 títulos (2011, 2012 e 2014)
- Melbourne City – 1 título (2021)
- Adelaide United – 1 título (2016 )
- Central Coast Marines – 1 título (2013)
- Newcastle United Jets – 1 título (2008)
+ Final da Champions League 2022: onde vai ser, data e quem vai disputar