Abel Ferreira pode ultrapassar marca de Jorge Jesus no Brasil
Treinador do Palmeiras busca seu terceiro título à frente do clube em menos de seis meses no Brasil.
O sucesso recente dos treinadores portugueses no futebol brasileiro tem chamado a atenção. Existem casos pouco positivos, mas a expressão dos títulos que Jorge Jesus e Abel Ferreira conquistaram em solo verde amarelo são de grande destaque. Em sua passagem pelo Flamengo, o atual comandante do Benfica emplacou cinco títulos em um ano e cinco dias. No entanto, a média de canecos do mister pode ser ultrapassada pelo professor palmeirense, que pode conquistar seu terceiro troféu com a Recopa 2021. Mas manter esta sequência não será fácil; entenda.
Abel Ferreira x Jorge Jesus
O Mister precisou apenas de um ano e cinco dias para conquistar cinco títulos no Fla: Campeonato Brasileiro 2019, Copa Libertadores 2019, Recopa Sul-americana 2020, Supercopa do Brasil 2020, e por fim, Campeonato Carioca 2020. Isso dá uma média de um caneco a cada 74 dias.
Por outro lado, Abel Ferreira tem cinco meses e nove dias no comando do Verdão, mas já levantou duas taças. A Libertadores e a da Copa do Brasil. Com esses números o professor palmeirense conquista um título a cada 80 dias. Entretanto, caso o Palmeiras vença a Recopa Sul-americana 2021, diante do Defensa y Justicia, esta quantia cai para um título a cada 54 dias. Um tempo inferior ao de Jesus. Mas para manter o ritmo da equipe flamenguista, o Verdão precisará “soar a camisa”.
Além de vencer o torneio internacional diante dos argentinos, precisam levar o Campeonato Paulista, previsto para encerrar no início de maio, e o bicampeonato da Copa do Brasil, com o segundo jogo da final no dia 27 de outubro.
Neste cenário, Abel teria cinco troféus com os mesmos 370 dias de Jorge Jesus. O treinador palmeirense ainda pode empatar em número de taças com seu conterrâneo, caso não vença alguma dessas três, mas precisa vencer a Libertadores. No entanto, a média de tempo fica maior que do ex-técnico do Flamengo, visto que a competição termina no dia 20 de novembro. Com isso, o professor igualaria as taças de Jesus, mas em 76 dias.
Passagem de Jorge Jesus no Flamengo
Jorge Jesus é considerado por muitos flamenguistas como o maior treinador da história do clube. O mister conquistou em 12 meses à frente do Rubro-negro cinco taças: Campeonato Brasileiro 2019, Copa Libertadores 2019, Recopa Sul-americana 2020, Supercopa do Brasil 2020, e por fim, Campeonato Carioca 2020.
Com esta quantia de troféus, o português é o segundo técnico mais vitorioso na história do clube, e só fica atrás de Carlinhos, que levantou seis taças: uma Mercosul, dois Brasileiros e três Cariocas. No entanto, o ex-comandante levou 313 partidas para conquistar os títulos, enquanto Jesus precisou de números bem inferiores a este para levar cinco canecos.
Por outro lado, Abel vem fazendo história com o manto alviverde. O treinador português, contratado no final de outubro de 2020, conquistou com o Verdão a Libertadores e a Copa do Brasil. Embora tenha fracassado no Mundial de Clubes da Fifa, ao perder todos os jogos e não fazer nenhum gol, os títulos colocam o técnico numa prateleira de grandes treinadores do clube.
Após perder a Supercopa do Brasil, justamente diante do Flamengo, o comandante terá uma nova oportunidade de erguer a taça, com a Recopa Sul-americana 2021, diante do Defensa y Justicia.
+ Jogo do Palmeiras na Recopa hoje – [14/4]: como assistir e horário