A França tem quantas Copa do Mundo Feminina?
Diferente do elenco masculino, a Seleção da França feminina não tem tradição no torneio
A Seleção da França no futebol masculino conquistou o mundo duas vezes com muitas honras. Mas qual é o desempenho da equipe feminina? Saiba se a França já venceu a Copa do Mundo Feminina da FIFA e quantas vezes chegou até a final.
A França já ganhou a Copa do Mundo Feminina?
Por incrível que pareça, a Seleção Francesa nunca venceu a Copa do Mundo Feminina de futebol. Sim, torcedor, a equipe masculina tem muita tradição no esporte, mas é importante lembrar que a categoria feminina é mais recente, com a primeira edição realizada em 1991.
No total, a França disputou apenas cinco edições da Copa do Mundo da FIFA: em 2003, 2011, 2015, 2019 em casa e 2023, com a sua melhor campanha em 2011 e 2015, quando alcançou a semifinal em ambas as ocasiões. Ficou de fora em 1991, 1995, 1999 e 2007 porque não conquistou a vaga nas eliminatórias de seu continente.
Grandes jogadoras vestiram a camisa azul como Eugenie Le Sommer, Wendie Renard, Amel Majri e além de Amandine Henry, que ainda aparece como opção.
Quantas finais a França disputou na Copa do Mundo?
A França nunca chegou a final da Copa do Mundo Feminina em nenhuma das suas participações. Em cada uma das quatro campanhas, o melhor desempenho do grupo foi passar da fase de grupos, quartas de final e alcançar a semifinal em busca da tão sonhada vaga para a final. Confira a lista completa das maiores campeãs da Copa do Mundo Feminina aqui.
Cada uma das etapas eliminatórias do Mundial é disputada em partida única.
França eliminada na fase de grupos da Copa do Mundo Feminina 2003
A França conquistou a vaga para a Copa do Mundo Feminina pela primeira vez em 2003, através das Eliminatórias Europeias para o Mundial. Integrando o grupo B com Brasil, Noruega e Coreia do Sul, a França ficou em terceiro lugar e acabou eliminada na primeira fase.
O time perdeu por 2 a 0 para a Noruega, ganhou de 1 a 0 da Coreia do Sul e empatou em 1 a 1 com o Brasil.
França caiu nas semifinais da Copa do Mundo Feminina 2011:
Em 2011, oito anos depois, a França retornou para a Copa do Mundo de futebol feminino por classificar-se nas Eliminatórias do seu continente. Passou em segundo lugar na fase de grupos com seis pontos, venceu a Inglaterra nos pênaltis, 4 a 3, mas perdeu para os Estados Unidos na semifinal após a derrota em 3 a 1.
Na disputa pelo terceiro lugar, as francesas perderam das suecas por 2 a 1 e herdaram a quarta posição.
França derrotada nas quartas de final da Copa do Mundo Feminina 2015:
Com um desempenho visivelmente superior aos dos anos anteriores, a França carimbou o seu passaporte para disputar a Copa do Mundo Feminina em 2015, no Canadá. Passou pela Inglaterra, Colômbia e México na fase de grupos durante a primeira fase e, nas oitavas de final, superou a Coreia do Sul em 3 a 0.
Nas quartas de final, a Alemanha levou a melhor nos pênaltis em 5 a 4 após o empate no tempo regulamentar.
França eliminada nas quartas de final da Copa do Mundo Feminina 2019:
Jogando em casa, a França trouxe os olhares de todo o mundo para si dentro de campo. Passou em primeiro lugar com nove pontos ao derrotar Noruega, Nigéria e Coreia do Sul, além de deixar para trás as brasileiras nas oitavas de final em vitória por 2 a 1.
Nas quartas de final, esbarrou novamente nos Estados Unidos e, por 2 a 1, as anfitriãs acabaram eliminadas do Mundial da FIFA.
França na Copa do Mundo Feminina 2023:
Em 2023, a França disputa o seu quinto Mundial de futebol feminino depois de garantir o seu espaço nas Eliminatórias da Europa. Está no grupo F ao lado de Brasil, Panamá e Jamaica onde disputará três rodadas e, aí, brigará pela vaga nas oitavas de final.
Quem é a artilheira da França em Copas?
As atacantes Eugénie Le Sommer e Marie-Laure Delie são as maiores artilheiras da França em Copas do Mundo da FIFA com cinco gols marcados.
Marie e marcou nas edições de 2011 e 2015, tanto na fase de grupos como nas oitavas e quartas de final, enquanto Le Sommer anotou em três ocasiões na temporada de 2015 e balançou a rede em 2019, em casa, desde a fase de grupos até as quartas de final.
A França não tem muita tradição em ocupar a parte de cima da artilheira em Copa do Mundo, mas sabe extrair das suas jogadoras o melhor em campo já que a ausência de números em planilhas como essa não demonstram que a Seleção não vai bem.
GUIA DA COPA DO MUNDO FEMININA: