17 jogadores brasileiros são convocados para a Copa América
Flamengo é o clube nacional com mais atletas no torneio; cinco rubro-negros estarão na competição, que ocorre no Brasil.
A Copa América começa neste domingo (13) com a partida entre Brasil x Venezuela, às 18h, no Estádio Mané Garrincha. A competição entre seleções da Conmebol desfalcará oito clubes brasileiros, que tiveram atletas convocados para o torneio. O destaque fica com o Flamengo que ficará sem cinco jogadores durante a disputa da competição. Saiba então quais os jogadores do futebol nacional convocados para a Copa América.
Jogadores de clubes brasileiros convocados à Copa América
Cerca de sete equipes da Série A e uma da B, ficarão sem, pelo menos, um atleta durante o período de realização da Copa América. A competição que ocorre de 13 de junho a 10 de julho, terá 17 jogadores que atuam no futebol brasileiro. Somente o Flamengo, perderá Everton Ribeiro e Gabigol, que jogarão pela Seleção Brasileira, mas também Arrascaeta, Isla e Piris da Motta, convocados por Uruguai, Chile e Paraguai, respectivamente.
O Galo é o segundo clube com mais desfalques durante este período. O time mineiro perdeu Junior Alonso (Paraguai), Alan Franco (Equador), Eduardo Vargas (Chile) e Jefferson Savarino (Venezuela). O Palmeiras teve três jogadores convocados para a disputa da Copa América: o goleiro Weverton (Brasil), o lateral Matias Vinã (Uruguai) e, por fim, o zagueiro Gustavo Gómez (Paraguai).
As equipes do Corinthians, Cruzeiro, Grêmio, Internacional e São Paulo possuem um desfalque cada. O Timão perdeu Otero (Venezuela), que mesmo que não jogue mais pelo clube, contratualmente ainda pertence ao Alvinegro. O Cabuloso está sem Marcelo Moreno (Bolívia), a dupla gaúcha possuem as ausências de César Pinares (Chile) e Carlos Palácios (Chile), respectivamente. Por fim, o Tricolor teve o zagueiro Robert Arboleda convocado (Equador).
Lista de jogadores convocados para a Copa América
- Flamengo: Everton Ribeiro (Brasil), Gabigol (Brasil), Isla (Chile), Piris da Motta (Paraguai) e Arrascaeta (Uruguai)
- Atlético Mineiro: Junior Alonso (Paraguai), Alan Franco (Equador), Eduardo Vargas (Chile) e Jefferson Savarino (Venezuela)
- Palmeiras: Weverton (Brasil), Matias Viña (Uruguai) e Gustavo Gómez (Paraguai)
- Corinthians: Otero (Venezuela)
- Cruzeiro: Marcelo Moreno (Bolívia)
- Grêmio: César Pinares (Chile)
- Inter: Carlos Palácios (Chile)
- São Paulo: Robert Arboleda (Equador)
Brasileirão paralisado? Flamengo tentou
Por conta da quantidade de ausências, o Flamengo solicitou ao STJD que paralisasse o Campeonato Brasileiro, durante o então período de disputa da Copa América. O clube primeiramente pediu à CBF que interrompesse o Brasileirão, no entanto, a entidade recusou o pedido do Fla.
Então, a diretoria flamenguista foi ao supremo pedir a paralisação do campeonato, em virtude da quantidade de desfalques que os clubes terão neste período. Até o então momento, não há uma resposta da justiça.
A Copa América ocorre de 13 de junho a 10 de julho. A fase grupos da competição vai até o dia 28 deste mês, ou seja, os clubes com jogadores convocados, no mínimo, ficarão sem estes atletas até esta data.
A partir do dia 2 de julho, começam os jogos eliminatórios, em partidas únicas até a grande decisão. Conforme as seleções forem eliminadas, os atletas retornam aos seus clubes.