Fórmula 1 x Fórmula Indy: saiba quais são as principais diferenças
Confira as principais diferenças entre os dois maiores campeonatos do automobilismo
Todos os anos, o automobilismo movimenta milhões em competições, consagrando os melhores pilotos com torcedores indo à loucura em disputas que pegam fogo em pista. A Fórmula 1 e Fórmula Indy são, notoriamente, as duas maiores competições da modalidade. Mas, afinal, qual é a grande diferença e as semelhanças entre elas?
Fórmula 1 e Fórmula Indy: o que são?
Fórmula 1 e Fórmula Indy são competições de automobilismo, ambas na categoria monolugares de primeira linha, que movimentam milhões e arrastam torcedores apaixonados que acompanham casa passo dos pilotos ao redor do mundo.
Em cada nova temporada, após cada etapa da competição, um piloto é consagrado campeão, assim como a marca com mais pontos e conquistas.
Qual é a premiação na Fórmula 1 e Fórmula Indy?
De acordo com o jornal Indy Star, após vencer as 500 milhas de Indianápolis, a mais famosa da modalidade, o piloto brasileiro da Indy, Helio Castroneves, e sua equipe Meyer Shank Racing, faturaram $1.828.305 dólares, ou seja, mais de 9 milhões de reais. O valor, no entanto, é pouco mais de 20% dos $ 8.854.565 da IndyCar Series e do Indianapolis Motor Speedway, distribuídos na edição das 500.
Na Fórmula 1, a Liberty, empresa que comanda a liga mais famosa de automobilismo, entrega valores diferentes para cada equipe da competição, incluindo o campeonato de construtores, chegando em 150 milhões de reais.
Quais são as principais diferenças entre Fórmula 1 e Fórmula Indy?
Para começar, o orçamento em cada competição é visivelmente diferente. Na Fórmula 1, os valores gastos todos os anos são extremamente altos, tanto pela organização quanto por equipes como Mercedes, Ferrari e McLaren em peças, motores e contratos, mantendo o foco em design e desenvolvimento. Enquanto isso, a Indy é realizada com um orçamento baixo, visível pela diferença nos próprios carros dos pilotos.
Quanto aos carros, de acordo com o site Motor Sport, também existem grandes diferenças. Na Indy Car, os carros alcançam 240 mph com motores V6 de 2,2 litros, enquanto os adversários tem 205 mph de motores híbridos V6 de 1,6 litros, mas sendo bem mais potentes na pista.
As competições também são diferentes. Para começar, a Fórmula 1 realiza as suas corridas em pistas e circuitos construídos ao redor do mundo, enquanto a Indy realiza praticamente todas as etapas nos Estados Unidos.
O modelo de competição também é notável, com etapas percorridas na Fórmula 1 com o número de distância a ser atingido e o máximo de tempo. Já as corridas da Fórmula Indy sempre duram mais, podendo seguir por até duas horas ou mais, realizadas à distância.
O número de pilotos também muda entre as modalidades. Na Indy, são 34 pilotos, contando com homens e mulheres na mesma corrida, enquanto a F1 traz 20 pilotos homens.
As formas de qualificação em cada competição também é diferente. Na Fórmula 1, após as três seções de treinos livres, o classificatório decide as posições em que cada piloto vai largar, ou seja, quem conseguir o tempo mais rápido ganha. Na Indy, o modelo de classificação em torneios ovais tem as duas corridas cronometradas, onde cada carro tem a sua vez, tendo assim o tempo de qualificação.
Confira o calendário da F1 e Indy
Com 23 etapas na temporada 2021, a Fórmula 1 tem cada fase realizada em um país e circuito diferente. Ao todo, cinco fases já foram concluídas, com Lewis Hamilton, piloto da Mercedes, garantindo três e Max Verstappen, da Red Bull, duas, incluindo a de Mônaco, na França.
- GP do Azerbaijão – 06 de junho
- GP do Canadá – 13 de junho
- GP da França – 20 de junho
- Steiermark GP – 27 de junho
- GP da Áustria – 04 de julho
- GP da Grã-Bretanha – 18 de julho
- GP da Hungria – 01 de agosto
- GP da Bélgica – 29 de agosto
- GP da Holanda – 05 de setembro
- GP da Itália – 12 de setembro
- GP da Rússia – 26 de stembro
- GP de Singapura – 03 de outubro
- GP do Japão – 10 de outubro
- Grande Prêmio dos Estados Unidos – 24 de outubro
- GP do México – 31 de outubro
- GP no Brasil – 07 de novembro
- GP da Austrália – 21 de novembro
- Grande Prêmio da Arábia Saudita – 05 de dezembro
- GP de Abu Dhabi – 12 de dezembro
Na Fórmula Indy, entretanto, o número é menor, sendo 14 provas para os pilotos em todo o ano. Até o momento, cinco etapas já foram concluídas, com um campeão diferente em cada uma delas. Alex Paldu, Colton Herta, Scott Dixon, Pato O’Ward, Rinus Veekay e Helio Castronaves são os campeões em 2021, buscando novos troféus até o fim do ano.
- Chevrolet Detroit Grand Prix – 13 de junho
- Road America Grand Prix – 20 de junho
- Honda Indy – 04 de julho
- Big Machine Music City Nashville – 08 de agosto
- GP de Indianápolis II – 14 de agosto
- Gateway Aumototive Group – 21 de agosto
- Grand Prix of Portland – 21 de setembro
- Firestone Grand Prix – 19 de setembro
- Acura Grand Prix of Long Beach – 26 de setembro
Onde assistir a Fórmula 1 e Fórmula Indy?
No Brasil, a Fórmula 1 tem transmissão oficial dos canais da Rede Bandeirantes, tanto na TV aberta como na fechada com o canal Bandsports. Enquanto isso, a Fórmula Indy tem a TV Cultura como o canal oficial no Brasil.