Covid no Flamengo: quem foi infectado e quem já está recuperado
O surto de covid-19 no Flamengo afetou a escalação do time no Brasileirão e na Libertadores, mas aos poucos o time recupera a sua forma
O surto de covid-19 no Flamengo afetou a escalação do time no Brasileirão e na Libertadores, mas aos poucos o time volta ao normal. Além disso, os reservas fizeram bonito e evitaram que o problema se refletisse dentro de campo.
Afinal, mesmo na ausência da maior parte dos titulares entre lesões e covid, o Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil no Equador e arrancou um empate do Palmeiras.
Para enfrentar o Independiente del Valle na Libertadores nesta quarta-feira (30) no Maracanã, a situação do Flamengo é bem mais confortável, pois os atletas que testaram positivo na viagem para o Equador foram relacionados. Afinal, eles ficaram dez dias sem apresentar sintomas e passaram por novos exames.
No entanto, a lista de casos de covid-19 no Flamengo ainda é grande, e inclui o técnico Domènec Torrent, que segue afastado. O auxiliar Jordi Guerrero comanda o time em seu lugar. O médico Marcio Tannure e o ex-zagueiro Juan, que hoje trabalha no clube, também estão em quarentena.
Desde o início da pandemia, segundo o ge.com, o Flamengo já teve 27 jogadores que testaram positivo para covid-19. Só na última leva da viagem a Equador, foram 40 casos na delegação, sendo 19 jogadores. Veja a seguir a lista completa.
Covid no Flamengo: os casos recentes
- Diego
- Everton Ribeiro
- Vitinho
- Bruno Henrique
- Michael
- Filipe Luís
- Willian Arão
- Rodrigo Caio
- Léo Pereira
- Thuler
- Isla
- Matheuzinho
- Gustavo Henrique
- Renê
- Gomes
- Noga
- Pepê
- Rodrigo Muniz
- Gabriel Batista
Diego Alves, Gabigol, Pedro Rocha e César também desfalcaram o time, mas por lesão. Com todas essas ausências, o Flamengo precisou usar jogadores da base para montar a defesa do time que empatou com o Palmeiras no Allianz Parque.
Do meio para frente, o time ainda contou com nomes como Thiago Maia, Gerson, Arrascaeta e Pedro, que marcou o gol rubro-negro na partida. No jogo seguinte, contra o Independiente del Valle pela Libertadores, o time pôde relacionar os jogadores recuperados, que são os seguintes.
Jogadores recuperados
- Bruno Henrique
- Filipe Luís
- Diego
- Isla
- Vitinho
- Michael
- Matheuzinho
- Noga
- Rodrigo Muniz
Além dos jogadores que testaram positivo para covid-19 no Equador e seguem assintomáticos, o Flamengo também conta com o retorno do atacante Gabriel Barbosa, recuperado de lesão. O goleiro César também está de volta. No entanto, todos os outros que pegaram covid seguem afastados, assim como o técnico Domènec Torrent.
Por outro lado, os atletas recuperados fizeram uma bateria de exames que incluiu até testes cardíacos. O Flamengo enviou os resultados para a Conmebol. Os nove jogadores que voltaram ao time após pegar covid-19 treinaram normalmente no clube antes da partida contra o Del Valle.
Apesar dos retornos, a defesa segue desfalcada, pois Rodrigo Caio, Léo Pereira, Gustavo Henrique e Thuler continuam em quarentena. Assim, o miolo de zaga deverá ser formado por Natan, que jogou bem contra o Palmeiras, e o estreante Gabriel Noga. Já as laterais poderão ter as voltas de Filipe Luís e Isla. E o goleiro Hugo Souza pode ganhar nova chance, apesar da volta de César. Na frente, as grandes novidades são os retornos de Gabigol, Bruno Henrique e Diego.
Covid no Flamengo: casos anteriores
Antes mesmo da volta aos treinos, no início de maio, três jogadores do Flamengo testaram positivo para covid-19, mas o clube não divulgou os nomes. Antes da final do Carioca, em julho, o lateral João Lucas foi diagnosticado e ficou fora da decisão. Dois meses depois, no começo de setembro, foi a vez dos goleiros Diego Alves e César. Duas semanas depois, viria o surto do Equador.
O Flamengo não foi o único gigante da América do Sul que sofreu um surto de covid-19 durante a disputa da Libertadores. O Boca Juniors chegou a ter 22 jogadores infectados antes do jogo contra o Libertad. Mas o clube argentino conseguiu liberar os jogadores que não tiveram sintomas há mais de dez dias, assim como fez o Flamengo.