Corrida sprint tem pontuação? Como será no GP Brasil 2022

Pilotos entram no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, para disputar a corrida sprint que determina o grid de largada para a corrida de domingo

Depois de uma etapa quente no México, os pilotos chegam ao Brasil para a penúltima prova da temporada 2022 na Fórmula 1. O destaque do fim de semana será a corrida sprint, nova modalidade que define o grid de largada para a corrida de domingo. Saiba se a sprint race tem pontuação, como funciona e os horários da etapa brasileira.

+Exposição da F1 no Ibirapuera: ingresso e programação

Corrida sprint tem pontuação na Fórmula 1?

Sim, a corrida sprint na Fórmula 1 oferece pontos aos pilotos que terminam na primeira até a oitava posição da corrida no sábado.

O primeiro lugar fatura 8 pontos, enquanto o segundo leva 7 pontos, o terceiro 6 pontos, o quarto lugar 5 pontos e assim sucessivamente até o oitavo lugar, que recebe apenas 1 ponto.

A pontuação para os oito primeiros é a grande novidade na temporada 2022. Na edição passada somente os três melhores é que ganhavam pontos extras, com 3 para o primeiro, 2 ao segundo e 1 ao terceiro lugar.

A sprint race é uma corrida rápida e simples de 25 até 30 minutos, feita para trazer mais ação na Fórmula 1. Ela substitui o treino classificatório no sábado, ou seja, as posições da corrida sprint vão formar o grid de largada para domingo. Por exemplo, se Max Verstappen vencer a sprint é ele quem vai largar em primeiro no GP do Brasil.

Na sexta, o treino classificatório é feito para determinar as posições de cada piloto na corrida sprint. O formato permanece o mesmo, onde quem fizer a volta mais rápida será pole position.

Confira as pontuações da corrida sprint na Fórmula 1 a seguir no GP do Brasil em 2022.

 

1º lugar – 8 pontos
2º lugar – 7 pontos
3º lugar – 6 pontos
4º lugar – 5 pontos
5º lugar – 4 pontos
6º lugar – 3 pontos
7º lugar – 2 pontos
8º lugar – 1 ponto

Programação do GP do Brasil na Fórmula 1

Fórmula 1 em Interlagos é sempre uma emoção à parte. O cenário tradicional no automobilismo, arquibancadas lotadas e todos os vinte pilotos na pista em busca da vitória relembram aos torcedores porque a etapa brasileira é uma das melhores no calendário.

O Autódromo de Interlagos, em São Paulo, recebe o Grande Prêmio do Brasil neste fim de semana entre 11, 12 e 13 de novembro de 2022. Serão dois treinos livres, um classificatório, a corrida sprint e a corrida no domingo.

O clima na capital paulista promete chuva no fim de semana. A previsão do tempo, de acordo com a F1, remete a possibilidade de trovoadas no sábado de sprint.

Max Verstappen e Red Bull são campeões da temporada, mas a busca pelo segundo lugar na classificação dos pilotos e o Campeonato de Construtores continua. Quem vai levar a melhor?

 

Sexta-feira (11 de novembro):
Treino livre 1 – 12h30 (BandSports)
Treino classificatório – 16h (BAND, BandSports, Site da BAND e BandPlay)

Sábado (12 de novembro):
Treino livre 2 – 12h30 (Band, Site da BAND, BandPlay e BandSports)
Corrida Sprint – 16h30 (Band, Site da BAND e BandPlay)

Domingo (13 de novembro):
GP do Brasil – 15h (Band, Site da BAND, BandPlay e BandNews FM)
Reprise do GP do Brasil – 19h (BandSports)

 

Relembre a vitória de Lewis Hamilton em 2021 no Brasil.

@rodrigogoniadis #formula1 #lewishamilton #hamilton #senna #ayrtonsenna #gpbrasil2021 #F1 ♬ som original – Rodrigo Goniadis

Max Verstappen é campeão da Fórmula 1 em 2022

O piloto da Red Bull conquistou o bicampeonato na Fórmula 1 com antecedência. Correndo no Japão, o holandês venceu a prova e sem poder sem alcançado por Charles Leclerc ou Sergio Perez, tornou-se o campeão da temporada na elite do automobilismo.

Este é o segundo título de Verstappen na Fórmula 1. O piloto segue na primeira posição com 416 pontos, vantagem de 136 pontos com Sergio Perez, também da Red Bull.

A Red Bull também se consagrou campeã na temporada durante o Campeonato de Construtores. Por isso, resta as equipes apenas brigar pelo segundo lugar na classificação.

 

Leia também:

Calendário da F1 2023: conheça a nova programação da Fórmula 1

Fórmula 1: Daniel Ricciardo fora da McLaren em 2022

Quem são os mais ricos da Fórmula 1 em 2022? Veja ranking

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes