Copa do Mundo de Xadrez 2021: entenda como funciona
Competição começou na última segunda-feira (12), sendo o primeiro grande evento da modalidade que ocorre presencialmente desde o início da pandemia.
Começou na segunda-feira. 12 de julho, em Krasnaya Polyana, Sochi (Rússia), a Copa do Mundo da FIDE (Federação Internacional de Xadrez) 2021. Esta é a primeira grande competição internacional da modalidade que ocorre presencialmente, desde o início da pandemia da COVID-19. No entanto, você sabe como funciona a Copa do Mundo de Xadrez? confira abaixo.
Como funciona a Copa do Mundo de Xadrez 2021?
A Copa do Mundo da FIDE 2021 é uma competição realizada no formato eliminatório de oito rodadas. Segundo a entidade, 206 jogadores disputam o aberto, enquanto 103 atletas jogam o feminino. Os duelos ocorrem em matches de dois jogos, sendo uma partida com cada cor.
Segundo o site chess.com, na rodada 1, serão 78 matches, sendo que os vencedores avançam à próxima rodada. Os emparceiramentos seguem um padrão de acordo com o rating da FIDE.
Na segunda rodada, 64 matches ocorrem com os 78 vencedores da rodada 1, junto com os 50 melhores jogadores pré-classificados, totalizando 128 jogadores. Ao longo das rodadas, os matches diminuem: 32, 16, 8, 4, 2 e 1.
Veja a programação das rodadas
- 1: A primeira rodada tem 78 matches, sendo 156 jogadores, classificados de 51 a 206. Os duelos possuem um padrão com o #51 x #206, #52 x #205, #53 x #204 e assim por diante;
- 2: a segunda rodada tem 64 matches, sendo os 50 melhores jogadores pré-classificados junto com os 78 vencedores da rodada 1, o que completa os 128 atletas;
- 3: 32 matches;
- 4: 16 matches;
- 5: 8 matches;
- 6: 4 matches;
- 7: 2 matches;
- 8: 1 match.
Na rodada 8, define-se o campeão mundial da modalidade. No entanto, haverá um match de consolação para determinar o terceiro colocado da Copa do Mundo de Xadrez. A competição que começou no dia 12, tem previsão de término para o dia 6 de agosto, segundo a FIDE.
O que ocorre em caso de empate nos matches?
Quando ocorrer empate nos matches, uma nova partida é realizada para a definição do vencedor do duelo. De acordo com o chess.com, os desempates ocorrem da seguinte maneira:
Desempate 1
Caso o match fique empatado depois das duas partidas clássicas, joga-se um match de partidas rápidas para o desempate;
Desempate 2
No entanto, se um match estiver empatado após o primeiro desempate rápido, será jogado um segundo match de partidas rápidas para o desempate;
Desempate 3
Se mesmo assim um match estiver empatado após o segundo match de desempate rápido, os jogadores fazem um match de partidas blitz para o desempate;
Desempate Final
- Por fim, se um match ainda estiver empatado após o match de partidas blitz, uma única partida armagedom será jogada;
- Quem vencer o sorteio escolher a cor;
- O jogador com as peças brancas terá 5 minutos; o jogador com as peças negras terá 4 minutos e a vantagem do empate;
- Um incremento de 2 segundos por lance será adicionado após o lance 60;
- Em caso de empate, o jogador de negras será declarado o vencedor do match.
Quando foi a última edição de Copa do Mundo de Xadrez?
A última Copa do Mundo de Xadrez ocorreu em Khanty-Mansiysk, Rússia, entre 9 de setembro e 4 de outubro de 2019. O grande mestre azerbaijano Teimour Radjabov venceu a competição ao derrotar Ding Liren na final.
Em 2017, o torneio ocorreu em Tbilisi, Geórgia, de 2 a 27 de setembro de 2017. O GM armênio Levon Aronian faturou a Copa, ao também vencer Liren na decisão. Já em 2015, Sergei Karjakin derrotou Peter Svidler na Copa do Mundo disputada em Baku, Azerbaijão, entre 10 de setembro e 4 de outubro.
Quais os brasileiros na Copa do Mundo de xadrez?
O Brasil conta com quatro representantes na Copa do Mundo de Xadrez. Entre os homens, participam do torneio os grandes mestres Krikor Mekhitarian, Alexandr Fier e Darcy Lima. Já no feminino a osasquense Julia Alboredo, será a primeira brasileira a participar da Copa do Mundo de Xadrez.
A enxadrista da Escola de Xadrez França Garcia, da Secretaria de Esportes Recreação e Lazer de Osasco, recebeu indicação da Confederação Brasileira de Xadrez para a vaga na Copa do Mundo, no lugar de Juliana Terao, de 29 anos. A hexacampeã brasileira, por motivos particulares, não viajou para a disputa do torneio e por isso Julia Alboredo herdou a vaga.
Qual a premiação da Copa do Mundo de Xadrez?
A FIDE distribuirá $1.892.500 em premiação para a competição. Deste montante, o campeão embolsa $110.000, enquanto o vice fica com $80.000 e o terceiro colocado com $60.000. Por outro lado, na modalidade feminina, o valor é $676.250 a ser distribuído. A grande campeã fica com $50.000 , a segunda com $35.000 e a terceira embolsa $25.000.
Leia também:
+ Xadrez online: veja curiosidades sobre o jogo e sites para aprender
+ Viu O Gambito da Rainha e quer jogar xadrez? O que você precisa saber
A reportagem misturou duas competições, falou da Copa de Mundo e na sequencia vem falando de Campeão Mundial. Deixou de falar do campão da Copa do Mundo nas edições passadas.