Copa do Mundo de Xadrez 2021: entenda como funciona

Competição começou na última segunda-feira (12), sendo o primeiro grande evento da modalidade que ocorre presencialmente desde o início da pandemia.

Começou na segunda-feira. 12 de julho, em Krasnaya Polyana, Sochi (Rússia), a Copa do Mundo da FIDE (Federação Internacional de Xadrez) 2021. Esta é a primeira grande competição internacional da modalidade que ocorre presencialmente, desde o início da pandemia da COVID-19. No entanto, você sabe como funciona a Copa do Mundo de Xadrez? confira abaixo.

Como funciona a Copa do Mundo de Xadrez 2021?

A Copa do Mundo da FIDE 2021 é uma competição realizada no formato eliminatório de oito rodadas. Segundo a entidade, 206 jogadores disputam o aberto, enquanto 103 atletas jogam o feminino. Os duelos ocorrem em matches de dois jogos, sendo uma partida com cada cor.

Segundo o site chess.com, na rodada 1, serão 78 matches, sendo que os vencedores avançam à próxima rodada. Os emparceiramentos seguem um padrão de acordo com o rating da FIDE.

Na segunda rodada, 64 matches ocorrem com os 78 vencedores da rodada 1, junto com os 50 melhores jogadores pré-classificados, totalizando 128 jogadores. Ao longo das rodadas, os matches diminuem: 32, 16, 8, 4, 2 e 1.

Competição ocorre nas modalidades feminina e masculina
Competição ocorre nas modalidades feminina e masculina – foto: twitter/@fide_chess

Veja a programação das rodadas

  • 1: A primeira rodada tem 78 matches, sendo 156 jogadores, classificados de 51 a 206. Os duelos possuem um padrão com o #51 x #206, #52 x #205, #53 x #204 e assim por diante;
  • 2: a segunda rodada tem 64 matches, sendo os 50 melhores jogadores pré-classificados junto com os 78 vencedores da rodada 1, o que completa os 128 atletas;
  • 3: 32 matches;
  • 4: 16 matches;
  • 5: 8 matches;
  • 6: 4 matches;
  • 7: 2 matches;
  • 8: 1 match.

Na rodada 8, define-se o campeão mundial da modalidade. No entanto, haverá um match de consolação para determinar o terceiro colocado da Copa do Mundo de Xadrez. A competição que começou no dia 12, tem previsão de término para o dia 6 de agosto, segundo a FIDE.

O que ocorre em caso de empate nos matches?

Quando ocorrer empate nos matches, uma nova partida é realizada para a definição do vencedor do duelo. De acordo com o chess.com, os desempates ocorrem da seguinte maneira:

Desempate 1

Caso o match fique empatado depois das duas partidas clássicas, joga-se um match de partidas rápidas para o desempate;

Desempate 2

No entanto, se um match estiver empatado após o primeiro desempate rápido, será jogado um segundo match de partidas rápidas para o desempate;

Desempate 3

Se mesmo assim um match estiver empatado após o segundo match de desempate rápido, os jogadores fazem um match de partidas blitz para o desempate;

Desempate Final

  • Por fim, se um match ainda estiver empatado após o match de partidas blitz, uma única partida armagedom será jogada;
  • Quem vencer o sorteio escolher a cor;
  • O jogador com as peças brancas terá 5 minutos; o jogador com as peças negras terá 4 minutos e a vantagem do empate;
  • Um incremento de 2 segundos por lance será adicionado após o lance 60;
  • Em caso de empate, o jogador de negras será declarado o vencedor do match.
Copa do mundo de xadrez ocorre este ano na rússia
Copa do mundo de xadrez ocorre este ano na rússia – foto: @fide_chess

Quando foi a última edição de Copa do Mundo de Xadrez?

A última Copa do Mundo de Xadrez ocorreu em Khanty-Mansiysk, Rússia, entre 9 de setembro e 4 de outubro de 2019. O grande mestre azerbaijano Teimour Radjabov venceu a competição ao derrotar Ding Liren na final.

Em 2017, o torneio ocorreu em Tbilisi, Geórgia, de 2 a 27 de setembro de 2017. O GM armênio Levon Aronian faturou a Copa, ao também vencer Liren na decisão. Já em 2015, Sergei Karjakin derrotou Peter Svidler na Copa do Mundo disputada em Baku, Azerbaijão, entre 10 de setembro e 4 de outubro.

Quais os brasileiros na Copa do Mundo de xadrez?

O Brasil conta com quatro representantes na Copa do Mundo de Xadrez. Entre os homens, participam do torneio os grandes mestres Krikor Mekhitarian, Alexandr Fier e Darcy Lima. Já no feminino a osasquense Julia Alboredo, será a primeira brasileira a participar da Copa do Mundo de Xadrez.

A enxadrista da Escola de Xadrez França Garcia, da Secretaria de Esportes Recreação e Lazer de Osasco, recebeu indicação da Confederação Brasileira de Xadrez para a vaga na Copa do Mundo, no lugar de Juliana Terao, de 29 anos. A hexacampeã brasileira, por motivos particulares, não viajou para a disputa do torneio e por isso Julia Alboredo herdou a vaga.

Julia alboredo será a primeira brasileira a participar da copa do mundo de xadrez
Julia alboredo será a primeira brasileira a participar da copa do mundo de xadrez – foto: reprodução/chess. Com

Qual a premiação da Copa do Mundo de Xadrez?

A FIDE distribuirá $1.892.500 em premiação para a competição. Deste montante, o campeão embolsa $110.000, enquanto o vice fica com $80.000 e o terceiro colocado com $60.000. Por outro lado, na modalidade feminina, o valor é $676.250 a ser distribuído. A grande campeã fica com $50.000 , a segunda com $35.000 e a terceira embolsa $25.000.

 

Leia também:

+ Xadrez online: veja curiosidades sobre o jogo e sites para aprender

+ Viu O Gambito da Rainha e quer jogar xadrez? O que você precisa saber

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Avatar de rodrigo
    Rodrigo Diz

    A reportagem misturou duas competições, falou da Copa de Mundo e na sequencia vem falando de Campeão Mundial. Deixou de falar do campão da Copa do Mundo nas edições passadas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes