Chaves da Champions: veja os possíveis confrontos das semifinais
Dos oito times restantes nas chaves das quartas de final da Champions League, seis deles nunca venceram a competição
Não é só por causa da pandemia que a Champions League de 2019-2020 está diferente. Afinal, as chaves das quartas de final foram praticamente dominadas por times que ainda buscam um título inédito da competição. Só restaram dois campeões, mas eles irão se enfrentar logo de cara. Além disso, em eliminatórias de jogo único, tudo pode acontecer.
Como diria Zagallo, “só faltam três”: este é o número de jogos que separa cada um dos times da tão sonhada taça orelhuda. Assim, em apenas 10 dias, a competição sairá das quartas direto para a grande final. O mês de agosto, portanto, será uma verdadeira maratona de Champions League, com jogos decisivos toda semana – lembra até a Copa do Mundo. Apesar de todas as incertezas causadas pela pandemia, não deixa de ser um prato cheio para os fãs de futebol.
Por motivos de segurança sanitária, todos os jogos a partir das quartas de final serão realizados na mesma cidade, em Lisboa. Todas as partidas terão portões fechados ao público. Além de outras novidades excepcionais para esta edição, como a possibilidade de substituir até cinco jogadores. Em caso de empate, os vencedores serão definidos nos pênaltis, sem prorrogação.
Chaves da Champions
O torneio de “tiro curto” da retomada da Champions League começou com o complemento das oitavas de final, que teve como maior surpresa a classificação do Lyon, eliminando a Juventus de Cristiano Ronaldo. O Manchester City ratificou a vantagem que já tinha sobre o Real Madrid. E os dois únicos campeões ainda vivos são Barcelona e Bayern de Munique, que avançaram com tranquilidade às quartas e se enfrentam por uma vaga na semi.
O lado das surpresas
De um lado das chaves da Champions, há apenas times que nunca venceram a competição: Paris Saint-Germain, Atalanta, Atlético de Madri e RB Leipzig. Um destes quatro estará em campo na final do dia 23 de agosto.
No confronto entre PSG e Atalanta, o grande favorito é o time francês. Neymar está em grande fase desde a retomada do futebol, mas Mbappé ainda não sabe se estará recuperado a tempo de uma lesão no tornozelo. Já a Atalanta, que nunca tinha chegado tão longe na Champions, também fez história no Campeonato Italiano ao terminar em terceiro lugar pelo segundo ano seguido.
Nas semifinais, o vencedor de PSG e Atalanta enfrenta quem sobreviver ao duelo entre Atlético de Madri e RB Leipzig. Assim como a Atalanta, o time alemão fundado há apenas 11 anos chegou pela primeira vez às quartas de final do torneio. O adversário será a equipe comandada por Diego Simeone, que sempre faz jogo duro e dá trabalho para qualquer adversário. Além disso, o clube da capital espanhola busca a redenção após perder duas finais de Champions League para o rival Real Madrid nos últimos anos.
Duelo de gigantes
O outro lado da chave concentrou os clubes com maior tradição e número de títulos da Champions. No entanto, dois deles deixaram a competição nas oitavas: o Real Madrid perdeu para o Manchester City, e a Juventus foi eliminada pelo Lyon.
O City, de Guardiola, vem sendo apontado como um dos favoritos da Champions League há alguns anos. Finalmente, conseguiu mostrar força diante de um gigante como o Real Madrid. Agora, tem pela frente o Lyon, que conta com uma legião de brasileiros liderada pelo meia Bruno Guimarães, com o ídolo Juninho Pernambucano na direção esportiva do clube.
City ou Lyon já sabem que terão uma pedreira nas semifinais, pois enfrentam o vencedor do jogo entre Barcelona e Bayern de Munique. São dez títulos de Champions em campo, e com um ingrediente a mais: nas últimas três vezes em que se enfrentaram, um deles saiu campeão. No duelo mais recente, em 2015, o Barcelona levou a melhor após o famoso tombo de Boateng ao ser driblado por Messi. Dois anos antes, o time alemão venceu por 7 a 0 no agregado dos dois jogos.
Datas dos jogos
Assim como os cruzamentos das chaves, as datas da fase final da Champions League também já estão definidas. Só restam sete jogos, e todos serão realizados em Lisboa. A final será no dia 23 de agosto, às 16 horas, no Estádio da Luz, casa do Benfica. As transmissões serão feitas pelos canais TNT e Space. Anote aí para não perder nenhum.
Quartas de final
1: 12/08, às 16h – Atalanta x Paris Saint-Germain (Estádio da Luz)
2: 13/08, às 16h – RB Leipzig x Atlético de Madrid (Estádio José Alvalade)
3: 14/08, às 16h – Barcelona x Bayern de Munique (Estádio da Luz)
4: 15/08, às 16h – Manchester City x Lyon (Estádio José Alvalade)
Semifinais
18/08, às 16h – Vencedor do jogo 1 x Vencedor do jogo 2 (Estádio José Alvalade)
19/08, às 16h – Vencedor do jogo 3 x Vencedor do jogo 4 (Estádio da Luz)