Champions League 2020/21: as maiores surpresas da fase de grupos
Depois da definição dos classificados para as oitavas da Champions League 2020/21, relembre os resultados mais inesperados da primeira fase
Logo no sorteio dos grupos da Champions League 2020/21, já era possível apontar alguns favoritos para avançar à segunda fase. Mas, dentro de campo, nem sempre as previsões se concretizam. Aliás, se não fosse assim, o futebol não seria tão fascinante.
No Grupo A, por exemplo, o atual campeão Bayern de Munique confirmou as expectativas e avançou invicto em primeiro lugar, seguido pelo Atlético de Madri. Por outro lado, o Grupo B da Champions League 2020/21 foi repleto de surpresas. A começar pela primeira rodada.
Champions League 2020/21: surpresas do Grupo B
Afinal, ninguém esperava que o poderoso Real Madrid, maior campeão da Champions, estreasse em casa com uma derrota para o Shakhtar Donetsk. E não foi uma derrota qualquer, pois o time ucraniano abriu 3 a 0 ainda no primeiro tempo. Na etapa final, os merengues tentaram reagir, mas não evitaram o revés por 3 a 2. Além disso, no jogo de volta na Ucrânia, o Shakhtar voltou a bater o Real por 2 a 0.
Mas esta não foi a maior surpresa do Grupo B da Champions League 2020/21. Na segunda rodada, o Real Madrid se complicou ainda mais ao empatar com o Borussia Mönchengladbach. O time alemão, aliás, massacrou o Shakhtar Donetsk com duas goleadas, uma por 6 a 0 e a outra por 4 a 0.
O Real Madrid, no entanto, se recuperou ao vencer seus dois jogos contra a Inter de Milão. Na última rodada, tudo poderia acontecer, e os merengues se garantiram na liderança com uma vitória em casa sobre o Borussia Mönchengladbach. Apesar da derrota, os jogadores do time alemão permaneceram em campo para acompanhar o jogo entre Inter e Shakhtar por um iPad.
Com a confirmação do empate sem gols entre Inter e Shakhtar, os jogadores do Borussia Mönchengladbach comemoraram a classificação como se fosse um título. Afinal, o time alemão não disputa a segunda fase da competição desde 1978, quando chegou às semifinais. Por outro lado, o badalado elenco da Inter de Milão amargou a lanterna do grupo que terminou como o mais surpreendente da Champions League 2020/21.
Grupo D: Atalanta apronta de novo
Se o Grupo C confirmou as previsões ao terminar com City e Porto folgados na liderança, o Grupo D da Champions League 2020/21 foi decidido na última rodada. Como era de se esperar, o Liverpool ficou com a liderança, mas não foi tão fácil assim. Afinal, a Atalanta mostrou que pode chegar ainda mais longe nesta edição.
Pelo que já aprontou, a Atalanta não chega a ser uma surpresa, pois chegou às quartas de final na edição passada e quase eliminou o finalista PSG. Mas, desta vez, a classificação esteve em risco depois de um empate em casa contra o Ajax e uma derrota por 5 a 0 para o Liverpool.
A vingança contra os Reds, no entanto, veio logo na rodada seguinte, com uma vitória por 2 a 0 em Anfield. Em seguida, um tropeço contra o Midtjylland deixou o Ajax em posição favorável para decidir a vaga em casa contra os italianos. Mas, em Amsterdam, a Atalanta mostrou força e garantiu a classificação com um gol nos minutos finais. A outra surpresa da última rodada do Grupo D foi o Midtjylland, que arrancou um empate fora de casa com o Liverpool.
Juventus e Leipzig se superam
O Grupo E terminou com Chelsea e Sevilla disparados na frente, enquanto o Grupo F teve Borussia Dortmund e Lazio nas primeiras posições. Assim como o Grupo G, que confirmou as expectativas com o domínio de Juventus e Barcelona. A surpresa, no entanto, ficou para o esperado duelo entre Messi e Cristiano Ronaldo na última rodada.
Jogando fora da casa, a Juventus precisava marcar pelo menos três gols contra o Barcelona para avançar em primeiro lugar no grupo. A tarefa parecia improvável, até pelo que o time espanhol vinha jogando na Champions. Mas os italianos sobraram em campo e venceram com tranquilidade por 3 a 0, com dois gols de pênalti de Cristiano Ronaldo. Aliás, o Barça não perdia em casa pela Champions desde 2013.
Finalmente, o Grupo H também esteve entre os mais disputados da fase de grupos da Champions League 2020/21, com PSG, Manchester United e RB Leipzig disputando as duas vagas até a última rodada. O PSG contou com a inspiração de Neymar para assegurar a liderança do grupo graças a duas vitórias decisivas na reta final, contra United e Istanbul Basaksehir.
Já o Leipzig avançou graças a uma vitória por 3 a 2 sobre o Manchester United na última rodada da fase de grupos. Foi a vingança do time alemão, que amargou uma derrota por 5 a 0 para os Red Devils na segunda rodada. Vale lembrar que, na edição passada, o Leipzig chegou às semifinais e só parou diante do PSG de Neymar. Agora, resta saber se a Champions League 2020/21 terá novas surpresas no mata-mata.