Brasileiros no futebol árabe: 10 nomes conhecidos que atuam no Oriente Médio
Depois da transferência do ídolo palmeirense Dudu para o Al-Duhail, do Qatar, veja outros brasileiros que estão no futebol árabe
Destaque dos títulos brasileiros do Palmeiras em 2016 e 2018, Dudu resolveu mudar de ares nesta temporada. O meia-atacante juntou à legião de brasileiros no futebol árabe depois que a diretoria palmeirense aceitou uma proposta que pode chegar a 13 milhões de euros (R$ 82 milhões na cotação atual).
Após cinco temporadas no Palmeiras, Dudu foi emprestado ao Al-Duhail por um ano. O clube do Qatar pagou 7 milhões de euros, e ao fim do contrato terá a opção de compra definitiva por mais 6 milhões de euros.
Assim, na liga do país-sede da próxima Copa do Mundo, o ex-palmeirense irá encontrar astros como Xavi Hernández, hoje técnico do Al-Sadd, e o zagueiro marroquino Mehdi Benatia, ex-Bayern, que será seu companheiro de clube. Sem falar nos outros brasileiros que estão no futebol árabe e talvez você não lembre:
Brasileiros no futebol árabe
1. Romarinho
Campeão da Libertadores e do Mundial pelo Corinthians em 2012, o atacante brasileiro já é figura bem conhecida no futebol do mundo árabe. Ele foi vendido ao Al-Jaish, do Qatar, em 2014. Mas seu grande momento jogando no Oriente Médio foi no Al-Jazira, dos Emirados Árabes. No Mundial de Clubes de 2017, fez gol contra o Real Madrid e terminou como artilheiro da competição ao lado de Cristiano Ronaldo. Desde 2018, ele está no Al-Ittihad, da Arábia Saudita.
2. Giuliano
O meia com passagens por Inter, Grêmio e seleção brasileira está jogando no Al-Nassr, da Arábia Saudita. Ele chegou a ficar cinco meses sem receber salários e acionou a Fifa para tentar a rescisão e voltar ao Brasil. No entanto, o clube árabe já teria acertado as pendências com o jogador, que não chegou a nenhum acordo com clubes brasileiros, mas interessa ao Atlético-MG.
3. Souza
O volante revelado pelo Vasco e com passagem pelo São Paulo joga no Al-Ahli, da Arábia Saudita, desde 2018. Nos últimos meses, ele tem reforçado que pretende voltar a vestir a camisa do clube de São Januário no futuro.
4. Marcelo Grohe
Com mais de 400 jogos pelo Grêmio, o goleiro se transferiu em 2019 para o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, onde é companheiro de Romarinho. No entanto, ele sofreu com problemas de lesão e chegou a ficar dez meses sem jogar antes de finalmente estrear no clube árabe.
5. Petros
O volante com passagens por Corinthians e São Paulo é mais um brasileiro no futebol árabe. Ele foi para o Al-Nassr em 2018. No clube da Arábia Saudita, portanto, ele joga ao lado do compatriota Giuliano e conquistou o Campeonato Saudita de 2018/2019.
6. Maicon
Outro ex-são-paulino que está jogando no Al-Nassr, da Arábia Saudita, é o zagueiro Maicon. Entre 2016 e 2017, o jogador foi a principal referência da defesa tricolor. Contudo, ele estava emprestado pelo Galatasaray, e o clube árabe realizou a compra definitiva em agosto de 2020.
7. Bruno Uvini
Em 2012, o promissor zagueiro do São Paulo conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Londres, foi convocado para a seleção principal e acabou sendo vendido para o Napoli, da Itália. Mas não se firmou no futebol italiano. Depois que passou pelo Santos e pelo futebol holandês, foi para o Oriente Médio em 2017. Neste ano, foi contratado pelo Al-Ittihad, da Arábia Saudita, onde joga com Marcelo Grohe e Romarinho.
8. Caio
O atacante que se destacou com a camisa do Botafogo e também passou por Inter e Vitória está nos Emirados Árabes desde 2014. Aliás, ele foi naturalizado e inclusive já foi convocado para defender a seleção do país. Atualmente, ele está no Al Ain, clube que foi vice-campeão do Mundial de Clubes em 2018 após derrotar o River Plate.
9. Rodrigo Tabata
Meia-atacante com grande identificação com o Santos, onde foi bicampeão paulista em 2006 e 2007, o veterano é mais um da legião de brasileiros no futebol árabe. Aos 39 anos, ele ainda está na ativa e defende o Al-Sadd, do Qatar, desde 2014. Lá, ele tem como treinador a lenda Xavi Hernández, ídolo do Barcelona e da seleção espanhola.
10. Fábio Carille
Por fim, o O técnico campeão brasileiro pelo Corinthians em 2017 agora é o comandante dos jogadores brasileiros Romarinho, Marcelo Grohe e Bruno Uvini no Al-Ittihad, da Arábia Saudita. Em 2018, ele já tinha passado pelo futebol do país quando fez uma temporada no Al-Wahda. Voltou para o Corinthians no ano seguinte, mas foi demitido antes mesmo do fim do Campeonato Brasileiro. Assim, ele está no Al-Ittihad desde fevereiro de 2020.