Brasileiros no futebol árabe: 10 nomes conhecidos que atuam no Oriente Médio

Depois da transferência do ídolo palmeirense Dudu para o Al-Duhail, do Qatar, veja outros brasileiros que estão no futebol árabe

Destaque dos títulos brasileiros do Palmeiras em 2016 e 2018, Dudu resolveu mudar de ares nesta temporada. O meia-atacante juntou à legião de brasileiros no futebol árabe depois que a diretoria palmeirense aceitou uma proposta que pode chegar a 13 milhões de euros (R$ 82 milhões na cotação atual).

Após cinco temporadas no Palmeiras, Dudu foi emprestado ao Al-Duhail por um ano. O clube do Qatar pagou 7 milhões de euros, e ao fim do contrato terá a opção de compra definitiva por mais 6 milhões de euros.

Assim, na liga do país-sede da próxima Copa do Mundo, o ex-palmeirense irá encontrar astros como Xavi Hernández, hoje técnico do Al-Sadd, e o zagueiro marroquino Mehdi Benatia, ex-Bayern, que será seu companheiro de clube. Sem falar nos outros brasileiros que estão no futebol árabe e talvez você não lembre:

Brasileiros no futebol árabe

1. Romarinho

Romarinho, do al-ittihad, é um dos brasileiros que estão jogando no futebol árabe
Reprodução/instagram

Campeão da Libertadores e do Mundial pelo Corinthians em 2012, o atacante brasileiro já é figura bem conhecida no futebol do mundo árabe. Ele foi vendido ao Al-Jaish, do Qatar, em 2014. Mas seu grande momento jogando no Oriente Médio foi no Al-Jazira, dos Emirados Árabes. No Mundial de Clubes de 2017, fez gol contra o Real Madrid e terminou como artilheiro da competição ao lado de Cristiano Ronaldo. Desde 2018, ele está no Al-Ittihad, da Arábia Saudita.

2. Giuliano

Giuliano

O meia com passagens por Inter, Grêmio e seleção brasileira está jogando no Al-Nassr, da Arábia Saudita. Ele chegou a ficar cinco meses sem receber salários e acionou a Fifa para tentar a rescisão e voltar ao Brasil. No entanto, o clube árabe já teria acertado as pendências com o jogador, que não chegou a nenhum acordo com clubes brasileiros, mas interessa ao Atlético-MG.

3. Souza

58e41af2c16c0

O volante revelado pelo Vasco e com passagem pelo São Paulo joga no Al-Ahli, da Arábia Saudita, desde 2018. Nos últimos meses, ele tem reforçado que pretende voltar a vestir a camisa do clube de São Januário no futuro.

4. Marcelo Grohe

Grohe, do al-ittihad, é um dos brasileiros que estão jogando no futebol árabe
Divulgação/al-ittihad

Com mais de 400 jogos pelo Grêmio, o goleiro se transferiu em 2019 para o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, onde é companheiro de Romarinho. No entanto, ele sofreu com problemas de lesão e chegou a ficar dez meses sem jogar antes de finalmente estrear no clube árabe.

5. Petros

Ewdhl6kwkaebxzw

O volante com passagens por Corinthians e São Paulo é mais um brasileiro no futebol árabe. Ele foi para o Al-Nassr em 2018. No clube da Arábia Saudita, portanto, ele joga ao lado do compatriota Giuliano e conquistou o Campeonato Saudita de 2018/2019.

6. Maicon

Maicon galatasaray 1510909329 12773

Outro ex-são-paulino que está jogando no Al-Nassr, da Arábia Saudita, é o zagueiro Maicon. Entre 2016 e 2017, o jogador foi a principal referência da defesa tricolor. Contudo, ele estava emprestado pelo Galatasaray, e o clube árabe realizou a compra definitiva em agosto de 2020.

7. Bruno Uvini

Bruno uvini se despede do al nassr

Em 2012, o promissor zagueiro do São Paulo conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Londres, foi convocado para a seleção principal e acabou sendo vendido para o Napoli, da Itália. Mas não se firmou no futebol italiano. Depois que passou pelo Santos e pelo futebol holandês, foi para o Oriente Médio em 2017. Neste ano, foi contratado pelo Al-Ittihad, da Arábia Saudita, onde joga com Marcelo Grohe e Romarinho.

8. Caio

Caio é apresentado no al ain
Divulgação/al ain

O atacante que se destacou com a camisa do Botafogo e também passou por Inter e Vitória está nos Emirados Árabes desde 2014. Aliás, ele foi naturalizado e inclusive já foi convocado para defender a seleção do país. Atualmente, ele está no Al Ain, clube que foi vice-campeão do Mundial de Clubes em 2018 após derrotar o River Plate.

9. Rodrigo Tabata

Rodrigo tabata 2012 1 cropped

Meia-atacante com grande identificação com o Santos, onde foi bicampeão paulista em 2006 e 2007, o veterano é mais um da legião de brasileiros no futebol árabe. Aos 39 anos, ele ainda está na ativa e defende o Al-Sadd, do Qatar, desde 2014. Lá, ele tem como treinador a lenda Xavi Hernández, ídolo do Barcelona e da seleção espanhola.

10. Fábio Carille

Carille

Por fim, o O técnico campeão brasileiro pelo Corinthians em 2017 agora é o comandante dos jogadores brasileiros Romarinho, Marcelo Grohe e Bruno Uvini no Al-Ittihad, da Arábia Saudita. Em 2018, ele já tinha passado pelo futebol do país quando fez uma temporada no Al-Wahda. Voltou para o Corinthians no ano seguinte, mas foi demitido antes mesmo do fim do Campeonato Brasileiro. Assim, ele está no Al-Ittihad desde fevereiro de 2020.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes