Segunda fase Brasileirão Série C: entenda como funciona
Oito equipes disputam o acesso para a segunda divisão no quadrangular final da competição
Na segunda fase do Brasileirão Série C, as oito melhores equipes disputam o acesso para a segunda divisão em um quadrangular de seis rodadas, onde os quatro primeiros com a maior pontuação estão garantidos de volta. Entenda como funciona a segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro.
O que é o Brasileirão Série C?
A Série C é a terceira divisão do Campeonato Brasileiro, ou seja, é o caminho que as equipes tem que percorrer se quiserem voltar para a segunda divisão do futebol brasileiro na próxima temporada. São duas fases no sistema de pontos corridos e a final, trazendo elencos ao redor do país.
Quatro times garantem o acesso para a Série B, enquanto dois são rebaixados para a Série D, a quarta e última divisão do futebol no Brasil.
Dessa maneira, vinte equipes disputam a primeira fase do Brasileirão Série C. Divididas em dois com dez componentes cada, jogam as dezoito rodadas onde as quatro primeiras de cada grupo avançam para a segunda fase, enquanto 9º e 10º são rebaixados para a quarta divisão.
+ Veja times que podem garantir o acesso na Série C em 2021
Como funciona a segunda fase da Série C?
Oito equipes disputam a segunda fase da Série C do Brasileirão. Elas foram as quatro primeiras colocadas em cada um dos grupos da etapa anterior e adentram a nova etapa da competição do zero.
Porém, assim como na primeira, os times também seguem o modelo de pontos corridos na segunda fase. Por seis rodadas, brigam pelo retorno para a divisão superior do futebol brasileiro.
Após a realização das seis rodadas nos grupos C e D, o primeiro lugar de cada um deles está classificado para jogar a grande final em busca da taça, além de estar de volta à segunda divisão. Por fim, os segundo lugares também garantem a classificação para a Série B.
Quem disputa o acesso na Série C em 2021?
As equipes de Ituano, Criciúma, Botafogo-PB, Paysandu, Tombense, Novorizontino, Manaus e Ypiranga-RS disputam o acesso em 2021. Elas acabaram entre os quatro primeiros dos grupos na primeira fase e, por isso, ganharam a chance de brigar a segunda no quadrangular.
Até a 5ª rodada da segunda fase, Ituano, Tombense e Novorizontino tem a oportunidade de garantir o acesso de forma antecipada à B. Isso porque, com vantagem na soma de pontos, estão automaticamente classificados, mas enquanto algusn dependem só de si, outros tem que contar com o resultado de terceiros.
Confira os últimos jogos da segunda fase que devem definir o cenário da próxima temporada.
Sábado, 30 de outubro
Manaus x Tombense – 17h, no Arena Amazônia
Ypiranga-RS x Novorizontino – 19h, Estádio Colosso da Lagoa
Domingo, 31 de outubro
Criciúma x Ituano – 16h, Estádio Heriberto Hülse
Botafogo-PB x Paysandu – 18h, Estádio Almeidão
Sábado, 06 de novembro
Paysandu x Criciúma – 17h no Estádio Curuzu
Ituano x Botafogo-PB – 17h no Estádio Novelli Júnior
Domingo, 07 de novembro
Novorizontino x Manaus – 16h no Estádio Jorge Ismael Del Biasi
Tombense x Manaus – 16h no Estádio de Tombos
Acompanhe as últimas notícias do Brasileirão no DCI