Quem vai subir para Série A 2023 no Brasileirão?
Confira quem pode subir para a elite do Campeonato Brasileiro na temporada
Na briga pelo acesso até a Série A do Campeonato Brasileiro, falta pouco para conhecermos os sortudos a garantirem espaço na classificação. O Cruzeiro, líder absoluto da Série B, já está matematicamente assegurado na elite, com apenas três vagas restantes. Mas quem vai subir para Série A 2023 no Brasileirão? Quem são os favoritos?
+ Grêmio Série A do Brasileirão 2023
Quem vai subir para Série A 2023 no Brasileirão?
Quatro equipes sobem para a Série A do Campeonato Brasileiro na temporada 2023. O Cruzeiro já está confirmado na elite do ano que vem, as outras três vagas são disputadas por Grêmio, Bahia, Vasco e Londrina, enquanto Ituano e Sport correm por fora.
Rodada por rodada, os quatro times brigam por cada ponto conquistado dentro de campo. O Grêmio tem como principal oponente o Bahia, onde ambos revezam a segunda posição. Já o Vasco corre contra o tempo para permanecer na zona de classificação. Para o Londrina, em quinto lugar, a situação é a mesma.
Lembre-se que apenas os quatro primeiros da tabela ganham o acesso.
De acordo com estudos atualizados diariamente do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Bahia e Grêmio tem mais de 90% de subirem para a elite do Brasileirão do ano que vem, enquanto o Vasco precisará de vitórias para se manter na parte de cima.
Agora que você já sabe os favoritos de quem vai subir para Série A 2023, veja as porcentagens atualizadas de cada elenco na competição.
Cruzeiro – 100%
Bahia – 95.8%
Grêmio – 95.1%
Vasco – 53.9%
Londrina – 30.3%
Ituano – 8.6%
Sport – 7.3%
CRB – 2.2%
Criciúma – 2.1%
Tombense – 1.8%
Sampaio Corrêa – 1.4%
Ponte Preta – 1.4%
+ Quantos times sobem da Série B para Série A no Brasileirão?
Quem vai ser rebaixado para a Série C de 2023?
As quatro últimas equipes na tabela de classificação serão rebaixadas para a Série C do Campeonato Brasileiro da temporada seguinte.
O Náutico é o elenco mais propenso a ser rebaixado para a terceira divisão, com 90.6% de acordo com dados do estudo realizado por matemáticos da UFMG. Em seguida vem Operário PR, Brusque e CSA, com altos números de chances. Com apenas oito rodadas a serem realizadas na reta final da temporada, os elencos precisam buscar as vitórias e torcer contra seus adversários.
Confira os números do estudo através do Departamento de Matemática da UFMG sobre quais times podem ser rebaixados para a terceira divisão.
Náutico – 90.6%
Operário – 74.0%
Brusque – 67.9%
CSA – 59.6%
Guarani – 37.6%
Vila Nova – 29.1%
Novorizontino – 23.3%
Chapecoense – 14.7%
+ Shows no Allianz faz próximos jogos do Palmeiras serem ‘fora de casa’
Última rodada da Série B do Brasileirão
A última rodada da Série B do Brasileirão está marcada para o dia 5 de novembro, com todos os dez jogos entre as vinte equipes da competição.
O horário ainda não está definido, mas todos os confrontos serão realizados no mesmo horário, prestes a ser escolhido pela CBF. A última rodada pode definir quem sobe para a Série A do Brasileirão, enquanto os últimos colocados vão para a terceira divisão.
Confira todos os jogos da última rodada.
Sábado (05/11):
Guarani x Chapecoense
CRB x Bahia
Náutico x Ponte Preta
Criciúma x Tombense
Ituano x Vasco
Operário x Novorizontino
Grêmio x Brusque
Sampaio Corrêa x Londrina
Cruzeiro x CSA
Vila Nova x Sport
Leia também: Quais são as maiores torcidas do Brasil? Veja ranking