Quais são as chances do Cruzeiro cair para a Série B em 2023

Elenco mineiro corre contra o tempo para afastar possibilidade de rebaixamento

O empate com o Vasco em 2 a 2 na última quarta-feira (22), no Mineirão, deixou o Cruzeiro em uma situação complicada no Brasileirão e deu ares de decisão a partida contra o Goiás, às 21h de segunda-feira (27). O Cabuloso voltou à zona de rebaixamento após a goleada do Bahia contra o Corinthians, por 5 a 1, na sexta-feira (24).

Na reta final, saiba quantas rodadas para acabar o Brasileirão 2023

Qual a probabilidade do Cruzeiro cair para a Série B?

Antes da entrar em campo pela 35ª rodada, o Cruzeiro tem 24.9% de chances de ser rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, de acordo com dados do estudo atualizado diariamente do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Com 40% de aproveitamento, a Raposa precisa de 45 pontos ou mais nas próximas quatro rodadas para escapar do rebaixamento e aí respirar aliviado. Basta vencer dois jogos para garantir a permanência de maneira antecipada e torcer por tropeços de Bahia, Goiás, Vasco e Santos, que também beneficiam o Cruzeiro.

Em cada edição, equipes são rebaixadas com pontuações diferentes e até mesmo a conquista do título traz campanhas inesperadas. Em 2019, o Cruzeiro fez apenas 36 pontos quando caiu para a Série B do Brasileirão pela primeira vez, número abaixo da média necessária para escapar da degola.

Até este sábado (25), o América Mineiro e o Coritiba – após a derrota para o Fluminense, por 2 a 0 – são os únicos já rebaixados à segunda divisão do Brasileirão em 2024. Além de Cruzeiro, quem ainda corre risco de queda, conforme os matemáticos da UFMG, são Goiás (96,3%), Bahia (31,2%), Vasco da Gama (23,4%), Santos (9,1%), Internacional (6,4%), Corinthians (6,2%) e Fortaleza (2,4%).

Quais são as chances do cruzeiro cair para a série b em 2023
Números do cruzeiro – foto: reprodução/efks by getty images

Quantas vezes o Cruzeiro já foi rebaixado?

O Cruzeiro só tem um rebaixamento no Brasileirão em sua conta, igualando-se a Atlético Mineiro, Internacional, Remo e Corinthians. Em 2019, o Azul Celeste terminou na zona de rebaixamento com menos de 40 pontos na temporada.

Depois de instaurar a hegemonia mineira no futebol brasileiro de 2013 a 2018, o Cabuloso viu a crise dentro e fora de campo tomar grandes proporções que resultaram em seu primeiro rebaixamento no futebol brasileiro. Foram três anos para voltar à elite que lhe custaram caro.

O Cruzeiro chegou a ficar invicto por 18 partidas, mas viu a sua boa campanha ir por água abaixo com o início do Brasileirão. Em 27 de abril de 2019, o Cruzeiro estreou com derrota para o Flamengo, 3 a 1, no Maracanã, mas conseguiu se recuperar na segunda rodada ao vencer o Ceará, em casa, por 1 a 0.

Durante o primeiro turno, a campanha do Cabuloso se manteve regular. Terminou em 17º com quatro vitórias, seis empates e nove derrotas, nada que preocupasse. Foi no returno que a crise se instalou de vez, tanto na diretoria com salários atrasados, jogadores fora do plantel, idas e vindas de treinadores e até caso que acabou em investigação.

No início do segundo turno, perdeu novamente para o Flamengo, 1 a 2, em casa. O elenco chegou a ficar seis jogos sem vencer, até que marcou os primeiros três pontos em 16 de outubro, contra o São Paulo, em vitória por 1 a 0.

O rebaixamento do Cruzeiro foi decretado em 8 de dezembro de 2019, quando perdeu para o Palmeiras no Mineirão, em Belo Horizonte. Os torcedores deixaram o estádio revoltados e causaram brigas e tumultos, além de prejudicar a estrutura da arquibancadas do local.

Próximos jogos do Cruzeiro no Brasileirão

O Cruzeiro tem quatro partidas no Brasileirão para jogar até o fim da temporada. São dois jogos em casa e dois fora contra equipes com diferentes propósitos nesta reta final.

Na última rodada, o Cabuloso enfrenta o Palmeiras, principal candidato ao título brasileiro. Acompanhe a agenda completa do clube mineiro.

Goiás x Cruzeiro (35ª rodada)
Data: segunda-feira, 27/11 às 21h
Local: Estádio Serrinha, em Goiânia
Onde assistir: Sportv e Premiere

Cruzeiro x Athletico PR (36ª rodada)
Data: quinta-feira, 30/11 às 20h
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Onde assistir: Premiere

Botafogo x Cruzeiro (37ª rodada)
Data: domingo, 03/12 com horário indefinido
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Onde assistir: Premiere

Cruzeiro x Palmeiras PR (38ª rodada)
Data: quarta-feira, 06/12 com horário indefinido
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Onde assistir: Premiere

 

Leia também:

Saiba o que o Brasil precisa para se classificar na Copa 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes