Brasileirão sub-20: entenda como funciona e onde assistir o campeonato
Competição possui formato diferente do Campeonato Brasileiro da Série A profissional; veja como funciona.
O Campeonato Brasileiro de futebol não existe apenas entre os profissionais. A competição também ocorre em todas as temporadas das equipes das divisões de base. No caso da categoria sub-20, o Nacional é realizado desde 2006, mas possui duas fases diferentes neste período. Entenda como funciona o Brasileirão sub-20.
Como funciona o Brasileiro Sub-20 de 2021?
O Campeonato Brasileiro Sub-20 é disputado por 20 clubes do futebol brasileiro. Em turno único, cada equipe enfrenta seus 19 adversários e os oito primeiros colocados da tabela de classificação avançam à etapa eliminatória, as quartas de final.
A partir desta fase, os confrontos ocorrem em disputas de ida e volta. O primeiro colocado enfrenta o oitavo, o segundo pega o sétimo e assim sucessivamente: 1×8, 2×7, 3×6, 4×5. Os vencedores das quartas avançam à semifinal e, por fim, os dois ganhadores da semi fazem a decisão na disputa pelo título da categoria.
Quais equipes participam do Brasileirão sub-20 ?
O Campeonato Brasileiro do sub-20 na temporada de 2021 possui 20 clubes participantes. São eles: América MG, Atlético MG, Atlético GO, Athletico PR, Botafogo, Bahia, Ceará, Chapecoense, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Internacional, Palmeiras, São Paulo, Santos, Sport e Vasco.
Deste montante, os oito primeiros colocados avançam às quartas de final, enquanto o restante se despede da competição. Não há rebaixamento no Campeonato Brasileiro da categoria.
Onde assistir o Brasileirão sub-20?
O Campeonato Brasileiro sub-20 possui transmissão da tv aberta, fechada e também das plataformas digitais. Na rede canais abertos, a Band exibe alguns confrontos da competição. Já na tv fechada, o SporTV é o responsável pela cobertura das partidas. Por fim, a plataforma Eleven Sports, exibe os confrontos na internet.
Quais os maiores campeões ?
A competição possui duas fases desde seu início em 2006. As primeiras nove edições do campeonato foram organizadas pela Federação Gaúcha de Futebol. O Inter venceu a primeira ao derrotar seu maior rival na decisão. O Cruzeiro venceu a segunda temporada do campeonato e o Grêmio conquistou o Bi nas edições de 2008 e 2009.
Na sequência, os mineiros dominaram o torneio e levaram o caneco com o Cruzeiro em 2010 e 2012, e o Atlético MG campeão de 2011. Nos dois últimos anos do Brasileirão Sub-20 organizado pelos gaúchos, quem ficou com a taça foi o Internacional e, por fim, o Corinthians.
A partir de 2015, a CBF passou a organizar o Nacional da categoria. O Fluminense venceu em 2015 e o Botafogo em 2016. Na sequência, o Cruzeiro ficou com o caneco em 2016 e o Palmeiras em 2018. Em 2019 foi a vez do Rubro-negro vencer a competição pela primeira vez. Por fim, o Galo ficou com a taça da última edição.
LEIA TAMBÉM