Boxe brasileiro nas olimpíadas 2021: como assistir e horário
Dois pugilistas do país avançaram à semifinal das Olimpíadas e, ao menos, ficam com a condecoração de bronze.
O Brasil já tem garantido mais duas medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ambas foram asseguradas com os pugilistas Hebert Conceição e Abner Teixeira. No entanto, ainda há uma indefinição quanto a qual será condecoração: ouro, prata ou bronze. Veja quando assistir o Boxe brasileiro nas olimpíadas 2021 e horário.
Boxe brasileiro nas olimpíadas 2021 – programação
Os representantes do boxe olímpico brasileiro voltam ao ringue no próximo dia 3, com os duelos entre Abner Teixeira x Julio la Cruz, Beatriz Ferreira x Raykhona Kodirova e Wanderson Oliveira x Andy Cruz. Por fim, na quinta, dia 5, é a vez de Hebert Conceição x Gleb Bakshi.
A brasileira Beatriz Ferreira mira uma vaga na semifinal para já garantir uma medalha, em duelo contra a uzbeque Raykhona Kodirova. O embate inicia às 5h00 e caso perca, a pugilista dá adeus à competição. Às 6h18 é a vez de Wanderson Oliveira também brigar pela classificação à semifinal. O brasileiro encara o cubano Andy Cruz e garante uma condecoração se vencer o confronto.
Já pugilista Abner Teixeira disputa uma vaga na final contra o atleta cubano, Julio la Cruz, às 6h50. Se perder, o brasileiro fica ao menos com o bronze. Por fim, Herbert Conceição também mira uma vaga na final e terá o russo Gleb Bakshi, na quinta-feira, 5/8, às 3h18.
Luta dos brasileiros:
3/8
- Beatriz Ferreira (Brasil) x Raykhona Kodirova (Comitê Olímpico Russo) – 5h00
- Wanderson Oliveira (Brasil) x Andy Cruz (Cuba) – 6h18
- Abner Teixeira (Brasil) x Julio la Cruz (Cuba) – 6h50
5/8
- Hebert Conceição (Brasil) x Gleb Bakshi (Uzbequistão)
Os pugilistas buscam a medalha para escreverem seu nome na história do boxe olímpico brasileiro. O país possui até então um ouro com Robson Conceição em 2016, prata em 2012 com Esquiva Falcão e três bronzes, com Servílio de Oliveira em 1968, Yamaguchi Falcão e Adriana Araujo em 2012.
Por que o boxe olímpico brasileiro já tem duas medalhas?
Os brasileiros Hebert Conceição e Abner Teixeira já garantiram duas medalhas para o país nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Isso porque, os dois pugilistas avançaram à semifinal em suas categorias e, ao menos, ficarão com a medalha de bronze. Se vencerem seus embates, avançam à final na disputa pelo ouro. Por outro lado em caso de derrota, ficam com a condecoração bronzeada, pois no boxe não há disputa de terceiro lugar.
Conceição disputa a categoria até 75kg e garantiu a vaga à semifinal ao derrotar o cazaque Abilkhan Amankul nas quartas, por 3 x 2. Já Teixeira luta nos pesados (entre 81kg e 91kg) e venceu o jordaniano Hussein Iashaish por decisão dividida, com votos de quatro dos cinco árbitros.
O boxe olímpico brasileiro ainda aguarda por mais duas chances de medalhas com dois pugilistas: Beatriz Ferreira, no peso até 60kg feminino, e Wanderson Oliveira, até 63kg masculino. Ambos estão garantidos nas quartas de final e se vencerem seus embates, avançam à semi garantindo então ao menos o bronze.
Leia também
+ VÍDEO: veja o salto de Rebeca Andrade nas Olimpíadas que ganhou ouro