Bernardinho será o novo treinador da França; confira seus títulos e carreira
Brasileiro é um dos técnicos mais vitoriosos na história do esporte e treinará uma seleção estrangeira pela primeira vez em sua carreira.
Ídolo do vôlei brasileiro, Bernardinho será o novo técnico da seleção da França, a partir dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Treinador do Sesc-RJ/Flamengo, o comandante está fora da seleção brasileira desde 2017, quando saiu por vontade própria. No entanto, sempre foi uma sombra para os atuais treinadores Renan Dal Zotto, no masculino, e José Roberto Guimarães, no feminino, por conta de sua carreira de sucesso. Confira aqui os títulos e conquistas de Bernardinho.
Carreira e títulos de Bernardinho
Sem dúvida, Bernardinho é um dos treinadores mais vitoriosos na história do esporte. O comandante liderou tanto a seleção brasileira feminina quanto a masculina, no entanto foi entre os homens que o técnico mais acumulou títulos.
Natural do Rio de Janeiro, o carioca chegou a seleção brasileira masculina em 2001, próximo da Liga Mundial, e de cara, conquistou a competição. Permaneceu no comando da equipe por 15 anos, e neste período, somou mais de 30 conquistas.
Bernardinho possui duas medalhas de ouro olímpicas (Atenas-2004 e Rio-2016), além de duas pratas (Pequim-2008 e Londres-2012) e três títulos mundiais (2002, 2006 e 2010). Por fim, ainda tem oito Ligas Mundiais vencidas.
Pela equipe feminina, o treinador conquistou dois bronzes em Jogos Olímpicos: Atlanta-1996 e Sidney-2000. Os números de Bernardinho surpreendem e o técnico conquistou então seis medalhas olímpicas em sequência: 1996, 2000, 2004, 2008, 2012 e 2016.
Fim da era na Seleção Brasileira
Logo depois da conquista do ouro nas Olimpíadas do Rio-2016, Bernardinho decidiu abandonar a equipe do Brasil, afim de ficar mais próximo da família. Durante duas décadas, ele se dividiu entre clubes e seleção, e então definiu que ficaria apenas à frente do Sesc-RJ/Flamengo.
Embora Bernardinho não tenha comunicado oficialmente, a tendência é que ele continue à frente do clube. Diferente do futebol, no vôlei a temporada interclubes começa em setembro e termina no início de abril. Todo restante do ano, é destinado para o calendário de seleções, por isso, é comum um treinador dirigir tanto um time, quanto uma seleção.
Bernardinho assume seleção da França
A federação de vôlei da França confirmou Bernardinho como novo treinador da equipe, para o ciclo de Paris-2024. Em comunicado oficial, a entidade divulgou: “Bernardo Rezende, mais conhecido como Bernardinho, aceitou a proposta da Federação Francesa de Voleibol para suceder Laurent Tillie no final dos Jogos Olímpicos de Tóquio”.
O treinador brasileiro irá comandar uma seleção estrangeira pela primeira vez em sua carreira, e está ansioso pela experiência. Ainda segundo o comunicado da federação, Bernardinho diz que o vôlei dos franceses evoluíram muito nos últimos anos e que a meta é a medalha de ouro, em Paris.
“Estou muito honrado que a Federação tenha aceitado minha candidatura. Esta decisão não foi fácil porque requer alguns sacrifícios pessoais. Mas quando olho para a seleção da França e sua evolução hoje, fico muito entusiasmado com a ideia de poder trazer minha experiência a ela, a fim de avançar em direção a um único objetivo comum: a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris. É um verdadeiro desafio que nos espera “, disse Bernardinho.