Quantas finais LeBron James jogou na NBA? Veja o histórico

Astro do Los Angeles Lakers é considerado um dos maiores jogadores de basquete do mundo

Comparado muitas vezes com Michael Jordan, o jogador do Los Angeles Lakers, LeBron James, alcançou o patamar de grandes estrelas do basquete. O astro integra o hall dos maiores esportistas do século, com recordes, títulos e históricos que nenhum outro jogador considera bater.

Saiba quantas finais da NBA o jogador já disputou em sua carreira e quantas conquistas ele possui.

LeBron James disputou quantas finais da NBA?

Em sua carreira, o astro do basquete Lebron James disputou 10 finais da NBA, sendo cinco vezes pelo Cleveland Cavaliers, quatro pelo Miami Heat e uma com Los Angeles Lakers.

Os números de LeBron são tão incríveis que dá para afirmar que ele tem mais finais do que 27 times da liga norte-americana de basquete, perdendo apenas para o Golden State Warriors, Boston Celtics e o próprio Los Angeles Lakers, o maior finalista de todos os tempos com 32.

Nos últimos 10 anos, o ala tem nove aparições em finais, faturando quatro títulos por três times diferentes.

A última final da NBA que LeBron James disputou foi em 2020, quando o Los Angeles Lakers bateu o Miami Heat, dois anos depois de ser contratado pelo time da Califórnia.

 

Cleveland Cavaliers 0 x 4 San Antonio Spurs – 2007

A primeira final de LeBron James na NBA se concretizou em 2007. Depois de uma temporada regular excelente do time de Ohio, estado em que o astro nasceu, o Cleveland conquistou o acesso aos playoffs. Passou pelo Washington Wizards na primeira rodada (4×0), o New Jersey na semifinal (4×2) e o Detroit na final do lado Leste (4×2).

Nas finais da NBA contra o San Antonio Spurs, o time do Texas levou a melhor ao fechar os quatro jogos, sem chances ao Cleveland de LeBron.

Miami Heat 2 x 4 Dallas Mavericks – 2011

Em 2010, LeBron James tornou-se jogador do Miami Heat, na Flórida. Na temporada regular fechou em segundo lugar, com uma campanha de dar inveja. Na primeira fase dos playoffs derrotou o Philadelphia (4×1), depois o Boston Celtics na semifinal (4×1) e então o Chicago Bulls na final do Leste (4×1).

Nas finais, o Dallas Mavericks levou a melhor em cima do Miami Heat por 4 a 2.

Miami Heat 4 x 1 Oklahoma City Thunder – 2012

O ano de 2012 foi muito bom para LeBron. Ele conquistou o seu primeiro título na NBA ao levar pelo segundo ano o Miami para as finais.

Pela temporada regular da Conferência Leste o time da Flórida ficou em segundo lugar com 46 vitórias e 20 derrotas. Depois, nos playoffs passou pelo New York Knicks na primeira rodada (4×1), depois o Indiana Pacers na semifinal (4×2) e o Boston na final (4×3), tornando-se o campeão da Conferência Leste.

Contra o Oklahome nas finais, superou o adversário em 4 a 1 para ganhar o seu primeiro anel na NBA.

Miami Heat 4 x 3 San Antonio Spurs – 2013

Pelo terceiro ano seguido, o Miami Heat de LeBron alcançou as finais da NBA. Neste ano, o time terminou em primeiro na Conferência Leste com 66 vitórias e 16 derrotas. Ganhou do Milwaukee Bucks na primeira fase (4×0), depois do Chicago Bulls (4×1) na semifinal e na final da Conferência Leste do Indiana Pacers (4×3).

Na decisão, o time de LeBron superou o San Antonio Spurs por 4 a 3 pela série.

Miami Heat 1 x 4 San Antonio Spurs – 2014

A final entre Miami Heat e San Antonio Spurs se repetiu em 2014. Desta vez, foi o time de Texas quem levou a melhor entre os dois. Vice-líder na Conferência Leste com 54 vitórias e 28 derrotas, passou para os playoffs.

Ganhou do Charlotte Hornets na primeira fase (4×0), depois superou o Brooklyn Nets na semi (4×1) e o Indiana na semifinal (4×2).

Na final, o San Antonio do Texas venceu por 4 jogos a 1 na série.

Cleveland Cavaliers 2 x 4 Golden State Warriors – 2015

Em 2015, LeBron James retornou para o Cleveland Cavaliers com a missão de conquistar um título para Ohio, seu estado natal. O time acabou em segundo lugar na Conferência Leste com 53 vitórias e 29 derrotas.

Na primeira rodada dos playoffs passou pelo Boston (4×0), depois o Chicago (4×2) na semifinal e o Atlanta (4×0) facilmente. Nas finais, o Golden State Warrios derrotou o Cleveland por 4 a 2.

Golden State Warriors 3 x 4 Cleveland Cavaliers – 2016

Foi em 2016 que LeBron James conquistou o título do elenco do seu estado. Ele chegou pelo segundo ano consecutivo até as finais da NBA com o clube.

Ficou em primeiro lugar na Conferência Leste com 57 vitórias e 25 derrotas somadas. Derrotou o Detroit Pistons na primeira rodada (4×0) dos playoffs, o Atlanta Hawks (4×0) na semifinal e, por fim, o Toronto Raptors na final por (4×2).

Nas finais, o Cleveland se vingou do Golden State e fechou a série por 4 a 3.

Golden State Warriors 4 x 1 Cleveland Cavaliers – 2017

Pelo terceiro consecutivo, LeBron James levou o Cleveland para as finais da NBA. O time não ganhou, mas disputou jogo por jogo contra o Golden State.

Parou na quarta posição da Conferência Leste com 50 vitórias e 32 derrotas. Daí, na primeira rodada dos playoffs surpreendeu contra o Indiana Pacers (4×3), superou o Toronto (4×0) na semifinal e bateu o Boston Celtics na final do lado Leste (4×3).

Na final da temporada NBA, novamente o Golden State levou a melhor, desta vez por 4 a 1.

Golden State Warriors 4 x 0 Cleveland Cavaliers – 2018

Pelo quarto ano consecutivo, o Cleveland chegou até as finais da NBA. Ocupou a quarta posição da Conferência Leste com 50 vitórias e 32 derrotas ao fim da temporada regular.

Depois, bateu o Indiana Pacers na primeira rodada dos playoffs (4×3), o Toronto Raptors na semifinal (4×0) e o Boston Celtics (4×3) na final.

O Golden State novamente ganhou nas finais por 4 a 0.

Los Angeles Lakers 4 x 2 Miami Heat – 2020

Desta vez, LeBron assinou com o Lakers até conseguir levar o time para final em 2020. Na Conferência Oeste o Lakers garantiu-se em primeiro com 52 vitórias e 19 derrotas. Na primeira rodada dos playoffs Oeste venceu o Portland (4×1). Na semifinal ganhou do Houston Rockets (4×1) e, na final, derrotou o Denver Nuggets (4×1).

Nos jogos das finais, o Lakers ganhou do Miami Heat por 4 a 2.

 

Jogadores com mais finais na NBA

Confira a lista dos jogadores com mais finais disputadas na história da liga de basquete.

  • Bill Russell – 12 finais
  • Sam Jones – 11 finais
  • Kareem Abdul-Jabbar – 10 finais
  • LeBron James – 10 finais
  • Magic Johnson – 9 finais
  • Kobe Bryant – 7 Finais
  • Michael Jordan – 6 Finais
  • Tim Duncan – 6 finais
  • Stephen Curry – 6 finais
  • Shaquille O’Neal – 6 finais

Em 2020, quando classificou o Lakers para as finais contra o Miami Heat, LeBron entrou para a seleta lista de jogadores de basquete com mais decisões da NBA. O astro do Lakers permanece atrás de Bill Russell com 12 e Sam Jones com 11.

+ Como funcionam as finais da NBA?

Títulos de LeBron na NBA

LeBron James tem quatro títulos na NBA. Entre as dez finais, ele venceu o torneio duas vezes com Miami Heat, em 2012 e 2013, uma com o Cleveland Cavaliers em 2016 e e uma com o Los Angeles Lakers em 2020.

Confira como foi a conquista em cada ano.

 

Miami Heat 4 x 1 Oklahoma City Thunder – 2012

LeBron James chegou ao Miami Heat em 2010. No ano seguinte, ele conseguiu levar o time para a final da NBA, mas perdeu para o Dallas Mavericks.

Em 2012, novamente ele foi o líder na campanha para carregar o elenco até as decisões. Na temporada regular pela Conferência Leste ele terminou em segundo lugar com 46 vitórias e 20 derrotas. Nos playoffs o Miami passou pelo New York Knicks na primeira rodada, depois o Indiana Pacers na semifinal e o Boston na final, tornando-se o campeão da Conferência Leste.

Por fim, superou o Oklahoma City Thunder por 4 vitórias a 1 nas finais.

 

Miami Heat 4 x 3 San Antonio Spurs – 2013

No ano seguinte, novamente LeBron James levou o Miami Heat para a final da NBA. O time da Flórida terminou em primeiro na Conferência Leste com 66 vitórias e 16 derrotas, garantido nos playoffs.

Passou pelo Milwaukee Bucks por 4 a 0, depois o Chicago Bulls por 4 a 1 na semifinal e por fim, na final da Conferência Leste, ganhou do Indiana Pacers por 4 a 3 no placar.

Na decisão, o time de LeBron superou o San Antonio Spurs por 4 a 3.

 

Golden State Warriors 3 x 4 Cleveland Cavaliers – 2016

Depois de conquistar duas taças no Miami Heat, o astro do basquete decidiu voltar para o seu estado natal, Ohio, para jogar pelo Cleveland Cavaliers. A ideia principal de LeBron era ganhar um título com o Cleveland.

Ele alcançou a final em 2015, mas foi derrotado pelo Golden State Warriors. Em 2016, novamente os dois times se reencontraram na decisão. Desta vez, LeBron James estava mais preparado para jogar e muito mais centrado nas quadras.

Na Conferência Leste ficou em primeiro lugar com 57 vitórias e 25 derrotas. Nos playoffs derrotou o Detroit Pistons a primeira rodada por 4 a 0, depois o Atlanta Hawks por 4 a 0 na semifinal e, por fim, superou Toronto Raptors na final por 4 a 2.

Pelas finais da NBA, o Cleveland se vingou do Golden State e fechou a série por 4 a 3.

No Cleveland Cavaliers, LeBron ainda disputou as finais em 2017 e 2018, mas perdeu justamente para o Golden State Warriors. Foi daí que nasceu a rivalidade com Stephen Curry.

 

Los Angeles Lakers 4 x 2 Miami Heat – 2020

Em 2018, LeBron James decidiu que era o momento de tomar novos rumos em sua carreira. Assinou com o Los Angeles Lakers, um dos maiores clubes de basquete do planeta e também da NBA

Não conseguiu o passaporte para as finais em 2018 e 2019, mas em 2020 chegou forte com o elenco. Na Conferência Oeste o Lakers terminou em primeiro lugar com 52 vitórias e 19 derrotas, o favorito ao título.

Na primeira rodada dos playoffs do lado Oeste venceu o Portland por 4 a 1. Na semifinal ganhou do Houston Rockets por 4 a 1 e, na final, derrotou o Denver Nuggets por 4 a 1.

Entre os jogos das finais, o astro reencontrou o seu antigo time, o Miami Heat. Por 4 a 2, conquistou o seu quarto título da NBA.

 

@nbavisualizer 2020… #fy #fyp #trend #trending #viral #makeitvirаl #xyzbca #nba #basketball #sports #dontletthisflop #nbaisback #edit #lebron #lebronjames #TokDoEnem #GenshinImpact32 ♬ Love You So – The King Khan & BBQ Show

Leia também: Quem são os maiores pontuadores da NBA na história?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes