Quantas finais LeBron James jogou na NBA? Veja o histórico
Astro do Los Angeles Lakers é considerado um dos maiores jogadores de basquete do mundo
Comparado muitas vezes com Michael Jordan, o jogador do Los Angeles Lakers, LeBron James, alcançou o patamar de grandes estrelas do basquete. O astro integra o hall dos maiores esportistas do século, com recordes, títulos e históricos que nenhum outro jogador considera bater.
Saiba quantas finais da NBA o jogador já disputou em sua carreira e quantas conquistas ele possui.
LeBron James disputou quantas finais da NBA?
Em sua carreira, o astro do basquete Lebron James disputou 10 finais da NBA, sendo cinco vezes pelo Cleveland Cavaliers, quatro pelo Miami Heat e uma com Los Angeles Lakers.
Os números de LeBron são tão incríveis que dá para afirmar que ele tem mais finais do que 27 times da liga norte-americana de basquete, perdendo apenas para o Golden State Warriors, Boston Celtics e o próprio Los Angeles Lakers, o maior finalista de todos os tempos com 32.
Nos últimos 10 anos, o ala tem nove aparições em finais, faturando quatro títulos por três times diferentes.
A última final da NBA que LeBron James disputou foi em 2020, quando o Los Angeles Lakers bateu o Miami Heat, dois anos depois de ser contratado pelo time da Califórnia.
Cleveland Cavaliers 0 x 4 San Antonio Spurs – 2007
A primeira final de LeBron James na NBA se concretizou em 2007. Depois de uma temporada regular excelente do time de Ohio, estado em que o astro nasceu, o Cleveland conquistou o acesso aos playoffs. Passou pelo Washington Wizards na primeira rodada (4×0), o New Jersey na semifinal (4×2) e o Detroit na final do lado Leste (4×2).
Nas finais da NBA contra o San Antonio Spurs, o time do Texas levou a melhor ao fechar os quatro jogos, sem chances ao Cleveland de LeBron.
Miami Heat 2 x 4 Dallas Mavericks – 2011
Em 2010, LeBron James tornou-se jogador do Miami Heat, na Flórida. Na temporada regular fechou em segundo lugar, com uma campanha de dar inveja. Na primeira fase dos playoffs derrotou o Philadelphia (4×1), depois o Boston Celtics na semifinal (4×1) e então o Chicago Bulls na final do Leste (4×1).
Nas finais, o Dallas Mavericks levou a melhor em cima do Miami Heat por 4 a 2.
Miami Heat 4 x 1 Oklahoma City Thunder – 2012
O ano de 2012 foi muito bom para LeBron. Ele conquistou o seu primeiro título na NBA ao levar pelo segundo ano o Miami para as finais.
Pela temporada regular da Conferência Leste o time da Flórida ficou em segundo lugar com 46 vitórias e 20 derrotas. Depois, nos playoffs passou pelo New York Knicks na primeira rodada (4×1), depois o Indiana Pacers na semifinal (4×2) e o Boston na final (4×3), tornando-se o campeão da Conferência Leste.
Contra o Oklahome nas finais, superou o adversário em 4 a 1 para ganhar o seu primeiro anel na NBA.
Miami Heat 4 x 3 San Antonio Spurs – 2013
Pelo terceiro ano seguido, o Miami Heat de LeBron alcançou as finais da NBA. Neste ano, o time terminou em primeiro na Conferência Leste com 66 vitórias e 16 derrotas. Ganhou do Milwaukee Bucks na primeira fase (4×0), depois do Chicago Bulls (4×1) na semifinal e na final da Conferência Leste do Indiana Pacers (4×3).
Na decisão, o time de LeBron superou o San Antonio Spurs por 4 a 3 pela série.
Miami Heat 1 x 4 San Antonio Spurs – 2014
A final entre Miami Heat e San Antonio Spurs se repetiu em 2014. Desta vez, foi o time de Texas quem levou a melhor entre os dois. Vice-líder na Conferência Leste com 54 vitórias e 28 derrotas, passou para os playoffs.
Ganhou do Charlotte Hornets na primeira fase (4×0), depois superou o Brooklyn Nets na semi (4×1) e o Indiana na semifinal (4×2).
Na final, o San Antonio do Texas venceu por 4 jogos a 1 na série.
Cleveland Cavaliers 2 x 4 Golden State Warriors – 2015
Em 2015, LeBron James retornou para o Cleveland Cavaliers com a missão de conquistar um título para Ohio, seu estado natal. O time acabou em segundo lugar na Conferência Leste com 53 vitórias e 29 derrotas.
Na primeira rodada dos playoffs passou pelo Boston (4×0), depois o Chicago (4×2) na semifinal e o Atlanta (4×0) facilmente. Nas finais, o Golden State Warrios derrotou o Cleveland por 4 a 2.
Golden State Warriors 3 x 4 Cleveland Cavaliers – 2016
Foi em 2016 que LeBron James conquistou o título do elenco do seu estado. Ele chegou pelo segundo ano consecutivo até as finais da NBA com o clube.
Ficou em primeiro lugar na Conferência Leste com 57 vitórias e 25 derrotas somadas. Derrotou o Detroit Pistons na primeira rodada (4×0) dos playoffs, o Atlanta Hawks (4×0) na semifinal e, por fim, o Toronto Raptors na final por (4×2).
Nas finais, o Cleveland se vingou do Golden State e fechou a série por 4 a 3.
Golden State Warriors 4 x 1 Cleveland Cavaliers – 2017
Pelo terceiro consecutivo, LeBron James levou o Cleveland para as finais da NBA. O time não ganhou, mas disputou jogo por jogo contra o Golden State.
Parou na quarta posição da Conferência Leste com 50 vitórias e 32 derrotas. Daí, na primeira rodada dos playoffs surpreendeu contra o Indiana Pacers (4×3), superou o Toronto (4×0) na semifinal e bateu o Boston Celtics na final do lado Leste (4×3).
Na final da temporada NBA, novamente o Golden State levou a melhor, desta vez por 4 a 1.
Golden State Warriors 4 x 0 Cleveland Cavaliers – 2018
Pelo quarto ano consecutivo, o Cleveland chegou até as finais da NBA. Ocupou a quarta posição da Conferência Leste com 50 vitórias e 32 derrotas ao fim da temporada regular.
Depois, bateu o Indiana Pacers na primeira rodada dos playoffs (4×3), o Toronto Raptors na semifinal (4×0) e o Boston Celtics (4×3) na final.
O Golden State novamente ganhou nas finais por 4 a 0.
Los Angeles Lakers 4 x 2 Miami Heat – 2020
Desta vez, LeBron assinou com o Lakers até conseguir levar o time para final em 2020. Na Conferência Oeste o Lakers garantiu-se em primeiro com 52 vitórias e 19 derrotas. Na primeira rodada dos playoffs Oeste venceu o Portland (4×1). Na semifinal ganhou do Houston Rockets (4×1) e, na final, derrotou o Denver Nuggets (4×1).
Nos jogos das finais, o Lakers ganhou do Miami Heat por 4 a 2.
Jogadores com mais finais na NBA
Confira a lista dos jogadores com mais finais disputadas na história da liga de basquete.
- Bill Russell – 12 finais
- Sam Jones – 11 finais
- Kareem Abdul-Jabbar – 10 finais
- LeBron James – 10 finais
- Magic Johnson – 9 finais
- Kobe Bryant – 7 Finais
- Michael Jordan – 6 Finais
- Tim Duncan – 6 finais
- Stephen Curry – 6 finais
- Shaquille O’Neal – 6 finais
Em 2020, quando classificou o Lakers para as finais contra o Miami Heat, LeBron entrou para a seleta lista de jogadores de basquete com mais decisões da NBA. O astro do Lakers permanece atrás de Bill Russell com 12 e Sam Jones com 11.
+ Como funcionam as finais da NBA?
Títulos de LeBron na NBA
LeBron James tem quatro títulos na NBA. Entre as dez finais, ele venceu o torneio duas vezes com Miami Heat, em 2012 e 2013, uma com o Cleveland Cavaliers em 2016 e e uma com o Los Angeles Lakers em 2020.
Confira como foi a conquista em cada ano.
Miami Heat 4 x 1 Oklahoma City Thunder – 2012
LeBron James chegou ao Miami Heat em 2010. No ano seguinte, ele conseguiu levar o time para a final da NBA, mas perdeu para o Dallas Mavericks.
Em 2012, novamente ele foi o líder na campanha para carregar o elenco até as decisões. Na temporada regular pela Conferência Leste ele terminou em segundo lugar com 46 vitórias e 20 derrotas. Nos playoffs o Miami passou pelo New York Knicks na primeira rodada, depois o Indiana Pacers na semifinal e o Boston na final, tornando-se o campeão da Conferência Leste.
Por fim, superou o Oklahoma City Thunder por 4 vitórias a 1 nas finais.
Miami Heat 4 x 3 San Antonio Spurs – 2013
No ano seguinte, novamente LeBron James levou o Miami Heat para a final da NBA. O time da Flórida terminou em primeiro na Conferência Leste com 66 vitórias e 16 derrotas, garantido nos playoffs.
Passou pelo Milwaukee Bucks por 4 a 0, depois o Chicago Bulls por 4 a 1 na semifinal e por fim, na final da Conferência Leste, ganhou do Indiana Pacers por 4 a 3 no placar.
Na decisão, o time de LeBron superou o San Antonio Spurs por 4 a 3.
Golden State Warriors 3 x 4 Cleveland Cavaliers – 2016
Depois de conquistar duas taças no Miami Heat, o astro do basquete decidiu voltar para o seu estado natal, Ohio, para jogar pelo Cleveland Cavaliers. A ideia principal de LeBron era ganhar um título com o Cleveland.
Ele alcançou a final em 2015, mas foi derrotado pelo Golden State Warriors. Em 2016, novamente os dois times se reencontraram na decisão. Desta vez, LeBron James estava mais preparado para jogar e muito mais centrado nas quadras.
Na Conferência Leste ficou em primeiro lugar com 57 vitórias e 25 derrotas. Nos playoffs derrotou o Detroit Pistons a primeira rodada por 4 a 0, depois o Atlanta Hawks por 4 a 0 na semifinal e, por fim, superou Toronto Raptors na final por 4 a 2.
Pelas finais da NBA, o Cleveland se vingou do Golden State e fechou a série por 4 a 3.
No Cleveland Cavaliers, LeBron ainda disputou as finais em 2017 e 2018, mas perdeu justamente para o Golden State Warriors. Foi daí que nasceu a rivalidade com Stephen Curry.
Los Angeles Lakers 4 x 2 Miami Heat – 2020
Em 2018, LeBron James decidiu que era o momento de tomar novos rumos em sua carreira. Assinou com o Los Angeles Lakers, um dos maiores clubes de basquete do planeta e também da NBA
Não conseguiu o passaporte para as finais em 2018 e 2019, mas em 2020 chegou forte com o elenco. Na Conferência Oeste o Lakers terminou em primeiro lugar com 52 vitórias e 19 derrotas, o favorito ao título.
Na primeira rodada dos playoffs do lado Oeste venceu o Portland por 4 a 1. Na semifinal ganhou do Houston Rockets por 4 a 1 e, na final, derrotou o Denver Nuggets por 4 a 1.
Entre os jogos das finais, o astro reencontrou o seu antigo time, o Miami Heat. Por 4 a 2, conquistou o seu quarto título da NBA.
@nbavisualizer 2020… #fy #fyp #trend #trending #viral #makeitvirаl #xyzbca #nba #basketball #sports #dontletthisflop #nbaisback #edit #lebron #lebronjames #TokDoEnem #GenshinImpact32 ♬ Love You So – The King Khan & BBQ Show
Leia também: Quem são os maiores pontuadores da NBA na história?