Playoffs da NBA 2023: como funciona, times classificados e data dos jogos
Confira a data dos jogos dos playoffs e quem vai jogar a última etapa da competição de basquete
Com o fim da temporada regular, a NBA dá início na fase eliminatória. Seis equipes se classificaram de maneira direta aos playoffs da NBA, enquanto quatro vão brigar pelas últimas duas vagas no torneio Play-In, repescagem da liga de basquete. Confira as datas dos playoffs e como funciona a etapa final da temporada.
VEJA | Quem o Lakers vai enfrentar nos playoffs da NBA 2023
Como funciona os playoffs da NBA?
Os playoffs da NBA indicam a fase eliminatória da liga de basquete mais famosa do planeta. Oito elencos em cada conferência jogam os playoffs, sendo seis classificados de maneira direta e dois através do torneio Play-In, a repescagem do campeonato.
No total, sete jogos são disputados nos playoffs da NBA, onde o time que vencer quatro confrontos primeiro avança para a próxima fase. Na disputa, o time com a melhor campanha tem a vantagem de fazer o sétimo jogo em casa caso seja necessário. Depois da primeira rodada vem a semifinal e a final de cada conferência.
Os dois campeões de ambas as conferências, Leste e Oeste, se enfrentam nas finais da NBA.
Na Conferência Leste estão classificados os times Milwaukee Bucks, Boston Celtics, Philadelphia 76ers, Cleveland Cavaliers, New York Knicks e Brooklyn Nets enquanto Miami Heat, Atlanta Hawks, Toronto Raptors e Chicago Bulls jogam o Play-in.
Já pela Conferência Oeste, estão garantidos nos playoffs os elencos de Denver Nuggets, Memphis Grizzlies, Sacramento Kings, Phoenix Suns, Los Angeles Clippers e Golden State Warriors enquanto Lakers, Minnesota Timberwolves, Pelicans e Oklahoma jogarão o Play-in.
THE BRACKET IS SET 🍿 pic.twitter.com/j7Dn0yxXyy
— NBA (@NBA) April 9, 2023
Quando começam os playoffs da NBA 2023?
Os jogos dos playoffs da NBA vão começar no sábado, 15 de abril, até o domingo, 18 de junho. Assim que o torneio Play-In acaba, a repescagem da liga de basquete, os oito classificados nos playoffs começam a jogar a série de sete jogos da temporada.
O chaveamento dos playoffs é definido pela própria NBA de acordo com a posição de cada clube nas conferências, ou seja, aquele que tem a melhor campanha claramente vai jogar contra o oitavo colocado.
Como funciona o play-in da NBA?
O torneio play-in da NBA funciona como uma espécie de repescagem para determinar o sétimo e o oitavo colocado aos playoffs de cada conferência. Foi criado durante a pandemia, em 2020, para evitar desigualdade entre os elencos.
Se classificam para o Play-In os times que terminaram da 7ª até a 10ª posição em cada conferência. Serão três jogos em cada conferência para um total de seis jogos.
A sétima e a oitava colocação da conferência se enfrentam em partida única, onde o vencedor se classifica para os playoffs e o perdedor tem uma última chance. Do outro lado, o nono e o décimo colocado disputam o Play-In, onde o perdedor está eliminado e o vencedor jogará contra o perdedor do outro duelo.
Ou seja, as equipes com a sétima e oitava posição terrão duas oportunidades de vencer um jogo para garantiram a vaga nos playoffs.
Jogos do torneio Play-in da NBA 2023
O Play-in será jogado de terça-feira, 11 de abril, até a sexta, 14 de abril, logo após o término da temporada regular e antes do início dos playoffs da NBA.
Confira a tabela de jogos do Play-in.
Terça-feira, 11 de abril:
Jogo 1 (Vencedor avança aos playoffs) — Atlanta Hawks x Miami Heat | 20h30 (horário de Brasília)
Jogo 2 (Vencedor vai para os playoffs) — Minnesota Timberwolves x LA Lakers | 23h (horário de Brasília)
Quarta-feira, 12 de abril:
Jogo 3 — Chicago Bulls x Toronto Raptors| 20h (horário de Brasília)
Jogo 4 — Oklahoma City Thudner x New Orleans Pelicans | 22h30 (horário de Brasília)
Sexta-feira, 14 de abril:
Vencedor do jogo 3 x Perdedor do jogo 1 – horário indefinido
Vencedor do jogo 4 x Perdedor do jogo 2 – horário indefinido
Classificação final
Com 58 vitórias e apenas 24 derroas, o Milwaukee Bucks obteve a melhor campanha geral da temporada regular na NBA, levando em consideração as duas conferências. O elenco de Wisconsin terminou em primeiro lugar na Conferência Leste.
Boston Celtics, Philadelphia 76ers e Cavaliers também garantiram a parte de cima do lado Leste, enquanto Denver Nuggets manteve-se na liderança da Conferência Oeste.
Os seis primeiros de cada conferência estão nos playoffs, enquanto do 7º ao 10º jogam o Play-In. Confira a classificação na NBA ao fim da temporada regular.
CONFERÊNCIA LESTE
1 Milwaukee Bucks – 58 vitórias e 24 derrotas
2 Boston Celtics – 57 vitórias e 25 derrotas
3 Philadelphia 76ers – 54 vitórias e 28 derrotas
4 Cleveland Cavaliers – 51 vitórias e 31 derrotas
5 New York Knicks – 47 vitórias e 35 derrotas
6 Brooklyn Nets – 45 vitórias e 37 derrotas
7 Miami Heat – 44 vitórias e 38 derrotas
8 Atlanta Hawks – 41 vitórias e 41 derrotas
9 Toronto Raptors – 41 vitórias e 41 derrotas
10 Chicago Bulls – 40 vitórias e 42 derrotas
11 Indiana Pacers – 35 vitórias e 47 derrotas
12 Washington Wizards – 35 vitórias e 47 derrotas
13 Orlando Magic – 34 vitórias e 48 derrotas
14 Charlotte Hornets – 27 vitórias e 55 derrotas
15 Detroit Pistons – 17 vitórias e 65 derrotas
CONFERÊNCIA OESTE
1 Denver Nuggets – 53 vitórias e 29 derrotas
2 Memphis Grizzlies – 51 vitórias e 31 derrotas
3 Sacramento Kings – 48 vitórias e 34 derrotas
4 Phoenix Suns – 45 vitórias e 37 derrotas
5 Los Angeles Clippers – 44 vitórias e 38 derrotas
6 Golden State Warriors – 44 vitórias e 38 derrotas
7 Los Angeles Lakers – 43 vitórias e 39 derrotas
8 Minnesota Timberwolves – 42 vitórias e 40 derrotas
9 New Orleans Pelicans – 42 vitórias e 40 derrotas
10 Oklahoma City Thunder – 40 vitórias e 42 derrotas
11 Dallas Mavericks – 38 vitórias e 44 derrotas
12 Utah Jazz – 37 vitórias e 45 derrotas
13 Portland Trail Blazers – 33 vitórias e 49 derrotas
14 Houston Rockets – 22 vitórias e 60 derrotas
15 San Antonio Spurs – 22 vitórias e 60 derrotas
Onde assistir a NBA?
Os jogos dos playoffs da NBA serão transmitidos nos canais BAND, na TV aberta, e ESPN, TNT e SporTV nas operadoras de TV por assinatura. Enquanto isso, as plataformas de streaming Amazon Prime, HBO Max, NBA League Pass e o canal da TNT Sports no Youtube também exibirão os duelos no Brasil.
Para todos os estados, a Bandeirantes exibe um jogo por rodada, sempre à noite, na TV aberta. Já os canais pagos transmitem diferentes partidas desde a fase classificatória até a final. Lembrando que o calendário das transmissões varia em cada semana.
Na internet, o torcedor pode curtir a NBA nos streamings Amazon Prime, HBO Max e NBA League Pass apenas se for assinante, enquanto o canal da TNT Sports no Youtube disponibiliza de graça a transmissão com imagens.
Leia também: Maiores campeões da NBA