Playoffs da NBA 2023: como funciona, times classificados e data dos jogos

Confira a data dos jogos dos playoffs e quem vai jogar a última etapa da competição de basquete

Com o fim da temporada regular, a NBA dá início na fase eliminatória. Seis equipes se classificaram de maneira direta aos playoffs da NBA, enquanto quatro vão brigar pelas últimas duas vagas no torneio Play-In, repescagem da liga de basquete. Confira as datas dos playoffs e como funciona a etapa final da temporada.

VEJA | Quem o Lakers vai enfrentar nos playoffs da NBA 2023

Como funciona os playoffs da NBA?

Os playoffs da NBA indicam a fase eliminatória da liga de basquete mais famosa do planeta. Oito elencos em cada conferência jogam os playoffs, sendo seis classificados de maneira direta e dois através do torneio Play-In, a repescagem do campeonato.

No total, sete jogos são disputados nos playoffs da NBA, onde o time que vencer quatro confrontos primeiro avança para a próxima fase. Na disputa, o time com a melhor campanha tem a vantagem de fazer o sétimo jogo em casa caso seja necessário. Depois da primeira rodada vem a semifinal e a final de cada conferência.

Os dois campeões de ambas as conferências, Leste e Oeste, se enfrentam nas finais da NBA.

Na Conferência Leste estão classificados os times Milwaukee Bucks, Boston Celtics, Philadelphia 76ers, Cleveland Cavaliers, New York Knicks e Brooklyn Nets enquanto Miami Heat, Atlanta Hawks, Toronto Raptors e Chicago Bulls jogam o Play-in.

Já pela Conferência Oeste, estão garantidos nos playoffs os elencos de Denver Nuggets, Memphis Grizzlies, Sacramento Kings, Phoenix Suns, Los Angeles Clippers e Golden State Warriors enquanto Lakers, Minnesota Timberwolves, Pelicans e Oklahoma jogarão o Play-in.

 

Quando começam os playoffs da NBA 2023?

Os jogos dos playoffs da NBA vão começar no sábado, 15 de abril, até o domingo, 18 de junho. Assim que o torneio Play-In acaba, a repescagem da liga de basquete, os oito classificados nos playoffs começam a jogar a série de sete jogos da temporada.

O chaveamento dos playoffs é definido pela própria NBA de acordo com a posição de cada clube nas conferências, ou seja, aquele que tem a melhor campanha claramente vai jogar contra o oitavo colocado.

Como funciona o play-in da NBA?

O torneio play-in da NBA funciona como uma espécie de repescagem para determinar o sétimo e o oitavo colocado aos playoffs de cada conferência. Foi criado durante a pandemia, em 2020, para evitar desigualdade entre os elencos.

Se classificam para o Play-In os times que terminaram da 7ª até a 10ª posição em cada conferência. Serão três jogos em cada conferência para um total de seis jogos.

A sétima e a oitava colocação da conferência se enfrentam em partida única, onde o vencedor se classifica para os playoffs e o perdedor tem uma última chance. Do outro lado, o nono e o décimo colocado disputam o Play-In, onde o perdedor está eliminado e o vencedor jogará contra o perdedor do outro duelo.

Ou seja, as equipes com a sétima e oitava posição terrão duas oportunidades de vencer um jogo para garantiram a vaga nos playoffs.

Jogos do torneio Play-in da NBA 2023

O Play-in será jogado de terça-feira, 11 de abril, até a sexta, 14 de abril, logo após o término da temporada regular e antes do início dos playoffs da NBA.

Confira a tabela de jogos do Play-in.

 

Terça-feira, 11 de abril:
Jogo 1 (Vencedor avança aos playoffs) — Atlanta Hawks x Miami Heat | 20h30 (horário de Brasília)
Jogo 2 (Vencedor vai para os playoffs) — Minnesota Timberwolves x LA Lakers | 23h (horário de Brasília)

Quarta-feira, 12 de abril:
Jogo 3 — Chicago Bulls x Toronto Raptors| 20h (horário de Brasília)
Jogo 4 — Oklahoma City Thudner x New Orleans Pelicans | 22h30 (horário de Brasília)

Sexta-feira, 14 de abril:
Vencedor do jogo 3 x Perdedor do jogo 1 – horário indefinido
Vencedor do jogo 4 x Perdedor do jogo 2 – horário indefinido

Classificação final

Com 58 vitórias e apenas 24 derroas, o Milwaukee Bucks obteve a melhor campanha geral da temporada regular na NBA, levando em consideração as duas conferências. O elenco de Wisconsin terminou em primeiro lugar na Conferência Leste.

Boston Celtics, Philadelphia 76ers e Cavaliers também garantiram a parte de cima do lado Leste, enquanto Denver Nuggets manteve-se na liderança da Conferência Oeste.

Os seis primeiros de cada conferência estão nos playoffs, enquanto do 7º ao 10º jogam o Play-In. Confira a classificação na NBA ao fim da temporada regular.

 

CONFERÊNCIA LESTE
1 Milwaukee Bucks – 58 vitórias e 24 derrotas
2 Boston Celtics – 57 vitórias e 25 derrotas
3 Philadelphia 76ers – 54 vitórias e 28 derrotas
4 Cleveland Cavaliers – 51 vitórias e 31 derrotas
5 New York Knicks – 47 vitórias e 35 derrotas
6 Brooklyn Nets – 45 vitórias e 37 derrotas
7 Miami Heat – 44 vitórias e 38 derrotas
8 Atlanta Hawks – 41 vitórias e 41 derrotas
9 Toronto Raptors – 41 vitórias e 41 derrotas
10 Chicago Bulls – 40 vitórias e 42 derrotas
11 Indiana Pacers – 35 vitórias e 47 derrotas
12 Washington Wizards – 35 vitórias e 47 derrotas
13 Orlando Magic – 34 vitórias e 48 derrotas
14 Charlotte Hornets – 27 vitórias e 55 derrotas
15 Detroit Pistons – 17 vitórias e 65 derrotas

 

CONFERÊNCIA OESTE
1 Denver Nuggets – 53 vitórias e 29 derrotas
2 Memphis Grizzlies – 51 vitórias e 31 derrotas
3 Sacramento Kings – 48 vitórias e 34 derrotas
4 Phoenix Suns – 45 vitórias e 37 derrotas
5 Los Angeles Clippers – 44 vitórias e 38 derrotas
6 Golden State Warriors – 44 vitórias e 38 derrotas
7 Los Angeles Lakers – 43 vitórias e 39 derrotas
8 Minnesota Timberwolves – 42 vitórias e 40 derrotas
9 New Orleans Pelicans – 42 vitórias e 40 derrotas
10 Oklahoma City Thunder – 40 vitórias e 42 derrotas
11 Dallas Mavericks – 38 vitórias e 44 derrotas
12 Utah Jazz – 37 vitórias e 45 derrotas
13 Portland Trail Blazers – 33 vitórias e 49 derrotas
14 Houston Rockets – 22 vitórias e 60 derrotas
15 San Antonio Spurs – 22 vitórias e 60 derrotas

Onde assistir a NBA?

Os jogos dos playoffs da NBA serão transmitidos nos canais BAND, na TV aberta, e ESPN, TNT e SporTV nas operadoras de TV por assinatura. Enquanto isso, as plataformas de streaming Amazon Prime, HBO Max, NBA League Pass e o canal da TNT Sports no Youtube também exibirão os duelos no Brasil.

Para todos os estados, a Bandeirantes exibe um jogo por rodada, sempre à noite, na TV aberta. Já os canais pagos transmitem diferentes partidas desde a fase classificatória até a final. Lembrando que o calendário das transmissões varia em cada semana.

Na internet, o torcedor pode curtir a NBA nos streamings Amazon Prime, HBO Max e NBA League Pass apenas se for assinante, enquanto o canal da TNT Sports no Youtube disponibiliza de graça a transmissão com imagens.

 

Leia também: Maiores campeões da NBA

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes