Entenda como funciona o Play-In, novo formato da NBA
Torneio secundário ajuda equipes na NBA a atingirem os playoffs; veja como funciona e quando começa o Play-In
Para não prejudicar equipes durante a pandemia do Coronavírus, a NBA alterou o formato da competição durante a fase eliminatória. O Play-In foi criado para ajudar times a alcançarem os playoffs. Ao todo, oito equipes se classificam para o mata-mata. Então, veja como funciona o novo sistema adotado pelo torneio de basquete.
Como funciona a NBA?
A NBA divide as suas equipes em dois grupos: a Conferência Leste e Oeste, contando com quinze times em cada uma. Dessa maneira, 72 jogos acontecem pela temporada regular. Cada vitória vale um ponto e a derrota nenhum. Já o empate não existe na NBA, tendo a prorrogação em quadra se necessário.
Ao final da temporada regular, os oito primeiros times da tabela em cada Conferência, ou seja que tiveram a melhor campanha, se classificam para os playoffs da NBA. Então, o vencedor de cada Conferência vai para a final, disputando em uma série de sete jogos. Quem vencer primeiro quatro jogos é o campeão.
Quem são os maiores pontuadores da NBA na história?
O que é o Play-In na NBA?
No modelo tradicional da NBA, as oito melhores equipes de cada Conferência, Leste e Oeste, se classificam para os playoffs diretamente, garantindo assim a classificação a fase final indo para as quartas, semifinais e então, a final.
Entretanto, desde a temporada 2020 devido à pandemia do coronavírus, a competição aderiu ao modelo Play-In. Ao todo, os seis melhores times de cada Conferência se classificam direto aos playoffs, enquanto as equipes que terminarem entre o sétimo e décimo lugar irão disputar as outras duas vagas restantes. Assim, o sétimo colocado enfrenta o oitavo, com o vencedor ganhando a sétima vaga para os playoffs. Já o perdedor deste confronto joga contra o vencedor do duelo entre o nono lugar e o décimo, ganhando também a última vaga.
Quando acontece o Play-In na NBA?
De acordo com o site oficial da NBA, o torneio Play-In é realizado sempre entre o mês de abril ou maio, ou seja, após o término da temporada regular. Dessa maneira, não existe empate na NBA, quem alcançar o maior número de vitórias possíveis ganha.
O calendário da NBA pode sofrer alteração em cada temporada.
O que acontece com os vencedores do Play-In?
O vencedor do duelo entre o sétimo e oitavo colocado de cada Conferência é o sétimo classificado aos playoffs, enfrentando o segundo colocado da tabela geral. Já o segundo ganhador, ou seja, a equipe que vencer o duelo pelo Play-In termina em oitavo lugar, jogando contra o primeiro colocado da sua Conferência.
Onde assistir a NBA?
No Brasil, a NBA possui transmissão dos canais BAND, na TV aberta, e SporTV, ESPN e TNT na TV fechada. Além disso, o torcedor também pode acompanhar todos os jogos através das plataformas de streaming Amazon Prime, NBA League Pass, Star Plus e no Youtube da TNT Sports.
A emissora da Bandeirantes é a única na TV aberta que dispõe do direito de transmissão. O contrato termina este ano, e o canal ainda não indicou se irá renovar a participação.
Já na TV paga, os canais SporTV, ESPN e TNT dividem o calendário da temporada regular e dos playoffs até as finais por todo o Brasil. Todas as opções estão disponíveis em operadoras de TV por assinatura.
Na internet, os streamings Amazon Prime, NBA League Pass e Star Plus são opções ao apaixonado por NBA, enquanto o canal da TNT Sports no Youtube exibe de graça as partidas.
Leia também: Maiores campeões da NBA