Alison dos Santos: conheça a história do atleta até a medalha de bronze

Brasileiro conquistou medalha de bronze na prova dos 400m com barreiras em Tóquio

Com apenas 21 anos, Alison dos Santos marcou o tempo de 46s72 na prova dos 400m com barreiras no Atletismo e garantiu a medalha de bronze pelos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, na madrugada desta terça-feira, 3 de agosto de 2021. A nova sensação da delegação brasileira completou a prova em bom tempo e mostrou ao mundo que veio para ficar. Confira então como foi Alison no Atletismo das Olimpíadas.

Quem é Alison dos Santos, o “Piu” do Atletismo

Nascido em São Joaquim da Barra, estado de São Paulo, Alison Brendom Alves dos Santos é a nova promessa do atletismo. Disputando os 400m com barreiras, o rapaz de apenas 21 anos promete deixar a sua marca na história no esporte.

Atualmente, Alison defende o Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, onde disputa torneios e até mesmo Mundiais mundo afora. Em seu histórico, contabiliza uma medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de Lima em 2019, e  prata no Mundial de Revezamento em 2021. Além disso, Alison também é campeão sul-americano e já quebrou 7 recordes.

Em relato escrito na página oficial do Pinheiros, Alison revela que seu começo no Atletismo foi um pouco complicado, já que praticava outra modalidade no projeto social do judoca Branco Zanol em sua cidade natal. Até que, um dia, um amigo o levou para conhecer as instalações do Atletismo e, mesmo sendo muito tímido, o garoto escolheu trocar de esporte.

Antes do Pinheiros, defendeu o clube Edson Luciano, em São Joaquim da Barra. Quando tinha apenas 10 meses, Alison sofreu um acidente doméstico quando uma panela de óleo quente caiu sobre ele, causando queimaduras de terceiro grau. Ele ficou na UTI por dois meses, com familiares preocupados com o garoto. O acidente deixou cicatrizes na parte superior da cabeça e testa.

Mas, no final das contas, Alison se recuperou e hoje é um grande barreirista olímpico, entregando alegria em Tóquio, o seu primeiro Jogos Olímpicos.

A
Alison no pan-americano de lima, no peru. Foto: twitter oficial reprodução / @piuzer

Alison é medalha de bronze nos 400m com barreiras no Atletismo dos Jogos Olímpicos 2021

Em belíssima prova, Alison dos Santos conquistou a medalha de bronze para o Brasil sob o tempo de 46.72. O brasileiro ficou atrás do norte-americano Rai Benjamin com o tempo de 46s17, em segundo lugar, e do norueguês Karsten Warholm, com a medalha de ouro, que bateu o recorde mundial com 45s94.

Piu, como é carinhosamente chamado, começou bem a prova e seguiu pulando todas as barreiras da prova em quarto lugar. Na reta final, conseguiu ultrapassar o atleta do Catar, Samba, e o australiano Kyron McMaster, terminando em terceiro lugar para garantir a medalha de bronze no atletismo das Olimpíadas em 2021.

Asffs
Alison ganhou a medalha de bronze em tóquio. Foto: júlio césar guimarães/cob

Música e simpatia marcam passagem de Alison nas Olimpíadas

Não há como negar que, além de ótimo atleta, Alison também é simpatia pura. Depois de passar pela bateria da prova dos 400m com barreiras e confirmar a vaga na semifinal, Alison concedeu entrevista ao canal SporTV, da rede Globo.

Com muita alegria, comemorou a classificação e falou sobre a importância de disputar os Jogos Olímpicos. No entanto, o que realmente chamou a atenção foi o amor de Alison pela música e dança até mesmo durante o aquecimento antes das provas oficiais. Na entrevista, sobrou tempo até para o atleta citar Rayssa Leal, a skatista ganhadora da medalha de prata no Individual Feminino pelo Street, que também dançou na final.

 

Leia também – Agenda das Olimpíadas 2021: programação e horários de terça – 03/08 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes