7 estádios que vão sediar o futebol Olimpíadas 2021
Ao todo, serão sete estádio em seis cidades do Japão durante todas as etapas da competição em futebol masculino
Os Jogos Olímpicos, o maior evento esportivo do mundo, terá sua edição em 2021 realizada no Japão, tomando todas as precauções necessárias para evitar o contágio do Covid-19 nas diferentes cidades do país. O futebol é uma das modalidades mais esperadas por apaixonados do esporte, com equipes renomadas em campo todos os anos. Em 2021, não será diferente, onde 16 equipes buscam a medalha de ouro. Então, conheça os sete estádios onde serão realizados os jogos do futebol nas Olimpíadas.
A fase de grupos no futebol das Olimpíadas de Tóquio tem início em 21 de julho, seguindo até a grande final realizada em 7 de agosto de 2021
Como funciona o futebol nos Jogos Olímpicos?
O futebol masculino nos Jogos Olímpicos reúne 16 equipes dos mais diferentes continentes. Quatro grupos com quatro seleções disputam a classificação. Dessa maneira, os dois primeiros em cada grupo avançam para as quartas de final, tornando-se mata-mata a partir daí. Então, as semifinais chegam e, finalmente, a final, revelando o dono da medalha de ouro e prata na edição das Olimpíadas.
Do outro lado, no futebol feminino, apenas 12 equipes participam do torneio em três grupos com quatro integrantes cada. Assim, os dois melhores se classificam, seguindo para as quartas, semis e finalmente a final, realizada no Estádio Olímpico de Tóquio.
Veja os grupos do futebol pelas Olimpíadas de 2021 em Tóquio
Realizado pela FIFA, todas as 16 seleções do futebol masculino já conhecem os grupos das Olimpíadas. O time brasileiro, atual dono da medalha de ouro, foi cabeça de chave, integrando o grupo D, jogando contra Costa do Marfim, Alemanha e Arábia Saudita. Confira então todos os quatro grupos.
Grupo A: Japão, África do Sul, México e França
Grupo B: Nova Zelândia, Coreia do Sul, Honduras e Romênia
Grupo C: Egito, Espanha, Argentina e Austrália
Grupo D: Brasil, Alemanha, Costa do Marfim e Arábia Saudita
Quanto ao feminino, os grupos também já são conhecidos. Diferentemente do masculino, três grupos com quatro seleções em cada são feitos para decidir quem será o grande dono da medalha principal do torneio em 2021.
Grupo E: Japão, Canadá, Grã-Bretanha e Chile
Grupo F: China, Brasil, Zâmbia e Holanda
Grupo G: Suécia, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia
Conheça os 7 estádios que sediarão o futebol nas Olimpíadas de Tóquio em 2021
Ao todo, seis cidades serão responsáveis por sediarem os jogos de futebol nas Olimpíadas de 2021 no Japão. São elas Kashima, Miyagi, Saitama, Sapporo, Tóquio e Yokohama. Dessa maneira, veja todas as arenas que estão no cronograma oficial para as competições em busca do ouro, prata e bronze na edição.
Estádio Kashima tem capacidade para 40 mil pessoas
A cidade de Kashima, na província de Ibaraki, é cercada por água, situada entre o Oceano Pacífico e o Lago Kitaura, além de ser a casa da equipe do Kashima Antlers. Além disso, também é a casa do Estádio Kashima, com capacidade máxima para 40 mil pessoas nos confrontos.
Por fim, o estádio recebeu três jogos da Copa do Mundo em 2002, sendo todos eles pela fase de grupos da competição. O primeiro foi entre Argentina e Nigéria, com a vitória por 1 a 0 dos argentinos pelo grupo F. Depois, Alemanha e Irlanda ficaram no empate em 1 a 1 pelo grupo E.
Fechando a lista, viu a Croácia vencer por 2 a 1 a seleção da Itália no grupo G.
Estádio Miyagi receberá jogos de futebol nas Olimpíadas de Tóquio 2021
A região de Miyagi, em Sendai, é conhecida mundialmente por sua história com samurais, já que não fundada há mais de 400 anos. O Festival Tanabata é a grande atração da cidade, com desfiles, decorações, eventos culturais e exposições sobre o tema.
Mas, além disso, a região também conta com o Estádio Miyagi. Na Copa do Mundo de 2002, recebeu três partidas da Copa do Mundo de 2002, sendo duas na fase de grupos com o empate em 1 a 1 da Suécia e Argentina pelo grupo F e a vitória do México por 2 a 1 no Equador pelo grupo G. Por fim, nas oitavas, sediou o confronto entre Japão e Turquia, dando a vitória aos turcos.
Também integrou o quadro de arenas na Copa do Mundo Feminina Sub-20 da FIFA 2012. Com capacidade para 49 mil torcedores, seu design é semelhante a lua crescente.
Estádio Saitama integrou quadro da Copa do Mundo em 2002
Com capacidade para 63.000 lugares, é um dos maiores estádios de futebol localizado no Japão. Durante a Copa de 2002, recebeu três jogos na fase de grupos e um na semifinal. Primeiramente foi palco do empate entre Suécia e Inglaterra por 1 a 1 no grupo F, depois viu o empate pelo grupo H entre Japão e Bélgica por 2 a 2 e, por fim, a vitória de Camarões em 1 a 0 contra a Arábia Saudita.
No dia 26 de junho de 2002, foi o grande palco da vitória por 1 a 0 do Brasil contra a Turquia, consagrando-se campeão do mundo diante da Alemanha dias depois.
Estádio de Sapporo pode receber 40 mil torcedores
Casa do Hokkaido Consadole Sapporo, da primeira divisão japonesa, o Estádio de Sapporo também foi palco da Copa do Mundo de 2002 em três oportunidades. Com capacidade para 40 mil torcedores, o Sapporo viu a vitória por 8 a 0 da Alemanha diante da Arábia Saudita no grupo E, a Inglaterra se consagrar em 1 a 0 contra a Argentina pelo grupo F e, por fim, a Itália bater por 2 a 0 o Equador no grupo G.
Além disso, Sapporo também participou dos Jogos Olímpicos de Inverno em 1972.
Estádio de Yokohama foi palco de Mundial entre Corinthians e Chelsea
A arena de Yokohama é, sem dúvidas, umas das mais famosas do Japão. Isso porque o estádio já recebeu diversas finais, entre elas a final da Copa do Mundo de 2002 e a da Copa das Confederações em 2001. A casa do Yokohama Marinos tem capacidade para 70.000 pessoas e, em 2012, viu a sua arquibancada lotada de corintianos no confronto entre Corinthians e Chelsea que deu o primeiro título do torneio aos paulistas.
Agora, em 2021, Yokohama receberá grandes confrontos pelos Jogos Olímpicos, incluindo jogos do Brasil na fase de grupos e eliminatórias.
Estádio Nacional de Japão, em Tóquio, também vai participar dos Jogos Olímpicos em 2021
Grande clássico de Tóquio, o Estádio Olímpico foi a casa oficial do Japão durante os Jogos Olímpicos de Verão de 1964 no país. Em 2016, ele foi completamente reformulado, segundo o site da FIFA, para receber os confrontos de futebol em 2021 para as Olimpíadas.
Dessa maneira, o Estádio Olímpico receberá a cerimônia de abertura e encerramento da edição, além de disputas de atletismo e futebol. Assinado pelo arquiteto Kengo Kuma, tem capacidade máxima para 68 mil torcedores.
Estádio de Tóquio vai participar dos Jogos Olímpicos em 2021
Com capacidade para 50.000 torcedores, está localizado na área de Chofu, na parte oeste de Tóquio, no Japão, tornando-se um dos principais pontos turísticos da região. Além de futebol, o Estádio de Tóquio também receberá partidas de pentatlo e rúgbi nos Jogos Olímpicos em 2021.
Por ser um estádio novo, não participou de grandes atrações como os outros na lista, mas ainda assim possui uma estrutura fenomenal tanto dentro quanto fora de campo.