Transformação digital: 5 passos para migrar seu negócio para a internet
Estar presença no meio digital é tornar sua microempresa acessível. Confira 5 passos para tornar sua microempresa digital e conquistar novos clientes.
Migrar sua microempresa física para o meio digital é tornar sua marca visível. Empreender em meio a pandemia pode salvar o seu negócio, além de ampliar o seu reconhecimento e ganhar novos clientes. As redes sociais são grandes aliadas do marketing digital. Ainda que com as portas fechadas, ou comércio com horário reduzido, no formato digital, seu negócio está disponível em qualquer hora e lugar. A seguir, confira 5 passos para transformação digital do seu negócio, segundo o Sebrae.
Crie uma conta on-line para sua microempresa
Estar presente nas redes sociais é um bom caminho para tornar a sua microempresa digital. Então, perfis em plataformas de mídias sociais, como Facebook e Instagram, são maneiras de expandir sua clientela.
Além disso, apresentar produtos/serviços como fotos, pequenos vídeos facilita a sua vendas e também atrai pessoas interessadas nesse tipo de negócio.
Conheça o seu público para a transformação digital
Saber os interesses do seu público e onde ele está são aspectos fundamentais. Isso tem relação direta com a ferramenta digital específica para a sua microempresa digital.
Também, você pode realizar pesquisas on-line para conhecer melhor a clientela e potenciais clientes. Para isso, existem algumas plataformas para formulários virtuais simples, Google Forms por exemplo, e que podem fazer diferença para migrar a sua microempresa para o formato digital.
No entanto, é necessário entender o funcionamento de cada plataforma social, de acordo com o seu público-alvo. Por exemplo, jovens utilizam mais o Instagram que o Facebook. Sabendo disso, o jornal DCI preparou 10 dicas de como vender pelo Instagram, então para conferir clique aqui.
Canais de comunicação da microempresa digital
Meios de contato e relacionamento com o cliente é a melhor forma de conquistar credibilidade e fidelização. Disponibilize, além de perfis em redes sociais, telefone, e-mail e endereço da sua microempresa digital.
A respeito disso, a consultora do Sebrae, Cássia Godinho afirma que ainda é importante ter contato direto com o cliente, e não apenas digital. “Ligue por “telefone, marque reuniões comerciais, realize eventos com clientes atuais e potenciais, ofereça benefícios personalizados para a necessidade de cada um, disponibilize informação relevante, esbanje simpatia”, diz Cássia.
A comunicação pós-venda ou prestação de serviço também é importante. Garanta que o seu cliente possa ter algum suporte, caso o produto apresente defeito e eventuais trocas. Além disso, resolver problemas de maneira rápida e eficaz permite melhores recomendações e indicações a sua microempresa.
Aposte nas parcerias para a transformação digital
Fazer parcerias com negócios que tenham o mesmo público-alvo é sinônimo de reconhecimento. Por exemplo, sua microempresa é de estética, você pode fazer parcerias com academias crossfit, nutricionista ou uma loja de cosméticos e alimentação fitness. Isso é um dos modos de atingir um público que sem a parceria, não seria possível. Oferecer descontos, vale-presentes, mimos também são formas de fidelizar clientes.
Porém, faça um planejamento financeiro e de demandas. Não adianta ter um número considerável de clientes, se não pode atendê-los com qualidade. Além disso, também não é necessário fazer gastos expressivos. Portanto, economize e preze pelo bom atendimento e assim, desenvolver sua microempresa digital.
Mantenha sua microempresa digital atualizada
Uma microempresa digital deve estar atenta às novas demandas e possíveis interesses do público-alvo. Estar atento à tendências nas mídias sociais, é extremamente importante para longevidade do seu negócio. Além disso, mantém sua marca forte.
Logo, estar um passo à frente é um grande diferencial. Observe a concorrência e novas oportunidades de engajamento nas redes, principalmente.
Por fim, você pode aprimorar o seu conhecimento realizando cursos on-line sobre microempreendedorismo, marketing digital e gestão de negócios, disponíveis na internet.