Startup aposta em ‘comida de mãe’ para rentabilizar venda de marmitex

A Eats For You desenvolveu convênio com donas de casa para auxiliar na montagem, preparo e distribuição de comida ao longo da semana.

A Eats For You, startup paulistana para entrega de alimentos, desenvolveu convênio com donas de casa para auxiliar na montagem, preparo e distribuição de comida ao longo dos dias da semana. A plataforma (site e app) permite ao usuário pedir seu almoço até as 10 e 30 AM e retirá-lo em um trailer ou recebê-lo por delivery, com taxa de entrega máxima de R$ 8,50 em um raio de 7Km de distância. Ainda apenas em Alphaville, a empresa tem 25 cozinheiras ativas e 300 em treinamento, pretendendo atingir as 1500 parceiras e atuar nos principais centros do Sudeste.

Com doze funcionários, a empresa foi fundada em março por seu atual CEO, Nelson Andreatta, que veio de Cuiabá para São Paulo há sete meses. A ideia partiu do objetivo de rentabilizar comida caseira via tecnologia. “Na hora do almoço, não aguentava mais comer comida de restaurante, sempre com o mesmo tempero. Olhava ao redor e via os prédios residenciais, imaginava as donas de casa temperando aquela comida gostosa, daí pensei em criar algo que permitisse transformar isso em um serviço rentável”, conta.

Por atuar no setor de branding no Mato Grosso, o empreendedor desenvolveu todo o aparato técnico e logístico do projeto. O candidato passa por avaliação e orientação técnica para anunciar seus pratos, com controle nutricional sob cartilha da ANVISA. “Depois lhe fornecemos talheres, avental, embalagem, lacre e guardanapos com nossa identidade visual para comercializar o produto”. Atualmente, a aplicação tem de dez a doze opções de comidas por dia. Por ter muitas empresas e alta demanda alimentícia, Alphaville foi o lugar escolhido para começar. Para isso, a companhia um posicionou o trailer em um ponto estratégico do bairro. As entregas a domicílio ou escritório são feitas via empresa de motoentrega conveniada. Além delas, há uma terceira opção de retirada, em veículos menores batizados de food bikes, unidades móveis espalhadas pela área.

Comida de mãeComida barata

A faixa de preço dos pratos vai de R$ 14 aos R$ 16. Somando ao valor de entrega, o preço máximo por marmita é de R$ 24,50, uma economia de até 40% em relação à média dos restaurantes locais (R$ 22,00). As prestadoras têm liberdade de montar seu menu e orçá-lo no valor que deseja, ficando a startup responsável por fechar o preço na consultoria técnica. Cada uma delas pode ofertar até dois pratos diários. A partir da 300ª venda, este número fica livre de restrições.  “Já totalizamos 7mil pedidos desde março. Com o sistema de cadastro, o usuário já saberá o que será servido no dia. Por exemplo: uma cozinheira fará 10 frangos caipira na terça, o usuário o compra, recebe no endereço ou retira no trailer e avalia serviço e sabor da comida (de 0 a cinco estrelas), sendo necessário essa classificação para pedir de novo. Os comentários são opcionais”, diz Andreatta.

Depois de feita a venda, é  descontada uma taxa de intermediação de R$ 2,13/venda, que é destinada à empresa. O nosso desafio foi este. “Não posso ter uma oferta muito grande de cozinheiras sem demanda por pedidos, e também não posso ter uma região com demanda de pedidos e uma oferta baixa de marmitas. Esta questão ficou resolvida com essa tarifa baixa de ponte entre produtor e consumidor”, finaliza. Capitalizada por um fundo de investimentos, a iniciativa pretende ampliar as localidades atendidas, montando trailers nos grandes centros empresariais de São Paulo até o final de 2018. Para 2019, a meta será ampliar o horário de funcionamento, passando a funcionar aos finais de semana, feriados e no período noturno. Além disso, está prevista a inclusão de sobremesas, sucos e lanches artesanais no cardápio.

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