Saiba como emitir boleto DAS e DASMEI pela internet

O DAS é o boleto de tributação do Simples Nacional para micro e pequenas empresas, além de microempreendedores individuais. Saiba como emitir

Emitir boleto DAS é a maneira do empreendedor estar em dia com a Receita Federal. Sendo assim, micro empresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP), mas também microempreendedores individuais (MEI) precisam contribuir mensalmente pelo Simples Nacional.

O boleto DAS tem emissão pelo portal da Receita Federal, apenas com o CNPJ, CPF e confiirmação de segurança. Além disso, é necessário ter login na plataforma.

Por fim, vale ressaltar que a emissão do boleto corresponde ao porte da empresa. Para micro e pequenas empresas (ME e EPP), o tributo é pelo PGDAS. Já para MEIs, é o PGMEI. Sabendo disso, confira passo a passo de como emitir.

Como emitir o boleto do Simples Nacional? 

O boleto do Simples Nacional é o Documento Arrecadação do Simples (DAS). Dessa forma, para emitir o DAS, para micro e pequena empresa, basta seguir alguns passos, como:

  • Acessar o site oficial do Simples Nacional (https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/) e buscar a opção PGDAS no lado direito da página.
  • Lá você poderá optar para acessar com o Certificado Digital ou com o Código de Acesso. Caso não possua nenhum dos dois será necessário gerar o código de acesso.
  • Acesse a página de “gerar código” (https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/controleAcesso/GeraCodigo.aspx)
  • Guarde o seu código de acesso com segurança, pois ele sempre será solicitado para realizar quase todas as operações dentro do sistema do Simples Nacional.
  • Quando já estiver com o código de acesso ou certificado digital, você deverá preencher os dados para efetuar o login no sistema. Os dados são: CNPJ de sua empresa, CPF do responsável e confirmação de segurança.
  • Quando acessar o sistema é só seguir os passos e emitir o seu boleto.

Após a confirmação, o boleto irá aparecer na tela e poderá ser impresso para pagamento em agências bancárias ou casas lotéricas ou por meio de internet banking, em computadores ou dispositivos móveis. Caso possua certificado digital o acesso será mais simples e a interface de emissão será a mesma.

Contudo, para MEI os passos são diferentes, principalmente pela plataforma de emissão do DAS. Enquanto, o DAS para micro e pequena empresa é no portal do Simples Nacional, PGDAS, o do MEI pelo PGMEI.

Como  emitir o DAS MEI?

  • Acesse o portal do empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/)disponibilizado pelo Governo Federal
  • Clicar na opção “SERVIÇOS”, localizada em “JÁ SOU” à direita da página.
  • Feito isso, você deve clicar em “PAGUE SUA CONTRIBUIÇÃO MENSAL” e em seguida na opção “BOLETO DE PAGAMENTO”.
  • Agora é o momento de digitar o seu CNPJ e em seguida os caracteres de segurança, com isso, irá acessar o sistema e o seu boleto será gerado.
  • Siga os passos e o imprima para efetuar o pagamento. Esses são os mesmos passos para gerar a segunda via do boleto, caso a primeira já esteja vencida.

Além disso, tem a opção de emissão do DASMEI  pelo portal da Receita Federal do Simples Nacional, o PGMEI. Isso porque essa página é o Programa Gerador do DAS para o MEI (http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Aplicacoes/ATSPO/pgmei.app/Identificacao)

 

Leia também

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes