Instagram Guias: conheça o recurso que ajuda na curadoria de conteúdos
Só em 2020, o Instagram lançou uma série de novidades para aumentar o engajamento dos usuários e facilitar a compra. Conheça aqui o Instagram Guias e outros recursos.
O Instagram Guias foi um das novidades lançadas esse ano e vem mudando a forma como consumimos conteúdo na plataforma. Esse recurso permite que o usuário crie suas próprias curadorias de imagens e vídeos que foram postados no IGTV e feed.
Ficou curioso para conhecer mais sobre essa ferramenta? Acompanhe a matéria.
Instagram Guias: o que é e como utilizá-lo?
Já pensou em reunir os seus posts por temas e deixá-los disponíveis para os seus seguidores? Pois agora influenciadores digitais, figuras públicas e organizações já tem um espaço para separar as suas postagens por categorias.
O Instagram Guias foi criado em maio deste ano, e teve como foco inicial conteúdos de bem-estar. No entanto, é possível compartilhar conteúdos importantes como dicas para controlar a ansiedade, prevenção da depressão, além de outros assuntos da área da saúde.
E por falar nisso, essa novidade é bastante significativa, sobretudo nesses tempos de pandemia. Agora ficou mais fácil para médicos e órgãos governamentais divulgarem informações relevantes acerca da Covid-19 para os usuários que acessarem o Instagram Guias.
Ou seja, através desse recurso, as empresas podem agrupar os seus vídeos e fotos. Além disso, elas podem incluir títulos para que outras pessoas possam identificar o seu conteúdo.
Para ter acesso aos agrupamentos é necessário entrar num perfil que tenha criado a curadoria. Em seguida, o usuário deve clicar no ícone de livro e depois escolher o tipo de conteúdo que deseja consumir.
Segundo a rede social, o Instagram Guias ficou disponível para todos os usuários no dia 17 de novembro. Além disso, os conteúdos poderão ser compartilhados nas stories ou via direct para outras pessoas. O guias pode ser utilizado nos sistemas IOS e Android.
Outros lançamentos importantes do Instagram em 2020
Além do Instagram Guias, a mídia social desenvolveu uma série de recursos para aumentar o engajamento dos usuários. Além disso, as Stories vem ganhando cada vez mais destaque, juntamente com as lives.
Então, listamos aqui algumas novidades para te ajudar a se atualizar.
Conheça o Reels, recurso que veio para competir com o TikTok
Certamente, o reels foi uma das novidades que mais chamaram a atenção do usuário do Instagram. Ele foi criado com o objetivo de desbancar o TiTok, outra rede social queridinha do momento.
Nessa ferramenta é possível editar vídeos com clipes de até 15 segundos. Através do Reels o usuário ainda consegue adicionar filtros, selecionar um áudio, mudar a velocidade e cortar algumas cenas.
Vale salientar que o Instagram vem dando destaque aos vídeos feitos no Reels, estimulando cada vez mais pessoas a produzirem. Essa é uma ótima oportunidade para influenciadores digitais e empresas que desejam uma maior visibilidade na plataforma.
Liberação de compras diretamente do aplicativo
Já se imaginou comprando produtos numa rede social? Através do Instagram Shopping já é possível efetuar compras diretamente do aplicativo.
Agora é só escolher o produto, colocar os dados do cartão de crédito e finalizar a compra em poucos minutos.
Sem dúvidas, essa novidade veio beneficiar empresas de diversos tamanhos. Isso porque agora possuem mais um canal de vendas para disponibilizar ao seu cliente.
Tags de compras nas legendas dos posts
Outro recurso incrível para quem possui perfil comercial é poder inserir o valor dos seus produtos nas tags de compras. Ao clicar na tag, o usuário será redirecionado ao site da empresa para que possa conhecer melhor outros detalhes dele.
Lançamento de adesivo para apoiar pequenas empresas
O Instagram também lançou esse ano o Sticker “Apoie as pequenas empresas”. Esse adesivo ajuda a dar mais visibilidade para negócios que estão começando e precisam de destaque.
Compartilhamento de lives na aba do IGTV – mais uma opção de conteúdo para sua curadoria no Instagram Guias
O Instagram já permite que o usuário salve a live no rolo da câmera. Mas agora ele poderá também deixá-la disponível no IGTV para outros usuários terem acesso.
Essa é uma ótima opção para gerar visibilidade, além de contribuir para aumentar o acervo de criações autorais. Então, se sua live for um sucesso, que tal colocá-la no IGTV?
Assim como o Instagram Guias, a plataforma promete não parar com as atualizações. Por isso, o interessante é que você sempre esteja sempre acompanhando as novidades.