Automação de marketing: conheça 4 ferramentas digitais incríveis

A automação de marketing simplifica os processos e torna as ações internas da empresa muito mais eficazes. Conheça mais sobre a sua importância.

Quem trabalha em agências digitais já ouviu falar em automação de marketing. Esse termo se refere ao uso de tecnologias que permitem otimizar tarefas e reduzir as chances de erro humano.

Sem dúvidas, esse foi um dos grandes avanços dos últimos tempos. Esses sistemas ajudam empresas de todos os tamanhos a melhorar os processos internos e alcançar os resultados esperados.

Então, leia essa matéria para conhecer as principais ferramentas de automação de marketing. Descubra também porque a sua empresa deve investir nessa estratégia.

 

O que é automação de marketing?

Automação de marketing: conheça 4 ferramentas digitais incríveis
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A automação de marketing acontece por meio de tecnologias, que facilitam os processos e melhoram a eficiência das ações internas. Ou seja, o simples disparo de e-mails ou agendamento de posts no Instagram ou outra rede social já são considerados automatizações.

Por mais que as conexões realizadas através de um robô não sejam vistas como positivas pelos clientes, a automação de marketing reduz o tempo gasto em muitas tarefas. Sendo assim, as ações manuais são diminuidas e a equipe terá mais tempo para pensar em outras estratégias.

Vale salientar que as ferramentas de automação podem ser utilizadas em qualquer estratégia de Inbound Marketing. Porém, você deverá analisar cada passo e sobretudo os resultados gerados em cada uma delas.

 

5 benefícios da automação de marketing

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A maioria das empresas de publicidade se beneficiam da automação de marketing. Isso porque esse mercado é bastante competitivo e exige agilidade e resultados expressivos.

Por isso, listamos aqui as principais vantagens em utilizar uma ferramenta digital no seu negócio.

1. Maior potencial para o negócio

Empresas que realizam a automação de marketing têm uma maior escalabilidade. Isso significa que elas tendem a crescer exponencialmente, aumentar as vendas e alcançar mais clientes.

Ao utilizar ferramentas tecnológicas, ela estará investindo também em conhecimento e treinamento. Com mais pessoas especializadas em atender às principais demandas, maior é o potencial competitivo dela.

2. Equipes mais produtiva

Em seguida, utilizar uma ferramenta que automatize os processos dará mais tempo para a equipe trabalhar em outras tarefas. Ou seja, ela ficará menos produtiva e perderá menos tempo em ações manuais, como por exemplo, postar nas redes sociais da empresa, sempre no mesmo dia e horário.

As atividades mecânicas irão reduzir. Sendo assim, os profissionais terão tempo para outras atividades que envolvem uma maior presença humana.

3. Funil de vendas mais eficiente

Ao utilizar a automação de marketing é possível ter uma visão mais abrangente de cada área do funil. Você saberá exatamente o momento de abordar os leads e enviar e-mails para os clientes em potencial.

4. Integração entre os times

Agora todos terão acesso aos processos e dados, num só lugar. Não só a equipe de vendas, como também a de marketing saberá o andamento das tarefas e receberão alertas sobre cada uma delas.

5. Redução de falhas – Uma das principais vantagens da automação de marketing

As chances de erro são mínimas ao utilizar uma ferramenta de automação. É muito fácil esquecer alguma tarefa, mas um envio programado dificilmente irá falhar.

Sem dúvidas, a tecnologia tem sido uma grande aliada das empresas que desejam crescer e reduzir os erros nos processos.

Agora que você já conhece os principais benefícios da automação de marketing, conheça as ferramentas mais usadas.

 

Principais ferramentas de automação de marketing

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Existem muitas ferramentas maravilhosas para realizar a automação de marketing. No entanto, aqui vamos focar apenas em quatro delas. Então, conheça algumas e pesquise mais sobre cada uma.

RD Station Marketing

Essa ferramenta também é muito relevante no Brasil, sobretudo quando se trata de automação de marketing. Ele possibilita a otimização de conteúdos e disparo de email marketing, além de outras funcionalidades.

Mas o RD Station não é gratuito. Ele possui três planos para contratação.

HubSpot Marketing Hub

O HubSpot é um dos sistemas mais usados em toda a América Latina. A ferramenta oferece integração com outros sistemas, acompanhamento de e-mails e opções de teste A/B.

Além disso, o HubSpot possui um dashboard para acompanhamento de resultados e um chat para atendimento.

Mailchimp

Enquanto isso, o MailChimp é perfeito para pequenas empresas que estão iniciando. Ele permite  integração de ferramentas de CRM, a criação de landing pages e edição de imagens. Além disso, ainda há uma quantidade significativa de recursos incríveis.

Leadlovers

Já o Leadlovers foi criado no Brasil e atende bem aos infoprodutores e microempreendedores. Então, se você se enquadra nesse perfil, certamente vai se interessar por essa ferramenta.

Enfim, é muito importante que você contrate uma equipe para cuidar do seu negócio. Um profissional de inbound marketing saberá exatamente como lidar com essas ferramentas de automação de marketing.

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