Fintech brasileira lança programa de fidelidade com criptomoedas
A fintech brasileira Zen vai abrir neste mês um programa de fidelidade baseado em criptomoedas, numa potencial concorrência para os programas de recompensas mais tradicionais.

SÃO PAULO (Reuters) – A fintech brasileira Zen vai abrir neste mês um programa de fidelidade baseado em criptomoedas, numa potencial concorrência para os programas de recompensas mais tradicionais, como Smiles e Multiplus. O projeto começa no dia 14 com um ICO (sigla em inglês para oferta inicial de moedas) do ativo, batizado de capz. A oferta dura por 90 dias, período no qual interessados podem comprar o token por 50 por cento do preço base, de 0,01 dólar cada. “A meta é levantar pelo menos 650 mil dólares”, disse Jorge Vargas Neto, presidente da Zen e idealizador do negócio.
Marketplace de criptomoedas
A operação está sendo assessorada pelo escritório de advocacia Pinheiro Neto.”É um sistema mais transparente, porque a tabela de preços será pública e mais eficiente do ponto de vista contábil para os parceiros, porque eles sabem quanto pagarão pelos pontos”, disse o presidente da Zen, Jorge Vargas Neto. Os pontos não terão prazo de validade e poderão ser negociados entre os participantes, o que resolve um dos principais problemas dos programas tradicionais, a dificuldade em se transferir ou resgatar pontos. Segundo Vargas Neto, negociações com potenciais parceiros estão em andamento com clientes da Zen, como o marketplace de moda Dafiti, o aplicativo de transporte urbano Uber e a empresa de meios de pagamentos iZettle. A Zen oferece crédito a participantes de marketplaces, ou seja, a marca que aparece ao tomador é do parceiro.
(Por Aluísio Alves)