Fintech brasileira lança programa de fidelidade com criptomoedas

A fintech brasileira Zen vai abrir neste mês um programa de fidelidade baseado em criptomoedas, numa potencial concorrência para os programas de recompensas mais tradicionais.

SÃO PAULO (Reuters) – A fintech brasileira Zen vai abrir neste mês um programa de fidelidade baseado em criptomoedas, numa potencial concorrência para os programas de recompensas mais tradicionais, como Smiles e Multiplus. O projeto começa no dia 14 com um ICO (sigla em inglês para oferta inicial de moedas) do ativo, batizado de capz. A oferta dura por 90 dias, período no qual interessados podem comprar o token por 50 por cento do preço base, de 0,01 dólar cada. “A meta é levantar pelo menos 650 mil dólares”, disse Jorge Vargas Neto, presidente da Zen e idealizador do negócio.

Marketplace de criptomoedas

BitcoinO valor máximo da oferta é de 33,3 milhões de dólares. Vargas Neto, foi fundador da Biva, primeira fintech de empréstimo entre pessoas, que foi vendida ao PagSeguro. Segundo ele, os recursos serão usados no desenvolvimento do serviço, que deve ser lançado no primeiro semestre de 2020 com a criação de um portal, uma espécie de marketplace onde os donos da moeda poderão usá-la para resgatar prêmios de empresas parceiras ou negociá-la com terceiros. “Por ter sido concebida especificamente para uso em programa de fidelidade, diferente das criptomoedas mais conhecidas como bitcoin e ethereum, que são consideradas um ativo de investimento, o ICO da capz dispensa aval prévio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM)”, disse Vargas Neto.

A operação está sendo assessorada pelo escritório de advocacia Pinheiro Neto.”É um sistema mais transparente, porque a tabela de preços será pública e mais eficiente do ponto de vista contábil para os parceiros, porque eles sabem quanto pagarão pelos pontos”, disse o presidente da Zen, Jorge Vargas Neto. Os pontos não terão prazo de validade e poderão ser negociados entre os participantes, o que resolve um dos principais problemas dos programas tradicionais, a dificuldade em se transferir ou resgatar pontos. Segundo Vargas Neto, negociações com potenciais parceiros estão em andamento com clientes da Zen, como o marketplace de moda Dafiti, o aplicativo de transporte urbano Uber e a empresa de meios de pagamentos iZettle. A Zen oferece crédito a participantes de marketplaces, ou seja, a marca que aparece ao tomador é do parceiro.

(Por Aluísio Alves)

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