Como vender pelo Instagram: 10 dicas que funcionam em 2020
A rede social oferece uma série de ferramentas que podem ser usadas para interagir com clientes
Vender pelo Instagram tem sido a escolha de muitos empreendedores que iniciam no ramo dos pequenos negócios. A opção pela rede social tem bons motivos, ela disponibiliza vários recursos que permitem interação com seguidores e exposição dos produtos. São stories, caixa de perguntas, destaques, IGTV e o mais recente reels.
Pesquisa de 2019 encomendada pela empresa e desenvolvida pelo Instituto Ipsos, revelou que 73% dos usuários acessam a rede social porque ela permite interação com marcas. Além disso, 42% das pessoas fizeram compras online motivadas pela experiência no Instagram.
Entrevistamos a especialista em marketing digital Joyce Gonçalves que dá dicas de como utilizar a plataforma para dar maior visibilidade ao negócio.
Pesquise antes de começar a vender pelo Instagram
Para criar uma marca é necessário definir o tipo de produto que será ofertado, para então realizar pesquisar como público alvo e concorrentes. Também é essencial produzir um bom logotipo, cuja as cores e design estejam de acordo com seguimento em questão.
Instagram for Business
Com a marca e o logotipo criados é hora de abrir uma conta para vender no Instagram. Ao se cadastrar na rede social, é possível alterar o perfil para conta comercial. Então, nessa modalidade pode-se inserir informações como como horário de funcionamento, endereço e número de telefone. No que tange aos perfis para seguir, é recomendado acompanhar marcas do mesmo ramo.
Bio
A biografia do Instagram fica na parte superior do perfil. Nela é necessário colocar o segmento da marca. Além dos dados já mencionados: horário de funcionamento, endereço e número de telefone. No que tange ao contato telefônico, é interessante direcionar a conversa com os clientes ao WhatsApp Business, de forma a manter organização.
O que postar para conseguir vender pelo Instagram?
Para impulsionar as vendas no Instagram é necessário manter uma frequência de postagens. Joyce diz que o ideal é no mínimo duas postagens por dia, uma no story e outra no feed. Ou postar um dia sim e um dia não no feed, e todos os dias nos stories.
Ademais, entre os conteúdos postados deve-se optar por colocar vídeos e fotos dos bastidores da produção; os seguidores se interessam por isso. Também é recomendado disponibilizar um vídeo contando a história do negócio; o mesmo pode ser publicado na função IGTV, que permite vídeos de mais de um minuto.
Storytelling
Comunicar uma ideia de modo criativo por meio de imagens, palavras e sons é chamado de storytelling. Essa estratégia deve ser levada em conta nas publicações. Segundo Joyce, nas legendas não é interessante colocar sempre um texto falando para o seguidor comprar determinado produto. Ao invés disso pode-se dar dicas de como usá-lo. Se o produto for uma joia, por exemplo, o texto pode indicar peças de roupas que combinem com ela.
Da mesma forma, as fotos também devem contar uma história. Além do ambiente iluminado, deve-se colocar o objeto em um contexto que faça referência a ela. Por exemplo, se a marca for uma papelaria, pode dispor o produtos em uma mesa indicando seu uso escolar.
Destaques
Nos destaques é possível fixar alguns stories, eles ficam logo acima do feed. A especialista em marketing recomenda criar destaques para informações mais detalhadas acerca da marca, feedback de clientes e produtos novos. Cuidado para não exagerar; cinco à dez stories por destaque são o suficiente.
Instagram Shopping
Para vender na plataforma, é interessante ativar o Instagram Shopping. O recurso permite que o usuário crie sua loja dentro rede social. Desse modo, os produtos da foto publicada aparecem com etiquetas com nome e preço. Ao clicar nelas, o usuário é direcionado para outra página onde pode ver todos os produtos ofertados.
Parcerias e influencers
Realizar parcerias com outras marcas e com influencers ajuda no processo de vender pelo Instagram. Nesse sentido, oferecer cupons de desconto exclusivos pra quem comprar por intermédio do influencer é um boa opção.
Disponibilize ofertas para vender pelo Instagram
É razoável oferecer ofertas uma ou duas vezes por mês. Além disso, pode-se considerar oferecer desconto para novos compradores.
Conte o seu diferencial para vender no Instagram
Na construção da marca é necessário definir um diferencial perante as concorrentes. Esse diferencial deve ser explicado aos seguidores, visando mais vendas pelo Instagram.