Telefone do auxílio emergencial: como fazer consulta no número da Caixa

Antes de ligar, vale ter o número do CPF em mãos, ele é necessário para iniciar a consulta.

Quem deseja saber se está incluído na nova rodada do auxílio ou tirar dúvidas sobre o saque do benefício pode ligar para o telefone do auxílio emergencial. O número é de central telefônica da Caixa Econômica Federal e as ligações são gratuitas. Antes de ligar, vale ter o número do CPF em mãos, ele é necessário para iniciar a consulta.

A nova rodada do auxílio emergencial prevê o pagamento de quatro parcelas, com valor de R$ 150, R$ 250 ou R$ 375, variando de acordo com a composição familiar. Os depósitos e liberação para saque já estão em andamento.

Qual é o número de telefone do auxílio emergencial?

O número do telefone do auxílio emergencial é o 111, por meio dessa central telefônica da Caixa o cidadão consegue tirar dúvidas sobre o pagamento do benefício deste ano. O horário de funcionamento é das 7h às 22h, de segunda à domingo. A central é exclusiva para oferecer orientações sobre o auxílio emergencial, ao passo que a ligação é gratuita.

É a Caixa que realiza os pagamentos do benefício para as pessoas que foram selecionadas pelo Ministério da Cidadania. Esse banco também tem a responsabilidade de oferecer canais para atendimento aos beneficiários sobre as parcelas.

Nessa nova rodada do auxílio emergencial não houve necessidade de inscrição, então não é possível ligar para a central 111 para fazer um cadastro no benefício. O Ministério da Cidadania selecionou os beneficiários de 2021 com base naqueles que receberam as parcelas do ano passado. Dessa forma, só faz parte da nova rodada quem estava elegível para o auxílio em dezembro de 2020 e atende às regras da atual edição.

Como consultar o auxílio emergencial pelo telefone?

Então, para saber se está incluído na atual rodada do benefício e tirar dúvidas sobre depósitos e saques, o cidadão deve ligar para o número 111 de seu celular ou telefone fixo. Não é preciso se preocupar se o celular está com crédito, afinal a ligação é gratuita. Para conseguir falar com atendente, é necessário ligar dentro do horário de funcionamento da central.

Logo no início da ligação para o telefone do auxílio emergencial, a pessoa é informada por atendimento eletrônico que deve indicar o seu CPF para conseguir obter orientações sobre o benefício. Sendo assim, é preciso abrir o teclado do celular e digitar o seu número de CPF ou o de quem deseja consultar o auxílio.

Depois disso, você será informado se há ou não parcelas do auxílio disponíveis para o CPF indicado. Para tirar outras dúvidas basta prosseguir com o atendimento e escolher entre as opções oferecidas.

Como ligar para o Caixa Tem?

Quem está com problemas no aplicativo Caixa Tem também pode encontrar a solução ao ligar para a central telefônica 111. No telefone do auxílio emergencial, será possível obter orientações sobre como desbloquear o aplicativo, por exemplo. Em alguns casos será necessário ir até uma agência da Caixa e levar documentos de identificação.

Por meio do aplicativo Caixa Tem, os beneficiários do auxílio conseguem acessar a poupança social digital, que é a conta em que ocorrem os depósitos das parcelas. Nesta plataforma, pode-se ver o saldo e conferir o extrato de pagamentos. Bem como, realizar pagamentos de boletos e contas domésticas, compras online com o Cartão de Débito Virtual, transferências, pagamentos em estabelecimentos com uso de QR Code e transações com o Pix.

Quem entra no aplicativo e recebe a mensagem de que o CPF está cadastrado em muitos celulares, deve ir até uma agência da Caixa, explicar a situação e pedir a exclusão do aparelho que não usa mais para acesso no Caixa Tem. Isso acontece porque há limite de celulares para uso de um mesmo usuário.

Já quem não está recebendo o código de acesso para a plataforma, pode ter informado o número do telefone errado no momento do cadastro. Nesse caso também é necessário ir a uma agência da Caixa e pedir a alteração deste dado no cadastro.

>> Telefone do Bolsa Família: como acionar a central do programa

>> Telefone INSS: veja qual o número e como funciona o atendimento

Como consultar o benefício pela internet?

Além de ligar para o telefone do auxílio emergencial, o cidadão também consegue consultar o seu benefício pela internet. Para isso, pode acessar o site da Caixa, no endereço auxilio.caixa.gov.br.

Ao entrar no portal, o cidadão encontra variadas informações sobre o auxílio emergencial, itens como: quem tem direito, como é feita a seleção, qual o valor e a quantidade de parcela, como é feito o pagamento e qual o papel da Caixa. Para iniciar a consulta, basta clicar no botão “Acompanhe o seu benefício” na parte superior do site.

Na tela seguinte, o usuário deve preencher os campos com as seguintes informações: nome, data de nascimento, número de CPF e nome da mãe. Feito isso, o próximo passo é clicar em “Continuar” para conferir a situação de seu benefício.

Esse tipo de consulta também pode ser feita no Portal de Consultas da Dataprev, no endereço https://consultaauxilio.cidadania.gov.br. Nesse portal, é possível ainda realizar contestações acerca do benefício.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes