Telefone do auxílio emergencial: como fazer consulta no número da Caixa
Antes de ligar, vale ter o número do CPF em mãos, ele é necessário para iniciar a consulta.
Quem deseja saber se está incluído na nova rodada do auxílio ou tirar dúvidas sobre o saque do benefício pode ligar para o telefone do auxílio emergencial. O número é de central telefônica da Caixa Econômica Federal e as ligações são gratuitas. Antes de ligar, vale ter o número do CPF em mãos, ele é necessário para iniciar a consulta.
A nova rodada do auxílio emergencial prevê o pagamento de quatro parcelas, com valor de R$ 150, R$ 250 ou R$ 375, variando de acordo com a composição familiar. Os depósitos e liberação para saque já estão em andamento.
Qual é o número de telefone do auxílio emergencial?
O número do telefone do auxílio emergencial é o 111, por meio dessa central telefônica da Caixa o cidadão consegue tirar dúvidas sobre o pagamento do benefício deste ano. O horário de funcionamento é das 7h às 22h, de segunda à domingo. A central é exclusiva para oferecer orientações sobre o auxílio emergencial, ao passo que a ligação é gratuita.
É a Caixa que realiza os pagamentos do benefício para as pessoas que foram selecionadas pelo Ministério da Cidadania. Esse banco também tem a responsabilidade de oferecer canais para atendimento aos beneficiários sobre as parcelas.
Nessa nova rodada do auxílio emergencial não houve necessidade de inscrição, então não é possível ligar para a central 111 para fazer um cadastro no benefício. O Ministério da Cidadania selecionou os beneficiários de 2021 com base naqueles que receberam as parcelas do ano passado. Dessa forma, só faz parte da nova rodada quem estava elegível para o auxílio em dezembro de 2020 e atende às regras da atual edição.
Como consultar o auxílio emergencial pelo telefone?
Então, para saber se está incluído na atual rodada do benefício e tirar dúvidas sobre depósitos e saques, o cidadão deve ligar para o número 111 de seu celular ou telefone fixo. Não é preciso se preocupar se o celular está com crédito, afinal a ligação é gratuita. Para conseguir falar com atendente, é necessário ligar dentro do horário de funcionamento da central.
Logo no início da ligação para o telefone do auxílio emergencial, a pessoa é informada por atendimento eletrônico que deve indicar o seu CPF para conseguir obter orientações sobre o benefício. Sendo assim, é preciso abrir o teclado do celular e digitar o seu número de CPF ou o de quem deseja consultar o auxílio.
Depois disso, você será informado se há ou não parcelas do auxílio disponíveis para o CPF indicado. Para tirar outras dúvidas basta prosseguir com o atendimento e escolher entre as opções oferecidas.
Como ligar para o Caixa Tem?
Quem está com problemas no aplicativo Caixa Tem também pode encontrar a solução ao ligar para a central telefônica 111. No telefone do auxílio emergencial, será possível obter orientações sobre como desbloquear o aplicativo, por exemplo. Em alguns casos será necessário ir até uma agência da Caixa e levar documentos de identificação.
Por meio do aplicativo Caixa Tem, os beneficiários do auxílio conseguem acessar a poupança social digital, que é a conta em que ocorrem os depósitos das parcelas. Nesta plataforma, pode-se ver o saldo e conferir o extrato de pagamentos. Bem como, realizar pagamentos de boletos e contas domésticas, compras online com o Cartão de Débito Virtual, transferências, pagamentos em estabelecimentos com uso de QR Code e transações com o Pix.
Quem entra no aplicativo e recebe a mensagem de que o CPF está cadastrado em muitos celulares, deve ir até uma agência da Caixa, explicar a situação e pedir a exclusão do aparelho que não usa mais para acesso no Caixa Tem. Isso acontece porque há limite de celulares para uso de um mesmo usuário.
Já quem não está recebendo o código de acesso para a plataforma, pode ter informado o número do telefone errado no momento do cadastro. Nesse caso também é necessário ir a uma agência da Caixa e pedir a alteração deste dado no cadastro.
>> Telefone do Bolsa Família: como acionar a central do programa
>> Telefone INSS: veja qual o número e como funciona o atendimento
Como consultar o benefício pela internet?
Além de ligar para o telefone do auxílio emergencial, o cidadão também consegue consultar o seu benefício pela internet. Para isso, pode acessar o site da Caixa, no endereço auxilio.caixa.gov.br.
Ao entrar no portal, o cidadão encontra variadas informações sobre o auxílio emergencial, itens como: quem tem direito, como é feita a seleção, qual o valor e a quantidade de parcela, como é feito o pagamento e qual o papel da Caixa. Para iniciar a consulta, basta clicar no botão “Acompanhe o seu benefício” na parte superior do site.
Na tela seguinte, o usuário deve preencher os campos com as seguintes informações: nome, data de nascimento, número de CPF e nome da mãe. Feito isso, o próximo passo é clicar em “Continuar” para conferir a situação de seu benefício.
Esse tipo de consulta também pode ser feita no Portal de Consultas da Dataprev, no endereço https://consultaauxilio.cidadania.gov.br. Nesse portal, é possível ainda realizar contestações acerca do benefício.