Taxa de desemprego fica em 14,1% em novembro, diz IBGE
A população desempregada é de 14 milhões, um aumento de 18,2% em relação ao mesmo período de 2019.
O desemprego atinge 14 milhões de pessoas no país. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), a taxa de desemprego para o trimestre encerrado em novembro do ano passado é de 14,1%, se mantendo estável em relação ao trimestre anterior. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (28) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Taxa de desemprego em 14,1%
A taxa de desemprego de 14,1%, está estável em relação ao trimestre de junho a agosto, que registrou 14,4%. Ao passo que houve um aumento em relação ao trimestre de setembro a novembro de 2019, quando a taxa era de 11,2%.
Já a população desempregada é de 14 milhões, um aumento de 18,2% em relação ao mesmo período de 2019.
Por outro lado, a população ocupada é de 85,6 milhões, uma alta de 4,8% em relação ao trimestre anterior. Bem como, com uma queda de 9,4% em comparação com o mesmo trimestre de 2019.
Além disso, a população na força de trabalho, que inclui quem está trabalhando e quem está procurando emprego, registrou aumento de 4,3% frente ao trimestre anterior. Ao passo que, a população fora da força de trabalho caiu 3,4%.
Nota-se ainda, que o número de desalentados ficou estável em relação ao trimestre anterior. Trata-se das pessoas que deixaram de procurar emprego por não encontrar vagas em sua localidade.
Número de trabalhadores autônomos e domésticos aumentou
Ademais, além da taxa de desemprego, a pesquisa mostrou que o número de trabalhadores por conta própria cresceu 6,6% em relação ao trimestre anterior. Assim como o número de trabalhadores domésticos, que cresceu 5,1%. Ambos apresentam queda quando comparados ao trimestre de setembro a novembro de 2019, com destaque para os domésticos com queda de 24,6%.
Por fim, a taxa de informalidade chegou a 39,1% da população ocupada. No trimestre anterior, ficou em 38%.
Leia também: