Seguro Desemprego cai no feriado ou não?

O Seguro Desemprego é um dos mais importantes direitos dos trabalhadores brasileiros

Direito do trabalhador com carteira assinada e demitido sem justa causa, o seguro desemprego é pago em parcelas e depositado mensalmente, conforme o tempo de trabalho e honorários. Por ser um benefício do governo, o pagamento tem data para ser depositado, mas o seguro Desemprego cai no feriado ou não?

Por que o seguro desemprego não cai no feriado?

O trabalhador com o seguro desemprego aprovado recebe o pagamento das 10h às 16h, no horário oficial de Brasília, mas apenas em dias úteis, de segunda a sexta-feira. Como no feriado do dia 12 de outubro não tem expediente bancário, é provável que a parcela só seja paga no dia seguinte ou no próximo primeiro dia útil.

O mesmo acontece com pagamentos do INSS e dos auxílios do governo federal, que não são pagos em feriados, nem em finais de semana. De qualquer forma, não há um horário exato para que o dinheiro do seguro-desemprego caia na conta.

Agora que sabemos quanto tempo de trabalho para receber seguro-desemprego, também chamamos sua atenção para o número de parcelas que podem ser pagas ao trabalhador.

Em 2023, o governo disponibiliza de três a cinco parcelas e a concessão também depende do tempo de trabalho desenvolvido pelo cidadão. Assim, confira a seguir a regra para saber quantas você vai receber:

3 parcelas: é preciso comprovar no mínimo 6 meses trabalhados
4 parcelas: é necessário ter no mínimo 12 meses trabalhados
5 parcelas: o trabalhador precisa ter a partir de 24 meses trabalhados

O valor recebido pelo trabalhador também vai depende da média salarial dos últimos três meses anteriores à demissão, mas nunca deve ser abaixo do salário mínimo nacional.

Quanto tempo de trabalho preciso para ter seguro desemprego em 2023?

Além de conhecer os critérios para fazer o pedido, o cidadão também precisa saber quanto tempo de trabalho para receber seguro-desemprego em 2022.Nesse sentido, é preciso levar em consideração o período trabalhado, cuja soma varia conforme o número de de vezes que o cidadão solicitou esse benefício. Sendo assim, o tempo de trabalho para receber seguro desemprego 2022 fica da seguinte forma: 

Primeira solicitação do seguro-desemprego: o tempo de trabalho para receber seguro-desemprego é de pelo menos 12 meses durante os 18 meses anteriores à data da demissão;

Segunda solicitação: é preciso ter recebido salário por pelo menos 9 meses durante os 12 meses anteriores à data da demissão; 

A partir da terceira solicitação do seguro: necessário ter recebido salário nos 6 meses anteriores à data da demissão.

Empregado doméstico: além de cumprir com os requisitos também é necessário ter trabalhado, exclusivamente, como empregado doméstico pelo período mínimo de 15 meses nos últimos 24 meses que antecederam a data de dispensa;

Pescador Artesanal: é preciso comprovar a venda do pescado a adquirente pessoa jurídica ou cooperativa, no período correspondente aos últimos 12 meses que antecederam ao início do defeso. 

Quanto tempo de trabalho para receber o seguro-desemprego?

Seguro-desemprego
Pagamento começa em um salário mínimo – foto: getty images

O pagamento do seguro-desemprego vai depender de quanto tempo o trabalhador teve de carteira assinada no último emprego.

1 mês – não tem direito

2 meses – não tem direito

3 meses – não tem direito

4 meses – não tem direito

5 meses – não tem direito

6 meses – não tem direito

7 meses – não tem direito

8 meses – não tem direito

9 meses – não tem direito

10 meses – não tem direito

11 meses – não tem direito

Acima de 12 meses – Tem direito.

+ Escravidão contemporânea: o problema não acabou

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes