Reuniões Copom 2023: Banco Central define novo calendário
A reunião do Copom define a taxa básica de juros da economia
O Comitê de Política Monetária já tem sua programação do ano marcada de reuniões Copom 2023. O órgão do Banco Central, formado pelo seu Presidente e diretores, terá um novo encontro em março para definir a taxa básica de juros da economia – a Selic.
Leia também – Aumento da taxa Selic: o que muda para o bolso do brasileiro?
O que é o Copom?
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil (BCB) é responsável por estabelecer a meta para a taxa básica de juros – a taxa Selic.
Reunindo-se oito vezes por ano (a cada 45 dias), o Copom é formado pelo Conselho de Governadores do BCB — Governador e Vice-Governadores. A programação anual de suas reuniões é divulgada com antecedência até junho do ano anterior.
As reuniões do Copom acontecem em dois dias. No primeiro dia, os membros do Copom assistem a apresentações técnicas realizadas pela equipe do BCB, que abordam os desdobramentos e perspectivas recentes da economia brasileira e mundial, dos mercados financeiros e das condições de liquidez. O segundo dia da reunião é reservado principalmente para a tomada de decisões, com base na avaliação dos membros do cenário macroeconômico e do balanço de riscos associado. O Comitê utiliza, assim, um amplo conjunto de informações para fundamentar sua decisão, que visa manter a taxa de inflação, medida pelaÍndice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA ), em linha com a meta de inflação fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN)
Aqui mostramos a evolução das taxas de juros no Brasil em 2022:
08/04/2022: 13,75%
17/06/2022: 13,25%
05/05/2022: 12,75%
17/03/2022: 11,75%
02/03/2022: 10,75%
Siga o DCI nas redes sociais: TWITTER e Facebook
Datas da reuniões Copom 2023
As reuniões Copom 2023 serão realizadas às terças e quartas-feiras, e sua ata devera ser divulgada na terça-feira da semana seguinte, às 8h.
Datas das reuniões do Copom em 2023
O que é a taxa selic?
A Selic é a taxa básica de juros da economia. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.
Relacionado – Selic: guia completo de como a taxa influencia sua vida
Comentários estão fechados.