Reunião do Copom 2021 eleva taxa básica de juros a 4,25%
Em sua 239ª reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 4,25% a.a.
A Reunião do Copom 2021, Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, anunciou nesta quarta-feira, dia 16 de junho, a elevação da taxa básica de juros de 3,5% para 4,25% ao ano.
O aumento já era esperado pelo mercado financeiro. A ata da última reunião, que ocorreu em maio, já projetava que ocorreria um reajuste dentro desta margem, anunciada no início desta noite.
Leia também – Aumento da taxa Selic: o que muda para o bolso do brasileiro?
Veja como ficou a taxa Selic hoje em Reunião do Copom 2021
A Reunião do Copom 2021 decidiu, por unanimidade, elevar a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual, para 4,25% a.a.
De acordo com o Banco Central, a persistência da pressão inflacionária revela-se maior que o esperado, sobretudo entre os bens industriais. Adicionalmente, a lentidão da normalização nas condições de oferta, a resiliência da demanda e implicações da deterioração do cenário hídrico sobre as tarifas de energia elétrica contribuem para manter a inflação elevada no curto prazo, a despeito da recente apreciação do Real.
O que é a taxa selic?
A Selic é a taxa básica de juros da economia. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.
Relacionado – Selic: guia completo de como a taxa influencia sua vida