Quando é o quinto dia útil de fevereiro de 2022? Veja calendário

O quinto dia útil do mês de fevereiro deste ano será no sábado, dia 5

Muitas vezes, o quinto dia útil do mês não cai no dia 5, o que não é o caso do mês de fevereiro de 2022. Isso porque, embora nem todo mundo saiba, para efeitos de pagamento de salário, o sábado é considerado um dia útil. A seguir, veja quando será o quinto dia útil fevereiro de 2022 e o calendário completo de depósitos.

Quando é o quinto dia útil fevereiro de 2022?

Em 2022, o quinto dia útil será no dia 5 de fevereiro, uma sábado. De acordo com o artigo 459 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o empregador deve fazer o pagamento do salário dos funcionários no máximo até o quinto dia útil subsequente ao mês trabalhado. Isso significa que o trabalho realizado em janeiro deve ser pago até o quinto dia útil de fevereiro; o de fevereiro, até o quinto dia útil de março e assim por diante.

Nas instituições bancárias, o sábado não é considerado dia útil, mas para efeitos de pagamento de salário, sim. A exceção é se o sábado cair num feriado. O que quer dizer que, em fevereiro de 2022, por exemplo, o pagamento dos funcionários deve ser feito até sábado, dia 5. Se a empresa não abre aos sábados ou se fica impossibilitada de pagar o salário neste dia, portanto, o salário deve ser pago até sexta-feira, dia 4.

Importante ressaltar que, se a empresa usa cheque como forma de pagamento, o salário deve estar disponível para o trabalhador no quinto dia útil. Ou seja: é preciso garantir que o empregado tenha meios de realizar o saque do valor até sexta-feira, no horário de atendimento bancário.

O que acontece se o empregador não respeitar a data?

Caso o empregador não faça o pagamento do salário até o quinto dia útil (sábado, dia 5 de fevereiro, no caso de 2022), a empresa pode ser autuada pela Secretaria de Trabalho ou ser alvo de ações trabalhistas, ficando sujeita a pagar indenizações por danos morais, por exemplo.

Além disso, os valores devem ser corrigidos da seguinte maneira:

– Até 20 dias de atraso: correção monetária pelo período + 10% sobre o valor do salário;

– Mais de 20 dias de atraso: correção monetária + 10% sobre o valor do salário + um adicional de 5% do valor total a cada dia útil.

A correção monetária pode ser feita pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ou, ainda, ainda Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPA). O índice a ser utilizado deve estar previsto em contrato.

Dias de pagamento 2022

Confira quando cai o quinto dia útil a partir de fevereiro até dezembro de 2022:

Fevereiro – dia 5, sábado;

Março – dia 5, sábado;

Abril – dia 6, quarta-feira;

Maio – dia 6, sexta-feira;

Junho – dia 6, segunda-feira;

Julho – dia 6, quarta-feira;

Agosto – dia 5, sexta-feira;

Setembro – dia 6, terça-feira;

Outubro – dia 6, quinta-feira;

Novembro – dia 7, segunda-feira;

Dezembro – dia 6, terça-feira.

Pagamentos trabalhador 2022
Imagem: dci
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes