Quinto dia útil de agosto de 2023: veja quando vai cair

Pagamentos devem ser feitos até o quinto dia útil de cada mês

O quinto dia útil é a data oficial de pagamento do salário dos trabalhadores em grande parte das empresas e repartições públicas do Brasil. No entanto, nem sempre isso corresponde ao dia 5, então veja que dia o salário vai cair no mês de agosto de 2023.

Quando é o quinto dia útil em agosto de 2023

Em agosto de 2023, o quinto dia útil cairá no sábado, dia 5. conforme artigo 459 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O texto indica que o salário dos trabalhadores deve estar disponível para o trabalhador até, no máximo, o quinto dia útil.

A exceção para a data de pagamento do salário é se o quinto dia do mês cair no domingo ou for feriado, mas as empresas podem pagar os trabalhadores antecipadamente. Além disso, se o acordo é de que o pagamento seja feito em duas vezes por mês, os funcionários devem receber no início e no dia 20.

Nos EUA, por exemplo, o pagamento pode ser feito no final da semana, sexta ou sábado. Ou, às vezes, eles pagam pela semana anterior na segunda ou terça-feira.

Ao longo do ano, a data pode variar, então veja a programação até o fim do ano.

Setembro de 2023 – dia 6, quarta-feira;

Outubro de 2023 – dia 6, sexta-feira;

Novembro de 2023 – dia 7, terça-feira.

O salário não foi pago no quinto dia útil, o que acontece?

Novo salário mínimo paulista 2023
Valor do salário mínimo paulista 2023 aumentou – foto: getty images

O empregador deve fazer o pagamento do salário até o quinto dia útil, mas se isso não acontecer, a empresa pode sofrer sanções como autuação e até ações trabalhistas. Nesse caso, o empregador poderá, inclusive, ter que arcar com indenizações por danos morais aos funcionários que não receberam o salário dentro do prazo previsto.

Caso ocorra o atraso, além de ficar sujeito às sanções, o empregador precisa saber que o salário deve ser corrigido. O índice de correção monetária precisa estar previsto em contrato e ele pode ser baseado no Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ou no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPA).

SAIBA: Quando cai a 1ª parcela do 13 salário 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes