Quando vai ser pago o décimo terceiro do Loas 2023? Últimas notícias

Benefício tem como objetivo amparar cidadãos que possuem deficiência, assim como idosos que não possuir condições de prover a própria subsistência.

Trabalhadores com carteira assinada e aposentados e pensionistas do INSS recebem o 13 salário de 2o23 – este último já começou a ser pago. Mas embora ainda esteja longe do fim do ano, já surge a dúvida se o décimo terceiro também se aplica a quem recebe o BPC Loas.

Vai ter décimo terceiro do Loas 2023?

Apesar de tantos projetos de lei terem sido apresentados ao longo dos últimos anos, não houve nenhuma lei sancionada estabelecendo o pagamento do décimo terceiro para Loas. Portanto, os beneficiários não receberão o abono em 2023.

Isso porque, segundo o Ministério do Trabalho e da Previdência, o BPC (Benefício de Prestação Continuada) Loas (Lei Orgânica da Assistência Social) é um benefício assistencial pago aos idosos ou pessoas com deficiência que comprovem baixa renda. Para recebê-lo, não é preciso ter contribuído para o INSS, logo o beneficiário não recebe décimo terceiro e nem pensão por morte.

Assim, não há previsão do pagamento do 13 salário do BPC Loas em 2023.

Aproveite para ver o calendário do BCP LOAS 

O que é o benefício e quem tem direito?

Segundo o Ministério da Cidadania, BPC é a sigla para Benefício de Prestação Continuada, previsto no Loas (Lei Orgânica da Assistência Social), que garante o pagamento mensal de um salário mínimo ao idoso a partir de 65 anos ou a pessoa com deficiência de qualquer idade, desde que seja comprovada a baixa renda.

O BPC Loas é um benefício assistencial, logo não exige contribuição ao INSS e não funciona como aposentadoria. Por isso desde a sua criação não foi previsto o pagamento de 13 salário.

Os contemplados recebem o valor mensal de um salário mínimo, que hoje está fixado em R$ 1.212,00. No entanto, não basta apenas ter idade ou a deficiência para receber o benefício, existe uma série de regras.

Veja quem tem direito ao BPC Loas:

Idoso com idade igual ou superior a 65 anos;
Pessoa com deficiência de qualquer idade, desde que esta condição implique na impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas;
Idoso ou pessoa com deficiência com renda por integrante da família igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo, ou seja, até R$ 303,00;

Vale ressaltar que, de acordo com o Ministério da Cidadania, além da renda estar dentro da faixa de até 1/4 do salário mínimo, se o beneficiário for uma pessoa com deficiência, é necessário passar por avaliação médica e social no INSS.

Saiba também quais doenças dão direito ao Loas

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes