Quando e como pedir empréstimo Auxílio Brasil; veja regras

O presidente sancionou a lei que autoriza o crédito consignado para os beneficiários; entenda como vai funcionar

Virou lei: o empréstimo para beneficiários do Auxílio Brasil foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no dia 3 de agosto. A partir de então, quem está no programa que substituiu o extinto Bolsa Família e no Benefício de Prestação Continuada (BPC) pode contratar crédito nas instituições financeiras na modalidade consignada, ou seja, oferecendo parte do benefício como garantia de pagamento. Saiba como pedir empréstimo Auxílio Brasil e quais são as regras instituídas pelo governo para conseguir o consignado.

Como vai funcionar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?

Assim como já ocorre com funcionários públicos, aposentados e pensionistas do INSS e trabalhadores com carteira assinada, com a aprovação da MP 1.106/2022, os beneficiários do Auxílio Brasil poderão contratar um empréstimo consignado nos bancos autorizados. A nova lei determina que, para oferecer o crédito ao cidadão, as instituições financeiras têm o direito de reter uma parte do valor do benefício como garantia de pagamento da dívida.

A margem consignável, de acordo com o texto da medida, é de até 40% do valor ao qual o beneficiário tem direito a receber mensalmente. Levando em conta o piso atual do Auxílio Brasil de 400 reais, portanto, o valor máximo de cada parcela não pode ultrapassar R$ 160. Isso significa que quem quer saber como pedir empréstimo Auxílio Brasil precisa estar atento ao fato de que o valor que será repassado mensalmente será até 40% menor até a quitação do empréstimo, já que o banco pode reter essa parte do benefício.

Empréstimo vai ser liberado em agosto?

Por enquanto, os bancos aguardam a regulamentação da lei 14.431 por parte do Ministério da Cidadania para liberar o empréstimo consignado, o que deve ocorrer em breve. Em vídeo publicado pelo UOL, o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, afirmou que a expectativa do governo é de que a lei seja regulamentada até o final do mês e defina, entre outras coisas, qual será o teto de juros e o prazo de pagamento do crédito. Se isso ocorrer, ainda de acordo com o ministro, os beneficiários poderão contratar o empréstimo já a partir do mês de agosto.

Qual será a taxa de juros do crédito para os beneficiários?

A lei publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 4 de agosto não estabelece um limite de juros que poderá ser aplicado pelas instituições financeiras ao concederem o empréstimo consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil. Como o empréstimo será feito na modalidade consignada, no entanto, a tendência é de que os bancos ofereçam taxas baixas, devido ao baixo risco de inadimplência, já que o valor da parcela é retido diretamente na fonte. A título de comparação, o teto de juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas é de 2,14% ao mês.

Saiba como pedir empréstimo Auxílio Brasil

Quem quer saber como pedir empréstimo Auxílio Brasil precisa estar atento ao contrato de operação de crédito. Segundo a lei sancionada pelo presidente, os bancos devem informar ao beneficiário todas as condições de concessão de crédito. Isso significa que o contratante precisa saber o valor do empréstimo, a taxa de juros, o prazo de pagamento e quanto vai receber de auxílio depois da dedução da prestação. Somente depois da regulamentação da lei é que provavelmente os bancos vão divulgar como pedir empréstimo Auxílio Brasil e quais serão as condições para liberação do valor solicitado.

Quais os riscos do empréstimo consignado? É possível renegociar a dívida?

O Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (IDEC) manifestou a preocupação com a aprovação da lei porque considera o empréstimo “um retrocesso na luta contra o superendividamento da população, principalmente entre os mais pobres”. Segundo o site da instituição, o decreto favorece os bancos em detrimento das famílias que recebem o benefício. Isso porque o consignado compromete uma parte do valor do auxílio, o que pode prejudicar o pagamento de contas básicas.

Por isso, a recomendação para quem quer saber como pedir empréstimo Auxílio Brasil é que fique atento às regras que serão divulgadas pelo governo e avalie a necessidade de contratar o crédito, pois o valor recebido pode sofrer uma redução de até 40%.

Outro ponto que deve ser levado em conta é que não será possível renegociar a dívida do empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil, já que o valor da parcela fica atrelado ao benefício. No máximo, será possível fazer a portabilidade e negociar juros menores com outra instituição financeira.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes