Previsão Selic próxima reunião Copom de agosto 2023
Previsão é de queda da taxa de juros após sequência estável, apesar de alta
O Banco Central dá início nesta terça-feira, 1 de agosto, a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) que define a selic. A expectativa é que a taxa, atualmente em 13,75% ao ano, tenha seu primeiro corte após três anos.
Qual a previsão da Selic?
Com a queda da inflação nos últimos meses, somada a crítica do governo, a previsão é de queda na Selic de 0,25%, passando para 13,5% ao ano. A estimativa faz parte do boletim Focus, pesquisa semanal com analistas de mercado, que mira na taxa básica de 12% até o fim do ano.
Em junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o atual nível da taxa Selic atrapalha os investimentos e que não existe nenhuma justificativa para que a Selic esteja neste momento nesse patamar.
Embora a taxa básica tenha parado de subir em agosto do ano passado, está no nível mais alto desde o início de 2017 e os efeitos de um aperto monetário são sentidos na desaceleração da economia.
O anúncio do Copom sobre a taxa selic será no fim da tarde de quarta-feira, 2 de agosto.
O que é a reunião do Copom?
O Comitê de Política Monetária, o Copom foi instituído em 20 de junho de 1996 para estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa de juros do Brasil.
No primeiro dia da reunião, sempre na terça-feira, são realizadas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas da economia brasileira e mundial e o comportamento do mercado financeiro. No segundo dia, os membros do Copom, formado pela diretoria do BC, analisam as possibilidades e definem a alíquota da selic.
Até o fim do ano, há outras 4 reuniões marcadas para decidir os rumos da economia brasileira.
- 19 e 20 de setembro
- 31 de outubro
- 1º de novembro
- 12 e 13 de dezembro
O que é a taxa selic?
A Selic é a taxa básica de juros da economia. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.
Relacionado – Selic: guia completo de como a taxa influencia sua vida