Lula libera novo FGTS para quem fez saque-aniversário: veja se você tem direito

Medida deve por fim a bloqueio após saque aniversário

Nesta terça-feira, 25, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai anunciar a liberação do saque do FGTS (Fundo de Garantia sobre o Tempo de Serviço) para quem já tinha optado pelo saque-aniversário. Até então, quem optava pela medida não poderia receber o fundo em menos de dois anos.

O que muda com a nova liberação do FGTS?

De 2020 até hoje, o trabalhador que fazia a opção pelo saque-aniversário, tinha o saldo remanescente do FGTS bloqueado por dois anos, mesmo em caso de demissão sem justa causa. A partir de agora, em 2025, a liberação do Fundo de Garantia será permitida para quem já fez o saque-aniversário.

O saque-aniversário foi criado na gestão de Jair Bolsonaro (PL) e a medida do governo Lula só deve por fim a quarentena de dois anos, e não ao benefício.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, ao longo de 2024, mais de 9 milhões de trabalhadores demitidos sem justa causa haviam aderido ao saque-aniversário. Dessa forma, perderam o direito ao saque-rescisão e não puderam sacar integralmente o valor do FGTS quando foram desligados do emprego. Marinho tem considerado que a modalidade de saque-aniversário desvirtua a função do fundo como um instrumento de proteção em casos de demissão.

>> Como sacar o Pé de Meia: governo deposita R$ 1000 hoje

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes