Veja como atualizar dados do benefício após receber carta do INSS
Cerca de 1,7 milhão segurados vão receber notificações, por cartas físicas e virtuais. Quem recebe a carta tem até 60 dias para apresentar documentos comprovando o direito ao benefício em questão.
Desde setembro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está notificando segurados que tiveram seus benefícios revisados e que se constatou necessidade de reavaliação dos documentos. Cerca de 1,7 milhão segurados vão receber notificações, por cartas físicas e virtuais.
Quem recebe a carta tem até 60 dias para apresentar documentos comprovando o direito ao benefício em questão. Caso contrário, o mesmo é suspenso. Passados 30 dias de suspensão, o pagamento é bloqueado.
Nota-se que todos os tipos de pagamentos podem ser revisados. Veja então quais são os documentos pedidos pelo INSS para atualizar os dados do benefício:
- CPF;
- RG;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Título de Eleitor;
- Carteira de trabalho.
Como atualizar dados do benefício?
Depois de receber a carta do INSS, o segurado pode atualizar dados do benefício pela internet. Isso pode ser feito através do site ou aplicativo Meu INSS. O primeiro passo é acessar a plataforma e efetuar o login. Depois, é preciso clicar em “Atualização de Dados de Benefício” para anexar cópias digitalizadas dos documentos já citados.
Se o cidadão não conseguir enviar os documentos pela plataforma do Meu INSS, precisa entregá-los em uma agência do INSS. Mas para isso, se deve fazer um agendamento. O qual é feito ao lugar para o telefone 135 do INSS, escolhendo a opção “Entrega de Documentos por Convocação”.
Dados de cadastro
Mesmo sem receber uma carta para atualizar dados de benefício, é recomendado manter o cadastro atualizado. Dados como endereço, telefone e e-mail. Isso previne que o beneficiário não veja uma eventual notificação, por estar com dados antigos.
Então, para atualizar os dados cadastrais, é preciso acessar o site ou aplicativo do Meu INSS e escolher a opção “Atualizar Dados de Contato”. Já para situações como correção do nome e data de nascimento, é necessário ir em “Agendamentos/Requerimentos”. Depois, clicar em “novo requerimento” e em “avançar”. Feito isso, é preciso pesquisar pela palavra “dados” e selecionar o serviço em questão.
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