SP tem 70 agências do INSS fechadas; veja alternativas
A plataforma Meu INSS oferece mais de 90 serviços do órgão, podendo ser realizados pelo próprio celular, sem a necessidade de comparecer à agência do INSS.
Em São Paulo, há 70 agências do INSS fechadas, o que representa 29% das 239 unidades existentes no estado. Ao passo que, na capital há cinco postos fechados, são 25 no total. A situação ocorre em meio a pandemia do novo coronavírus.
Nesse sentido, 17% dos servidores do INSS fazem parte do grupo de risco para a Covid-19, os quais estão trabalhando em casa. Já na capital, esse percentual sobe para 20%. A falta de pessoal impacta na decisão de manter agências fechadas.
Diante disso, a recomendação é usar os canais remotos do instituto quando for necessário. Há o aplicativo ou site Meu INSS e o telefone 135.
Como acessar o aplicativo Meu INSS?
A plataforma Meu INSS oferece mais de 90 serviços do órgão, podendo ser realizados pelo próprio celular, sem a necessidade de comparecer à agência do INSS. É possível baixar o Meu INSS na loja de aplicativos de seu celular.
Para acessar o aplicativo, é preciso efetuar um cadastro informando dados como CPF, nome completo, data de nascimento. Bem como, responder algumas perguntas sobre a inscrição no INSS. Para concluir a orientação é criar uma senha de no mínimo oito dígitos.
Outra opção é obter uma senha provisória por meio do site do banco em que tem conta. As seguintes instituições que oferecem isso: Banco do Brasil, Banese, Banrisul, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, Santander e Sicoob.
Como solicitar benefícios no aplicativo?
Benefícios podem ser solicitados pelo aplicativo Meu INSS, em vários casos o procedimento é concluído totalmente de forma digital, sem precisar ir à agência do INSS. Pode-se solicitar por exemplo, aposentadoria, salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio-acidente e pensão por morte.
Veja o passo a passo de como solicitar benefícios do INSS
- Acesse o portal ou aplicativo Meu INSS;
- Faça login;
- Depois, escolha a opção “Agendamentos/Requerimentos”;
- No fim da página clique em “novo requerimento”,
- Em seguida, no campo de pesquisa digite o qual é o benefício e selecione o serviço;
- Aperte em “Atualizar”;
- Então, verifique se os dados de contato estão corretos e clique em “Avançar”
- Preencha os dados solicitados e conclua o pedido.
Com informações do jornal Agora São Paulo
Leia também: