Saiba quais doenças dão direito ao LOAS em 2025

Beneficiários recebem R$ 1.518.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um direito vital para milhares de brasileiros que enfrentam doenças incapacitantes, e que paga mensalmente um salário mínimo aos beneficiários. Mas quais doenças têm direito ao LOAS em 2025?

Quais doenças têm direito ao LOAS 2025?

Até hoje, o Loas não possui uma lista oficial de enfermidades que garantem o direito ao benefício, como acontece com o Auxílio-Doença ou aposentadoria. No entanto, entre as enfermidades que dão direito ao BPC estão a cardiopatia grave, insuficiência cardíaca, esquizofrenia, depressão resistente e transtorno bipolar; Alzheimer, Parkinson e Esclerose Lateral Amiotrófica; entre outras.

O Benefício de Prestação Continuada também é pago à pessoa portadora de deficiência, independentemente da idade, e ao idoso com 65 anos ou mais. O que é igual para todos é a necessidade de comprovar que não possui meios de prover a própria manutenção e nem de tê-la provida por sua família.

Para receber, o indivíduo precisa passar por perícia médica para comprovação da sua condição. Além disso, é necessário comprovar que a renda máxima familiar por pessoa é de ¼ do salário mínimo.

Documentos que poderão ser solicitados pelo INSS

Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver;

Documentos que comprovem a Deficiência. Exemplo: atestados médicos, exames, etc.).

Documentos para atualização de cadastro ou atividade.

Documentos específicos para casos específicos

Importante: no dia da perícia médica, você deve apresentar documento de identificação com foto. Essa regra é obrigatória para todas as idades.

Como pedir o Loas em 2025?

Os interessados devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS mais próximo da localidade de moradia para orientação. É necessário também fazer o cadastro ou manter atualizado o CadÚnico.

Agora, se o cidadão está dentro das exigências e tem o cadastro único, o próximo passo é pedir o benefício.

Entre no Meu INSS;

Clique no botão “Novo Pedido”;

Digite o nome do serviço/benefício que você quer;

Na lista, clique no nome do serviço/benefício;

Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

Também é possível requerer pelo telefone 135 (ligação gratuita telefone fixo) ou presencialmente em uma Agência da Previdência Social. São 45 dias, em média, para obter a resposta.

O que é LOAS e BPC?

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) foi instituído pela lei 8.742 de 1993 e trata-se de um benefício assistencial para idosos e pessoas com deficiência.

O benefício concede R$ 1.518 aos beneficiários de baixa renda, garantindo um salário mínimo mensal pago pelo Governo Federal, com a ajuda do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Não é necessário fazer contribuições para a Previdência Social para solicitar o benefício, e por isso também o benefício não possui décimo terceiro salário.

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes