Saiba consultar o número do benefício do INSS
Esse número está descrito na carta de concessão do benefício, mas também pode ser consultado pela internet ou telefone.
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem saber o seu número do benefício para poder verificar a data em que receberão os pagamentos da Previdência Social esse ano. O número está descrito na carta de concessão do benefício, mas também pode ser consultado pela internet ou telefone.
O que é o número do benefício do INSS?
O número de benefício do INSS é uma sequência numérica usada para identificar o pagamento de aposentadorias, pensões ou auxílios da Previdência Social. Cada benefício tem o seu próprio número, que segue um padrão de dez dígitos.
Sendo assim, o segurado recebe o seu número a partir da carta de concessão, que é enviada ao endereço cadastrado no sistema do INSS após a aprovação de um benefício.
Ademais, em muitos casos esse número é igual ao do Programa de Integração Social (PIS) ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Por isso, o trabalhador pode olhar o seu Cartão do Cidadão para verificar.
Como consultar o número do benefício do INSS?
Nos casos de não se recordar do número do benefício e não encontrar a carta de concessão, o beneficiário tem outras formas de verificar essa sequência numérica. Pela internet, é possível consultar na plataforma Meu INSS, que oferece variadas informações e serviços digitais aos segurados. Também se pode consultar por ligação telefônica, através da Central de Atendimento do INSS.
Consulta pelo Meu INSS
Para fazer a consulta pela plataforma Meu INSS, o segurado deve acessar o site ou aplicativo, e realizar login com CPF e senha. Para quem faz o primeiro acesso, é necessário efetuar um cadastro. Feito isso, basta clicar em “Meus Benefícios” na página inicial, que será possível verificar o número em questão.
Consulta pela Central 135
Em seguida, outro modo de descobrir o número do benefício do INSS é através de ligação para a Central 135. Ao ligar nessa central, será preciso informar o CPF e confirmar outros dados pessoais. Depois disso, será possível verificar qual o número em questão através da terceira opção de consulta, em que o trabalhador pode verificar a situação de seu benefício.
Nota-se que a ligação por telefone fixo é gratuita. Já para ligações com celular há cobrança de taxa de uma ligação local. É possível ligar de segunda a sábado, entre às 7h e às 22h
VEJA TAMBÉM:
Confira o passo a passo para fazer a prova de vida digital do INSS